O cloreto de magnésio (fórmula MgCl2) é um suplemento mineral composto por cloro e magnésio, utilizado para repor o magnésio no sangue em pessoas que apresentam deficiência desse componente. Esse sal mineral é responsável por inúmeros processos no corpo humano capaz de ativar mais de 300 funções enzimáticas.
é um suplemento mineral que traz diversos benefícios ao funcionamento do organismo, bem como a melhora de diversos processos metabólicos.
Há quase três décadas, o magnésio foi descoberto como um nutriente importante para o tratamento de distúrbios tanto funcionais como estruturais de diversos tecidos, órgãos e sistemas do corpo humano. No entanto, solos pobres em magnésio produzem alimentos com menor carga do mineral, o que é o caso do Brasil.
Devido a carência de magnésio no solo brasileiro temos uma população que após os 50 anos começa a sentir a falta deste mineral no organismo, causando uma série de doenças que poderiam ser evitadas se houvesse mais divulgação para a população. Uma forma mais imediata de suprir esta carência seria a reposição por suplementação deste mineral além da alimentação diária.
O cloreto de magnésio (fórmula MgCl2) é um suplemento mineral composto por cloro e magnésio, utilizado para repor o magnésio no sangue em pessoas que apresentam deficiência desse componente. Esse sal mineral é responsável por inúmeros processos no corpo humano capaz de ativar mais de 300 funções enzimáticas.
Podemos citar várias situações no organismo que podem ser tratadas com cloreto de magnésio:
Regulariza a pressão arterial elevada.
Previne o infarto do miocárdio.
Elimina a taquicardia e a arritmia cardíaca.
Dissolução da maioria dos cálculos renais.
Melhora da qualidade dos ossos e dentes.
Auxilia no tratamento da asma.
Resolve o cansaço crônico.
Alivia as enxaquecas.
Melhora a função renal.
Sabe-se que a falta de magnésio no organismo causa resistência insulínica, que pode culminar em ganho de peso e até mesmo no desenvolvimento do diabetes. Podem indicar a falta de magnésio sintomas como fraqueza muscular, apatia, fadiga, insônia, constipação, taquicardia, câimbras e formigamento.
Entre os alimentos que possuem o magnésio estão as frutas como uva, banana e abacate; grãos e derivados como a granola, gérmen de trigo e aveia; sementes e nozes como gergelim, amendoim, girassol castanha e amendoim, além de leite, soja, grão-de-bico, pão, peixes, batata, beterraba, couve e espinafre. Devido o solo brasileiro ser pobre em magnésio as frutas e verduras produzidas aqui vem com muita deficiência de magnésio.
Quantidade Recomendada:
Idade Recomendação de Magnésio
Homens 400 a 420 mg
Mulheres 300 a 320 mg
Mulheres grávidas 350 a 360 mg
Lactantes 310 a 320 mg
O consumo do cloreto de magnésio PA geralmente é bem tolerado pela população, porém, em alguns casos, pode causar enjoo, vômito, diarreia. Se tomado em altas concentrações, pode causar intoxicação e levar a hipotensão, fraqueza muscular, dificuldade em respirar, entre outros.
Depois de bem misturado, colocar em recipientes de vidro e não de plástico, guardar na geladeira. A dose é de um copinho de café (45 ml), conforme a idade e necessidade. O cloreto de magnésio não deve ser ingerido in natura, somente após diluído em água. Usar a solução num prazo não superior a 30 dias.
Todo alimento tem seu próprio tempo de metabolização no organismo e esse processo pode ser mais longo ou mais rápido, variando conforme a consistência da substância, a velocidade do metabolismo do indivíduo e a forma de se ingerir.
É um processo sensível em que até o jejum tem forte influência para potencializar a absorção. Logo vai depender de como cada indivídua que estiver utilizando-o vai reagir, bem como, da qualidade do produto e da forma de ingestão, porém, após 4 dias já dá para sentir seus efeitos benéficos e se passando quinze dias o corpo já se sente potencializado por este mineral.
Deficiência de magnésio ou Hipomagnesemia é uma deficiência nutricional caracterizada por níveis sanguíneos (séricos) de magnésio estão abaixo de 0.75 mmol/L. Diversos órgãos do corpo, especialmente o coração, músculos e rins, precisam de magnésio.
É essencial para o bom funcionamento do organismo e manutenção da boa saúde. Estando o corpo com deficiência de magnésio o indicado é fazer uma rápida suplementação, de forma a repor este mineral tão essencial para a saúde humana. Para tal, o recomendável é fazer uso de cloreto de magnésio PA em sachês de 33g, facilmente encontrados nas boas farmácias.
Ajuda na prevenção do Infarto, auxilia na prevenção da artrite e a osteoporose, pois, evita que o ácido úrico se deposite nas articulações, é um fixador de cálcio nos ossos, auxilia na regulação da função intestinal; No bom funcionamento do Sistema Nervoso; Na contração muscular, sendo um ótimo suplemento para atletas.
Dissolva 33 gramas (o pacote todo) de cloreto de magnésio p. a. em 1 litro de água fria (filtrada ou fervida) e mexa bem. Guarde em um recipiente de vidro com tampa na geladeira. Consumir a solução em até 30 dias. Sugere-se a ingestão de 3 colheres de sopa (45ml) ao dia.
Uma outra forma, até para uma utilização mais prolongada é adquirir pacotes Cloreto de Magnésio PA 1Kg que sai mais em conta e proporciona um tratamento por um período maior garantindo assim uma proteção maior na saúde corporal.