Devido à situação nacional e internacional derivada da propagação da COVID-19 e seguindo as recomendações da Direção-Geral de Saúde e a deliberação publicada pela Universidade do Porto informámos, em março de 2020, que o III Colóquio de Jovens Investigadores em Relações Internacionais e Estudos Políticos seria adiado até um momento considerado propício à sua retoma.


Vimos, assim, informar todos os interessados que o III CJIRIEP conta agora com uma nova data de realização para os dias 15 e 16 de abril de 2021. Dada a situação atual que ainda vivemos o colóquio será realizado por videoconferência através da plataforma Zoom-Colibri (a confirmar).


Está aberta uma segunda chamada de comunicações até 7 de fevereiro de 2021 14 de fevereiro de 2021. Os investigadores com comunicação aprovada em 2020 deverão confirmar a intenção de manter a sua participação com o mesmo trabalho até à referida data ou, em alternativa, submeter uma nova proposta de comunicação.


Mais detalhes sobre o evento poderão ser obtidos na página do Facebook ou através do e-mail cjiri@letras.up.pt.

Informamos todos os interessados que a Comissão Organizadora decidiu prorrogar o prazo da segunda chamada de comunicações para até 14 de fevereiro de 2021.

Para mais informações sobre o Call for Papers, consultar o separador "Submissão de Abstract". Aguardamos com antecipação a participação de todos!

O objetivo do III Colóquio de Jovens Investigadores em Relações Internacionais e Estudos Políticos passa por promover o debate e a divulgação científica de projetos de investigação nas diversas áreas das Relações Internacionais e dos Estudos Políticos e reunir estudantes de pós-graduação (2º e 3º ciclos) que trabalham interdisciplinarmente nestas áreas do conhecimento.

Para esse efeito, abrimos o período de chamada de comunicações (call for papers) ao III Colóquio de Jovens Investigadores em Relações Internacionais e Estudos Políticos até ao dia 7 de fevereiro de 2021 14 de fevereiro de 2021. À semelhança do que sucedeu nas anteriores edições do evento, queremos dar a conhecer projetos de investigação que se vêm desenvolvendo no âmbito de cursos de mestrado e de doutoramento nas mais diversas universidades.

Todos os interessados são convidados a participar com uma comunicação (de duração nunca superior a 15 minutos), enviando a sua proposta e consultando o separador "Submissão de Abstract" para esse efeito. O evento contará com a participação de keynote speakers, especialistas em Ciência Política e Relações Internacionais.

O convite para assistir ao Colóquio, que será realizado por videoconferência através da plataforma Zoom-Colibri (a confirmar), é alargado a todos os interessados, sendo a entrada livre, encontrando-se apenas sujeita a inscrição no respetivo separador.

As línguas de trabalho do CJIRIEP serão o português e o inglês, sendo que fica a critério do(a) orador(a) realizar a sua comunicação em inglês ou português.

Para mais informações (regulamento completo, temas e prazos), consultar o separador "Submissão de Abstract".

A organização do III Colóquio de Jovens Investigadores em Relações Internacionais e Estudos Políticos surgiu de percecionadas lacunas na interação entre mestrandos e doutorandos desta disciplina e no seguimento do I Colóquio de Jovens Investigadores em Relações Internacionais (CJIRI) realizado em 2014 e do II Colóquio de Jovens Investigadores em Relações Internacionais e Estudos Políticos (CJIRIEP) em 2019.

Com este evento, os participantes selecionados terão a possibilidade de partilhar o trabalho que desenvolvem com a comunidade de investigação e, simultaneamente, receber o feedback dos seus pares, num importante processo de enriquecimento.

O Colóquio está aberto a todos os alunos de Mestrado (em fase de investigação e redação de tese) e de Doutoramento na área das Relações Internacionais e Estudos Políticos, assim como a recém-mestres e recém-doutorados. Tendo em conta a curta história da Ciência Política e das Relações Internacionais enquanto áreas científicas, e a mais-valia que é a interdisciplinaridade e o cruzamento de perspetivas, o CJIRIEP encontra-se aberto a jovens investigadores de outras áreas como o Direito, Sociologia, História e Economia, salvaguardando que as suas propostas sejam comprovadamente relevantes para a área das Relações Internacionais e se articulem com esta.