Artigos que citam o grupo egov-ufsc

2021

  1. [PDF] Gestão do conhecimento nas organizações públicas brasileiras: revisão e bibliometria de obras no período de 2008 a 2017 RA da Silva Alfenas, CS dos Santos, DC da Silva Dias… - Revista do Serviço Público, 2021 A gestão do conhecimento (GC) é requisito fundamental para a perpetuidade das organizações, inclusive públicas, sendo apontada por muitos como diferencial competitivo. Por meio de investigação exploratória e descritiva, com análises qualitativas e quantitativas, procedeu-se à revisão da literatura nacional sobre a GC no setor público no período de 2008 a 2017, objetivando aprimorar a exploração da temática, fornecer subsídios para novos estudos e contribuir para o desenvolvimento …

  2. A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO DISPOSITIVO DEMOCRÁTICO JM SOARES - Dykinson Ebook O presente artigo busca demonstrar a relação ea influência de novas tecnologias na doutrina democrática. Mais especificamente o uso de Inteligência Artificial (IA) como um dispositivo democrático. Considerando o enorme alcance e capacidade computacional da Internet, o aumento no número de pessoas conectadas mundialmente, percebe-se a utilização de ferramentas tecnológicas como um meio de garantir a praticidade e a representatividade na vida política, que tem se …

  3. [PDF] MOBILE LEARNING (APRENDIZAGEM EM MOVIMENTO): OS DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO FERRAMENTAS FACILITADORAS NO ESPAÇO ESCOLAR JRM de Farias, RP da Silva - 2021 by Atena Editora Copyright© Atena Editora …, 2021 Nos dias atuais a tecnologia cada vez mais integra a rotina de alunos e professores, possibilitando diferentes formas de aprender e de ensinar. Neste contexto, situamos o termo que despontou no campo educacional: Mobile Learning, aprendizagem em movimento, em razão da expansão dos dispositivos móveis. Esse estudo pretende analisar a introdução desses dispositivos no ambiente escolar, suas vantagens e/ou prejuízos. Também pretende verificar como a escola vem utilizando os dispositivos …

  4. [PDF] PPC PPDOC DE 2. LIMITES CONSTITUCIONAIS DO DIREITO PENAL 2.1. Considerações preliminares 2.2. Princípio da legalidade 2.3. Princípio da intervenção mínima 2.4.Princípio da fragmentariedade 2.5. Princípio da humanidade 2.6. Princípio da insignificância

  5. [PDF] Dados abertos para a Sociedade: um histórico do Plano da Agência Nacional de Vigilância Sanitária–Anvisa ML CARVALHO-SOARES, KS HEMESATH-MENDES… - Revista Brasileira de …, 2021 CARVALHO-SOARES ML, HEMESATH-MENDES KS, RIBEIRO AM, ANDRADE AC, VIDAL MB. Open data for society: a history of the National Health Surveillance Agency-Anvisa Plan. Rev Bras Farm Hosp Serv Saude [Internet]. 2021Jun.

  6. [PDF] Capacidades para a Transformação Digital nos Governos Estaduais e Distrital Relatório do GTD GOV Este estudo é parte de um diagnóstico conduzido pelo Grupo de Trabalho Conjunto para a Transformação Digital nos Governos Estaduais e Distrital-GTD. Gov, organizado pelo Conselho Nacional dos Secretários de Administração-CONSAD e pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação- ABEP-TIC. Este diagnóstico é apoiado conceitualmente e metodologicamente pelo Grupo de Estudos de Governança e Sociedade Digital da PUCRS …

  7. [HTML] ASSIMETRIAS NO CONTEÚDO INFORMACIONAL DAS SÚMULAS DOS TRIBUNAIS DE CONTAS BRASILEIROS E SEUS IMPACTOS NO PRINCÍPIO DA ISONOMIA AKK Ogata, LHC Pinochet, MFL Gama, ACCC Leister - Revista Direito GV, 2021 Resumo Os Tribunais de Contas brasileiros ganharam bastante notoriedade nos últimos anos. Embora a aplicação do Direito por qualquer órgão esteja aberta às diversas possibilidades interpretativas da lei, a análise das súmulas desses tribunais evidencia grande assimetria na interpretação normativa por parte de tais órgãos, o que pode gerar um tratamento diferenciado em casos semelhantes. Nesse contexto, este artigo buscou identificar assimetrias no conteúdo das súmulas dos …

  8. [PDF] III CONGRESSO INTERNACIONAL DE CONTABILIDADE PÚBLICA Aveiro e Lisboa–Portugal, 20 e 21 de maio de 2021 CPAI DE RELATÓRIOS, FP NOS Este estudo tem como objetivo apresentar os caminhos para a introdução de relatórios financeiros populares (RFP) nos Conselhos Municipais de Saúde (CMS) do Brasil. Inicialmente foi realizada análise preliminar do Relatório de Gestão Anual (RAG) aprovado em 2019 pelo Conselho de Saúde do município de Florianópolis, localizado no estado de Santa Catarina, Região Sul do Brasil, cujo conteúdo atende às exigências da legislação brasileira com o uso de termos técnicos e análises …

  9. Financial Markets in The Global Perspective: North & South America E Schumer, C Baicker - Journal of Finance and Accounting, 2021 The paper presents a critique of financial concepts in the global financial markets. The key concepts includes Equity and Debt Financing, Risk of a financial crisis and the economy: Minsky's theory of financial fragility, with reference to hedge, speculative and Ponzi balance sheets. Information Asymmetry: Adverse Selection and Moral Hazard in the Context of the Financial Services Industry, Weakened banking sector (extremely low bank capital), rising interest rates and asymmetric …

  10. [PDF] A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE OS DESCARTES DOS … TJC Brandão - Revista Ilustração, 2021 O debate sobre as questões da educação ambiental tem como base o conceito de educação e formação em sujeitos conscientes, que possibilita às escolas pensar e desenvolver estratégias para amenizar essas questões. Seu objetivo demonstrar a concepção da Segunda Escola Normal sobre a importância da destinação de resíduos sólidos na Escola Estadual Tempo Integral Balbina Mestrinho no Município de Novo-El. A partir das necessidades observadas, este trabalho inclui investigar as …

  11. [PDF] Controle social: uma análise entre percepção e prática. RC de Santana Pinho, TSL do Vale - Revista Controle-Doutrina e Artigos, 2021. O Controle Social é essencial para legitimar a gestão pública, uma vez que o cidadão acompanha e fiscaliza as ações do governo, no entanto, o indivíduo esbarra em questões que impedem o pleno exercício da participação social. Nesse contexto, constitui objetivo principal deste estudo avaliar a relação entre a percepção e a prática do Controle Social. Para tanto, foi feita uma pesquisa quantitativa envolvendo 307 alunos do curso de Ciências Contábeis da …

  12. [PDF] Governo móvel: percepções sobre os aplicativos digitais móveis do Estado do Paraná KRM Kozievitch - 2021 RESUMO Kozievitch, Kelly Renata Mariani.(2021). Governo móvel: percepções sobre os aplicativos digitais móveis do Estado do Paraná. Dissertação de Mestrado. Universidade do Oeste do Paraná–UNIOESTE, Cascavel, PR, Brasil. As tecnologias móveis estão presentes no cotidiano das pessoas e se tornaram um acessório indispensável nas rotinas pessoais e profissionais e também na gestão pública os governos estão se estruturando para acompanhar esse fenômeno, que agrega …

  13. [PDF] A inserção da modalidade semipresencial em um curso de graduação da Região Serrana do Rio de Janeiro e suas consequências no trabalho docente em EAD E Paim, GB Neves A inserção da modalidade semipresencial em um curso de graduação de um Centro Universitário da Região Serrana do Rio de Janeiro, suas alterações na proposta pedagógica e as consequências no trabalho docente. O estudo realizou uma investigação sobre educação a distância (EAD) tendo como foco o Curso de Pedagogia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), localizado na cidade de Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro (Brasil), que passou a ofertar …

  14. Avaliação do Controle Interno e Tamanho dos Órgãos sob Jurisdição do Tribunal de Contas do Ceará. GJ Bezerra de Carvalho Ferreira… - Administração Pública e …, 2021 Objetivo da pesquisa: Analisar a relação entre a avaliação do controle interno e o tamanho dos órgãos jurisdicionados do Tribunal de Contas do Ceará (TCE/CE). Enquadramento teórico: O estudo aborda a qualidade do controle interno em órgãos públicos assumindo a abordagem emanada pela teoria contingencial e explicando que influência exercem certas variáveis contingenciais (internas e externas) nessa estrutura organizacional. Metodologia: O estudo analisa 57 entidades e utiliza dados …

  15. [PDF] ANDRÉ FERREIRA MARQUES INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: REGULAÇÃO ÉTICA E RESPONSABILIDADE CIVIL. A inteligência artificial tem evoluído exponencialmente nos últimos anos diante da conjunção autorreferente de fatores como o avanço computacional, big data e o desenvolvimento algorítmico, gerando reflexos e repercussões significativas no sistema do direito que parecem tencionar a submissão deste à sua lógica. A partir deste contexto, o presente estudo tem por problema central analisar o tratamento que deve ser conferido aos sistemas de inteligência artificial no que se refere à …

  16. [PDF] A inserção da modalidade semipresencial em uma graduação no Rio de Janeiro, suas alterações na proposta pedagógica eo trabalho docente TR de Janeiro, E Paim, GB Neves A inserção da modalidade semipresencial em um curso de graduação de um Centro Universitário da Região Serrana do Rio de Janeiro, suas alterações na proposta pedagógica e as consequências no trabalho docente. O estudo realizou uma investigação sobre educação a distância (EAD) tendo como foco o Curso de Pedagogia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), localizado na cidade de Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro (Brasil), que passou a ofertar …

  17. O ACESSO À JUSTIÇA NA SOCIEDADE DIGITAL: DESAFIOS PARA A EFETIVIDADE DO PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO MV Zaganelli, L de Pizzol Vicente - Revista Jurídica Cesumar-Mestrado, 2021 O artigo tem por escopo analisar o Processo Judicial Eletrônico em sua função de suscitar um amplo acesso à justiça, princípio básico para se consagrar uma justiça elevada e efetiva. Com esse intento, por meio de metodologia qualitativa e pesquisa bibliográfica, realiza uma breve contextualização histórica da informática jurídica, observando a inserção da tecnologia no âmbito jurídico brasileiro e o implemento de uma base constitucional correlata. Assim, segue didaticamente a evolução do …

  18. [PDF] Justiça itnerante e gestão judiciária: a experiência do Tribunal de Justiça do Amapá à luz da Recomendação nº 37/2019, do Conselho Nacional de Justiça RMD de Almeida Tavares, SE de Oliveira Neto… O presente artigo trata do Programa Justiça Itinerante Fluvial do Tribunal de Justiça do Amapá, objetivando analisá-lo à luz da Recomendação CNJ nº 37/2019 e dos conceitos de acesso à justiça, planejamento estratégico e inovação gerencial. Para responder à pergunta problema:“qual modelo de gestão judiciária deve ser adotado pelo TJAP para coadunar seu programa de itinerância fluvial à Recomendação CNJ nº 37/2019?”, empregou-se como metodologia, a pesquisa bibliográfica e o estudo …

  19. A implementação da Lei de Acesso à Informação Pública no Brasil ea cultura do sigilo: análise dos portais do Poder Executivo Federal PAD Silveira, RL da Silva - Revista da Faculdade de Direito UFPR, 2021 Este estudo versa sobre a implementação da Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação Pública, ou LAI), analisando o cenário nacional de aplicação do direito fundamental representado por esse acesso, após a vigência da lei. Para tanto, utilizou-se o método de abordagem dedutivo, partindo-se dos conceitos de participação e controle social, governo aberto e governo eletrônico, além da importância do assunto para o exercício de novas dimensões da cidadania …

  20. A IMPORTÂNCIA DOS INSTRUMENTOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL PARA O ACESSO À MEDICAMENTO: UMA ANÁLISE SOB AS (DES) VANTAGENS DA … LM Ruviaro, ICS de Gregori - Revista Direitos Sociais e Políticas Públicas …, 2021 Desde o início dos tempos fala-se em propriedade intelectual, no entanto, com a promulgação do Acordo TRIPS implementou-se uma extensa evolução normativa internacional, a qual padronizou limites da tutela protetiva e regramentos minimos no que tange a propriedade intelectual. Por derradeiro, o presente trabalho busca analisar criticamente a importância dos instrumentos de propriedade intelectual e, nesse contexto, coube perquirir quais as (des) vantagens da aplicabilidade da …

  21. [PDF] Avaliação do Controle Interno e Tamanho dos Órgãos sob Jurisdição do Tribunal de Contas do Ceará (TCE/CE) GJB de Carvalho Ferreira, JGC dos Santos… - Administração Pública e …, 2021 O trabalho analisa a relação entre a avaliação do controle interno e o tamanho dos órgãos jurisdicionados do Tribunal de Contas do Ceará (TCE/CE). O estudo analisa 57 entidades e utiliza dados de 2016. A avaliação do controle interno foi feita por meio dos formulários que constam na Instrução Normativa TCE/CE nº 03/2015, baseada no framework do COSO. A variável contingencial tamanho dos órgãos foi mensurada através do orçamento e despesa empenhada e do número de …

  22. [HTML] MÉTODOS DE RESOLUÇÃO DIGITAL DE CONTROVÉRSIAS: ESTADO DA ARTE DE SUAS APLICAÇÕES E DESAFIOS CSA Moulin - Revista Direito GV, 2021 Métodos de resolução digital de conflitos, referidos na literatura como online dispute resolution (ODR), são uma categoria guarda-chuva que abriga a aplicação de tecnologia à prática jurídica em diferentes níveis de complexidade e automação. O objetivo deste artigo é fornecer um panorama da produção científica sobre o conceito e as modalidades de ODR, suas principais aplicações práticas e os desafios para sua regulação. O método empregado foi a revisão bibliográfica. Com …

  23. [PDF] Análise da migração do Processo Físico para o Processo Jurídico Eletrônico (PJe) no Estado da Paraíba, Brasil LF Soares, MJS Béchade, EH de Oliveira… - Research, Society and …, 2021 The electronic legal process (PJe) was an aspiration of long years and was instituted by resolution of the National Council of Justice (CNJ). The bureaucratization of the judicial process has been discussed for years and aims to provide greater and better access to justice for the right operator, as well as for the poorest population who were far from the information relevant to the most popular causes. In Paraíba, the PJe was implemented gradually. Currently, based on data from the Paraíba Court of Justice …

  24. [PDF] Cultura organizacional, gestão do conhecimento, satisfação e desempenho no trabalho: um estudo empírico com técnicos administrativos no setor educacional … DMA Passos - 2021 Objetivo–Analisar e medir possíveis relações entre a cultura organizacional, a gestão do conhecimento, a satisfação e o desempenho no trabalho de funcionários no setor educacional público do Brasil. Metodologia-Pesquisa empírica, de corte transversal, descritiva e quantitativa confirmatória, a partir da identificação de um modelo teórico, suportado pela revisão da literatura, admissível de estudar relações entre variáveis latentes. A recolha dos dados deu-se por instrumento de medida …

  25. A BOLHA INFORMACIONAL E OS RISCOS DOS MECANISMOS DE BUSCA NA PERSONALIZAÇÃO DO USUÁRIO DE INTERNET: REFLEXÕES SOBRE O DIREITO … CO de Almendra Freitas, HS Ferreira, R Cavedon - Revista Brasileira de Direito, 2021 O artigo objetiva refletir sobre o direito fundamental à autodeterminação informacional no processo de personalização do usuário da Internet. Nesse sentido, pontua-se que os mecanismos de busca se tornaram tão relevantes no contexto social contemporâneo que se discute a formação de uma nova era, essencialmente marcada pela Tecnologia de Informação e Comunicação. Neste cenário, os mecanismos de busca estabelecem estruturas que possibilitam debater, de um lado …

  26. [PDF] El documento electrónico y su aplicación en la administración pública electrónica colombiana. FA Aldana León - 2021. Este trabajo realiza un estudio acerca del documento electrónico en Colombia y su ámbito de aplicación, partiendo desde su concepto y hasta cómo en el día de hoy ha cobrado gran importancia, como lo es en la administración pública y en la justicia, en ese sentido aborda la legislación, doctrina y jurisprudencia que sobre el particular se maneja.

  27. Creation of a virtual learning environment to support presential discipline in a technological course. CG Fontinelle, LMB Ribeiro, VB da Frota… - Research, Society and …, 2021. This study developed a virtual learning environment to support face-to-face teaching of the subject of Mobile Cellular Telephony of a federal institution of professional and technological education that operates in Northern Brazil. The methodology used consisted of quantitative-qualitative research, of a technological nature, developed in seven stages: 1) installation of the XAMPP and Moodle software, 2) configuration of the teaching environment, 3) allocation of the Moodle platform, 4) use of virtual …

  28. [PDF] Phishing eo código penal brasileiro: como tipificar a conduta? Uma análise do Acórdão em Apelação Criminal nº 5002347-69.2010. 404.7000, do Tribunal Regional … MCS Coimbra. O presente trabalho visa à análise dos aspectos da conduta de phishing, com enfoque na sua tipificação no Direito Penal brasileiro. Partindo do conceito de cibercrime, assim como dos conceitos de crimes informáticos próprios e impróprios, abordou-se um estudo jurisprudencial e doutrinário cujos questionamentos acerca da aplicabilidade do Código Penal nos cibercrimes foram levantados. Destarte, houve também comentários sobre diplomas legislativos aplicáveis ao phishing …

  29. [PDF] REFORMA E DESEMPENHO NO PODER JUDICIÁRIO: A GESTÃO ESTRATÉGICA NO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DA BAHIA. I Bertoncini, AO Monteiro, EMC Fadul - Direito UNIFACS–Debate Virtual, 2021

  30. [PDF] Inteligência Artificial no Agronegócio e os Desafios para a Proteção da Propriedade Intelectual. MP Moreti, T Oliveira, R Sartori, W Caetano - Cadernos de Prospecção. A Inteligência Artificial (IA) tem sido utilizada nos mais variados setores da economia, incluindo o agronegócio, que tem experimentado consequências positivas de sua aplicação. Portanto, é necessário garantir que sistemas dotados de IA, como um bem intangível, estejam devidamente protegidos. Assim, o objetivo deste artigo é retratar os desafios e as soluções mais evidentes no uso da IA no agronegócio e especificar as formas de proteção da atividade intelectual com o uso …

  31. [PDF] INFORMÁTICA JURÍDICA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA ANÁLISE E PRODUÇÃO DE DOCUMENTOS JURÍDICOS. JVV Carneiro, BB Virtuoso, P de Perdigão Lana. Área do Direito: Digital Resumo: Os estudos sobre o diálogo da inteligência artificial com o direito parecem geralmente assumir caráter futurista, focando em situações que ainda não ocorreram. Abordamos aqui um tema mais palpável: a possibilidade de aplicar essas tecnologias na análise e na produção de documentos jurídicos, como petições, contratos ou despachos judiciais/administrativos. Para tanto, inicialmente, serão expostos alguns conceitos técnicos e o desenvolvimento …

  32. [PDF] DISPONIBILIZAÇÃO DOS DADOS GOVERNAMENTAIS ABERTOS PELOS PODERES EXECUTIVOS ESTADUAIS BRASILEIROS AVAILABILITY OF GOVERNMENT … SV Macedo, JL Valadares. RESUMO O estudo tem como objetivo geral examinar a disponibilidade de dados abertos nos portais eletrônicos dos poderes executivos dos estados brasileiros. Com relação aos procedimentos metodológicos, a técnica de coleta de dados empregada foi a análise dos Portais de Dados Abertos e do Portal da Transparência dos vinte e seis estados brasileiros e do Distrito Federal. Os dados primários foram coletados a partir de um protocolo, que contemplou a análise de dez itens diferentes, sendo que …

  33. [HTML] Lei de acesso à informação a transparência da informação na Administração Pública ao cidadão Lei de acesso à informação a transparência da informação na … FDAS REGIS. A Lei de Acesso à informação, Lei nº. 12.527, que entrou em vigor em maio de 2012, possibilita ao cidadão ter acesso a todas as informações públicas pertinentes a União, Estados e Municípios, além de fornecer dados também das empresas privadas que prestam serviços para setor público. A partir da sua vigência, foram criados instrumentos para garantir o acesso à informação, desta forma possibilitando ao cidadão grande participação e fiscalização na Administração …

  34. [PDF] CRIMINALIZAÇÃO DA FAKE NEWS SL da Silveira, DD de Almeida Zapp… - Inova+ Cadernos da …, 2021 O presente artigo inicia-se discorrendo acerca da conceituação das fake news e explanando como ocorre sua disseminação, assim como dá significado à palavra criminalização, baseando-se na doutrina e na legislação, sendo essas as principais pautas deste trabalho. A metodologia utilizada constitui-se pelas pesquisas quantitativas e qualitativas por meio de formulário online, onde foram examinadas opiniões de participantes à respeito do conhecimento e entendimento do Projeto de …


2020

  1. [PDF] Gestão do conhecimento e gestão editorial: qualificadores da avaliação de periódicos da área de educação JAS Cruz - 2020 À minha amada e inesquecível mãe, Izabel Santos Cruz (in memoriam), por seus esforços em me dar formação moral e amor, o que me fez um ser humano melhor; À Matilde Matias Tomasi pela dedicação, lealdade e cumplicidade e por toda força, carinho, amizade e pelo seio familiar;

  2. Aspectos Motivacionais no Desenvolvimento de Plataformas de Open. JA de Lima Júnior, MA Benevides de Pinho… - GESTÃO. Org: Revista …, 2020 A participação do cidadão é benéfica para a construção de um governo melhor e, por isso, nasce a necessidade de se implementar ações que venham a promover o bem-estar social, condicionadas a transformar a realidade atual, promovendo uma melhoria na qualidade de vida dos cidadãos a partir da participação cívica de cada um (TEIXEIRA; LIMA-JÚNIOR, 2013). Mas como potencializar essa participação? Quais são os fatores-chave que motivam os cidadãos a participar nas ações …

  3. [PDF] Stock Split in Insider Trading: Lessons from Malaysia. S Jakpar, M Tinggi, TZ Yu, N Samsudin - 2020. Average daily cumulative abnormal volume turnover (ACAVT) is an interesting indicator for research purposes to determine the existence of possibly insider trading. The objective of this paper is to examine the existence of the possibly insider trading prior stock split announcement by using ACAVT. A sample of 79 public listed companies in Bursa Malaysia which did stock split within the period of 2013 to 2017 is analyzed. This paper also studies sample with positive ACAVT to determine the …

  4. [PDF] Alfabetização e tecnologia: uma análise na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. RPP Darius - 2020. A presente tese tem como objeto de estudos os fundamentos teóricos da relação entre a alfabetização e a tecnologia na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural. O objetivo geral desta pesquisa é analisar a tecnologia no processo de alfabetização. Como objetivos específicos, pretendemos: compreender o conceito de tecnologia como produto do trabalho humano; analisar as teorias pedagógicas e psicológicas que fundamentam o uso de recursos …

  5. [PDF] A participação indígena na construção de políticas públicas na sociedade do conhecimento. MR Stefanini - Revista do Instituto de Direito Constitucional e …, 2020. A pesquisa possuiu o cerne de refletir a respeito da participação dos povos indígenas no cenário das políticas públicas sob a análise da sociedade de conhecimentos. Todas as ações governamentais devem respeitar as diversidades culturais, e as políticas públicas pressupor as representatividades dos coletivos. Em razão disso, as políticas indigenistas devem proporcionar o diálogo direto entre aqueles que as criam e os que são considerados destinatários (indígenas). É …

  6. An application proposal to help catalog public works. SAS Filho, EF Coutinho, GAL Paillard, LO Moreira - Proceedings of the 10th Euro …, 2020

  7. [PDF] Eficácia da lei de acesso à informação brasileira nos Conselhos de Fiscalização do exercício profissional com circunscrição no Estado do Maranhão. PABS Marinho - 2020

  8. Artificial Intelligence based Knowledge Management in Public Administration: A Mapping Study. H El Asri, L Benhlima - European Conference on Knowledge Management, 2020

  9. [PDF] Lazer e Cultura Digital: Abordagens sobre E-Leisure em Periódicos do JCR. RL Silva, RLM Fukushima, APEG Teodoro… - LICERE-Revista do …, 2020. Os avanços das tecnologias imprimiram a necessidade de alterações dos paradigmas que envolviam os estudos do lazer (EL), instigando novos olhares sobre as vivências no e-leisure. Assim, procurou-se investigar como as abordagens acerca da temática e-leisure são apropriadas nos EL, dentro dos periódicos dessa área, cadastrados na base do Journal Citation Reports (JCR). Foram criadas as categorias de análise: E-leisure e o lazer off-line; Compreensão sobre a …

  10. [PDF] As redes de inovação sob a premissa do comunitarismo: ambientes para geração tecnológica na universidade. I Grunevald, JP Schmidt - Saber Humano: Revista Científica da Faculdade …, 2020. Este trabalho apresenta um olhar sobre a criação de novas tecnologias, caracterizadas através da inovação tecnológica na atual sociedade do conhecimento, observando-se se tal alcance está alinhado aos preceitos fundamentais da teoria filosófica-política do comunitarismo responsivo. O comunitarismo destaca o equilíbrio entre o Estado-comunidade-mercado, como modelo alternativo a dicotomia público/privado. Trata-se de um estudo inicial, no …

  11. [PDF] A gestão do conhecimento em uma cooperativa de transporte do sudoeste do Paraná. AC Palavecini, FR Miecoanski - Conhecimento Interativo, 2020. O desafio das organizações e da gestão do conhecimento é oferecer um ambiente propício para compartilhar o conhecimento. As cooperativas atuam com base em seus princípios, como a educação, formação e informação, que foca o conhecimento na organização cooperativa. O objetivo desse estudo foi analisar as práticas de gestão do conhecimento entre os funcionários de uma unidade de atendimento de uma cooperativa de transportes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e de caráter …

  12. [PDF] Respostas Estratégicas às Pressões Externas de Abertura de Governo, ANAPP PINTO

  13. [PDF] Uma proposta de aplicação para auxiliar na catalogação de obras públicas, SA Silva Filho - 2020

  14. [PDF] “Revenge Porn”: uma análise sobre a influência da internet na violação da privacidade da mulher, EFS Reis - 2020

  15. Deconstructing Human Assisted Video Transcription and Annotation for Legislative Proceedings, T Ruprechter, F Khosmood, C Guetl - Digital Government: Research and Practice

  16. [PDF] Ação pública de saúde e o acesso a medicamentos na era do egov: a informação como elemento estruturante. TSG Waetge - 2020

  17. [PDF] E-Procurement e Contratos inteligentes: desafios da modernização tecnológica da contratação pública no Brasil: E-Procurement and Smart Contracts: challenges in … C Ito, F de Sousa Santos - International Journal of Digital Law, 2020

  18. [HTML] Electronic Government, Digital Invisibility and Fundamental Social Rights, J Reyna, E Gabardo, FS Santos - Sequência (Florianópolis), 2020

  19. [PDF] Desenvolvimento de Interfaces de Sites Governamentais-Protótipo para o Site da UEMG Frutal, WM de Menezes¹, EY Senzako

  20. [PDF] A ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: AS MÁQUINAS PODERÃO TOMAR DECISÕES JUDICIAIS?. JMG Medina, JPN dos Passos Martins - Revista dos Tribunais| vol, 2020.

  21. [PDF] Automation Mechanisms applied in the legal practice of the Brazilian Federal Public Administration. JS da Silva Cristóvam, TM Hahn. 2020.


2019

  1. [PDF] Competência em informação e ansiedade de informação: conexões possíveis. MR Souza - 2019

  2. Construindo redes de inteligência colaborativa para uma participação digital eficiente no governo eletrônico/Building collaborative intelligence networks for effective … TC de Almeida, RM Simon, MV de Souza - Brazilian Journal of Development, 2019 O presente trabalho analisa o desafio de se criar uma rede de inteligência colaborativa, capaz de gerir a qualidade na discussão para a construção de normas, por meio das tecnologias da informação e comunicação (TICs), no contexto da …

  3. [PDF] QUEM TEM COMPETÊNCIA PARA FAZER, VOCÊ OU EU? PROPOSIÇÃO DE UMA AGENDA DE PESQUISA PARA O ESTUDO DA COPRODUÇÃO DE SERVIÇOS … GA de Freitas Dias, JS Farias - … Internacional de Conhecimento e Inovação–Ciki, 2019 Este estudo apresenta uma revisão sistemática da literatura acerca das competências do cidadão na coprodução de serviços públicos por meio do uso de plataformas de governo eletrônico, visando formular uma agenda de pesquisa …

  4. [PDF] Os fundamentos constitucionais das diretivas antecipadas de vontade em matéria de cuidados de saúde ea dogmática jurídica para a validade ea eficácia das … RB Garbin - As diretivas antecipadas permitem antecipar o exercício da autonomia pessoal, mediante projeção da vontade, relativa aos cuidados de saúde e fim de vida, para situações nas quais a pessoa não poderá exercê-la diretamente. A previsão desses …

  5. [PDF] Governo Eletrônico: uma reflexão sobre os limites da interatividade cidadã no modelo brasileiro da gestão pública digital de difusão de informação DAN Junior - Revista Eptic, 2019 O artigo tem por objetivo contemplar uma revisão teórica de alguns trabalhos e autores sobre a temática do governo eletrônico aplicada à realidade brasileira, e se a gestão das plataformas digitais tem como característica promover, de fato, uma …

  6. [PDF] Defensoria Pública T de Souza Mota, DD de Lemos Duarte… O presente artigo tem por objetivo principal explorar a necessidade e os benefícios da utilização de recursos tecnológicos, dentre os quais o emprego da Inteligência Artificial (IA), no âmbito das Defensorias Públicas. Para tanto, analisamos a atual …

  7. [PDF] Orçamento participativo: um estudo de caso sobre as tecnologias da informação e comunicação na gestão pública municipal JD Barboza O artigo tem como principal objetivo analisar o orçamento participativo misto (OPM) em Volta Redonda-RJ em relação a contribuição das tecnologias da informação e comunicação (TICs) na construção de uma gestão pública municipal participativa. A …

  8. [PDF] [GRADUAÇÃO| MONOGRAFIA] O DIREITO A PRIVACIDADE E AS OMISSÕES DA LEGISLAÇÃO FRENTE AOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS DA ATUAL ERA … JTS DE LACERDA - Portal de Trabalhos Acadêmicos, 2019 Este trabalho tem por escopo verificar se a legislação referente aos crimes de invasão da privacidade, praticados em ambientes virtuais, atende, efetivamente, à tutela jurídica necessária à proteção dos usuários da internet, ou se, em sentido …

  9. [PDF] PARODOXOS NA AUTODESCRIÇÃO DO SISTEMA DO DIREITO: CORRUPÇÃO SISTÊMICA E ATIVISMO JUDICIAL RL Simioni, JPS Pinto - Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM, 2019 As noções de corrupção sistêmica do direito e de ativismo judicial, trabalhadas no Brasil, em especial, por Marcelo Neves, Lenio Luiz Streck e outros, constituem-se em formas de distinções que escondem um paradoxo. Neste diapasão, a forma de …

  10. [PDF] BAIRROS NEGROS: A FORMA URBANA DAS POPULAÇÕES NEGRAS NO BRASIL HC Junior - Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as …, 2019 Um desafio importante na sociedade brasileira é pensar a situação de vida da população negra dentro da nossa realidade, como problema específico, englobando a cultura negra e o racismo antinegro estrutural, a partir da perspectiva da própria …

  11. [PDF] Grupo de Trabalho 4-Gestão de Organizações Públicas C Melati, R Janissek-Muniz Estudos recentes apontam que o conceito de Smart Government e suas respectivas dimensões ainda não estão consolidados. Considerando a importância do tema para a eficiência da atividade pública, seu entendimento e reconhecimento para a …

  12. [PDF] Policies for Brazilian Distance Higher Education: Challenges of Expansion CM Haas, LM Neves, MDDP Stander - Revista Historia de la Educación …, 2019 El texto con foco en las políticas nacionales para la educación superior a distancia (EaD) tiene como objetivo analizar la trayectoria de las políticas para esta modalidad y reflexionar acerca de los desafíos que su crecimiento viene colocando para …

  13. [PDF] O público eo privado: transformações da Magna Divisio jurídica na sociedade da informação RM Machado, OFG Barreto, PF da Cunha - Revista Jurídica Cesumar-Mestrado, 2019 Compreender as ramificações do Direito é entender como suas esferas atuam na vida de cada ser humano. O processo de divisão destes ramos ao longo do tempo foi paulatino: num primeiro momento, era uma divisão que enfatizava a existência de …

  14. Avaliação dos Dados Abertos da Previdência Social DG de Oliveira, O Orlando Filho - Revista Meta: Avaliação, 2019 Este estudo teve como objetivo avaliar se os dados abertos, disponibilizados pela Previdencia Social, no Portal dados. gov. br, garantem ao cidadão atendimento de qualidade, pois dispor de meios de acessa-las e uma das principais caracteristicas …


2018

  1. Alinhamento Estratégico de TI e Relações de Poder: Estudo de Múltiplos Casos em Organizações Públicas W Amaral, MCMS Luft, FCHP de Freitas, LS de Queiroz… - … Contabilidade, Gestão e …, 2018

  2. [PDF] Governo Aberto, Transparência e Governo Eletrônico nas Câmaras Municipais Paraibanas: um estudo multicaso SM de Paiva Lacerda, DH Helal

  3. [PDF] A ERA ATUAL EA GESTÃO DO CONHECIMENTO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM COM USO DAS TICs R STALOCH, GDE BORBA NETO - 2018

  4. [PDF] Communication Sciences and its many areas: Development of an evaluation tool to favor students' decision-making process JC Pinto, MM de Sousa - 3rd World Conference on Qualitative Research, 2018

  5. [PDF] Seminários em Administração RAFE SILVA - 2018

  6. GOVERNANÇA DOS SISTEMAS JUDICIAIS NO PODER JUDICIÁRIO DE SANTA CATARINA R Rossa - Revista de Direito, Governança e Novas Tecnologias, 2018

  7. [PDF] Requisitos para a conversão dos atos administrativos eletrônicos em cartáceos no Brasil [1] ACA da Silva Freitas

  8. Accountability no Mato Grosso do Sul: um retrato a partir dos portais eletrônicos municipais AP da Silva Vieira, A dos Santos Mendonça… - Administração Pública e …, 2018

  9. [PDF] A IMPORTÂNCIA DA LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS NO AMBIENTE ONLINE J AGOSTINELLI - ETIC-ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-ISSN …, 2018

  10. [PDF] O uso da tecnologia da informação e comunicação para caracterizar os municípios: quem são eo que precisam para desenvolver ações de governo eletrônico e … E Przeybilovicz, MA Cunha, F de Souza Meirelles - Revista de Administração Pública, 2018

  11. [PDF] Gestão logística no serviço público P Guarnieri

  12. [PDF] 3CONDIÇÕES DE E DA PRIMEIRA, INO BRASIL - GESTÃO

  13. [PDF] Quality in public administration: A causal configuration analysis C Melati, R Janissek-Muniz, C Curado

  14. [PDF] DESAFIOS ADMINISTRATIVO-ACADÊMICOS E GESTÃO DO CONHECIMENTO EM UMA INSTITUIÇÃO DE O DE

  15. [PDF] The Impact on Citation Analysis Based on Ontology and Linked Data M Xiao, Z Shi, S Wang - Scientometrics, 2018

  16. [PDF] O sistema de patentes ea política de acesso aos medicamentos: um olhar acerca da biotecnologia e propriedade intelectual BMC de Barros, M do Nascimento Pereira… - Revista de Direito …, 2018

  17. [PDF] FACULDADE MERIDIONAL–IMED ESCOLA DE DIREITO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM DIREITO–PPGD MESTRADO EM DIREITO F HASSE

  18. [PDF] OBSERVATÓRIOS SOCIAIS: O PODER DO CIDADÃO I Sager, A Bossi

  19. Effects of investment in information and communication technologies on productivity of courts in Brazil AO Gomes, ST Alves, JT Silva - Government Information Quarterly, 2018

  20. [PDF] A PROTEÇÃO DO CONSUMIDOR NO COMERCIO ELETRÔNICO: UMA ABORDAGEM ACERCA DA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NO PROCON UNIFAVIP-DeVry EMB Gonçalves - Vertentes do Direito, 2018

  21. [PDF] Fluxo na gestão da informação técnica e científica do Instituto Federal Catarinense BR Chini - 2018

  22. Access to information on websites of brazilian superior courts of justice: comparative analysis between data from 2013 and 2017 LP Kurtz, PM Santos, AJ Rover - Proceedings of the 19th Annual International …, 2018

  23. [PDF] A avaliação do governo eletrônico na esfera municipal: um estudo em municípios do estado do Rio Grande do Sul/Brasil. PA Müller - 2018

2017 e anteriores

[PDF] Educação ee book: um novo olhar do design sobre esse suporte

J CASSARO, SLB LANA, EJC REZENDE

Modelo de Ambiente Virtual de Comunicação Colaborativa das Cidades Inovadoras Sustentáveis

MA Carvalho, AJ Rover - Revista Democracia Digital e Governo Eletrônico, 2017

[PDF] A DEMOCRACIA DIGITAL E AS ARTICULAÇÕES E MOBILIZAÇÕES VIA REDES SOCIAIS: o impacto das TIC e novas mídias no Direito à Informação e à Liberdade …

BMC de Barros, GM Goulart - Revista Democracia Digital e Governo Eletrônico, 2017

[HTML] Information requirements for strategic decision making in information organizations

Y RODRÍGUEZ-CRUZ, M PINTO - Transinformação, 2017

[PDF] Conexões contemporâneas: perspectivas da educação a distância e da tecnologia para a inclusão social

AT Rolim, FLZ Coltro, BL Mazzafera - # Tear: Revista de Educação, Ciência e …, 2017

[PDF] KNOWLEDGE MANAGEMENT AND INTELLIGENCE: AN ANALYSIS OF CONCEPTUAL COMPLEMENTARITY THROUGH THE PUBLIC MANAGEMENT …

C Melati

[PDF] A INFLUÊNCIA COGNITIVA DO TOMADOR DE DECISÃO NO PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÕES SOB A ÓTICA DA RACIONALIDADE LIMITADA

C ROCHA - 2016

Merging Digital Capital and Digital Governance: a Framework for Local Government Websites

S Isabel, R Bailoa - Zeszyty Naukowe Małopolskiej Wyższej Szkoły …, 2016

[PDF] O PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO E AS GARANTIAS CONSTITUCIONAIS DOPROCESSO CIVIL

SS Pereira, RP Marques

[PDF] XIX SEMEAD índice de avaliação economico-financeira aplicada ao setor público – instrumento de planejamento, gestão e controle de desempenho municipal

ÍDEAEF APLICADA, AOSPI DE PLANEJAMENTO… - 2016

[PDF] Análisis Comparativo de la Cobertura de Telefonía e Internet en México y Chile durante el Período de 1988 a 2012

J Luna-Trejoa, SR Coriab

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAR NA INCLUSÃO ESCOLAR

KSMM Pagnez - Journal of Research in Special Educational Needs, 2016

[PDF] A lei de acesso à informação sob a perspectiva compreensiva dos seus agentes: o caso da PBPREV

R Souza - 2016

[PDF] Democracia digital: uma análise sobre recursos e aceitação

BP Caetano¹, GW de Oliveira¹, MMV de Paula¹… - 2016

[PDF] A Necessária Ponderação de Princípios na Publicidade Processual

SODÀP DE, DEOSA PROCESSUAIS…

[PDF] DW-CGU: Integração dos Dados do Portal da Transparência do Governo Federal Brasileiro

ES Paiva, KC Revoredo, FA Baião - iSys-Revista Brasileira de Sistemas de …, 2016

[PDF] Um método quantitativo para avaliar a adoção de Dados Abertos nos Tribunais de Contas do Brasil

WG da Silva, C Maciel, FBM de Castilho, NNH Girata - iSys-Revista Brasileira de …, 2016

[HTML] A abusividade na suspensão do serviço de internet móvel após o atingimento da franquia a luz do Código de Defesa do Consumidor na Sociedade de Informação.

P Moraes, PL Martins, PCP Ramada

[PDF] O direito à autodeterminação informativa ea proteção de dados pessoais

EC Rocha - 2015

[PDF] Inserindo as habilidades mediadoras do profissional da informação no ciclo de vida de políticas públicas.

TG Marsulo, ÃMG de Carvalho - Biblionline, 2016

[PDF] Dimensões Críticas de Sucesso na Integração de Sistemas Legados no SERPRO

EPV Prado, WM Anastácio - iSys-Revista Brasileira de Sistemas de Informação, 2016

[PDF] PODER PÚBLICO, TIC E E-GOV: UMA ANÁLISE ACERCA DO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA ADMINISTAÇÃO PÚBLICA

AR Gelatti, RL de Souza, RL da Silva

[PDF] PERSPECTIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE EMISSÃO DE DIPLOMAS BASEADO EM CERTIFICAÇÃO DIGITAL NA

FL Pereira - 2015

[PDF] Sucessão nas redes sociais: tutela jurisdicional dos dados on-line do de cujus

EL Franco - 2015

[PDF] OCULTAR OU DIVULGAR? ANÁLISE DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO NOS PORTAIS DO PODER LEGISLATIVO FEDERAL - XXIV ENCONTRO NACIONAL DO CONPEDI-UFS

DEA PÚBLICA - 2015

LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO: UMA ANÁLISE DOS PORTAIS E SÍTIOS ELETRÔNICOS OFICIAIS DAS PREFEITURAS DO RN

MG de Medeiros Morais, LCB Guerra - … -Revista Brasileira de Gestão, Negócio e …, 2016

[PDF] A TUTELA JURÍDICA SOBRE OS CRIMES CIBERNÉTICOS

JMFR de Carvalho, MT de Melo, JCF da Luz… - Revista Campo do Saber, 2015

[PDF] Práticas de governo eletrônico e sua relação com a participação social

FC Paiva - 2015

[PDF] Learning Environment to Take Operational Decision in Emergency Situation

S Ávila Filho, ACF Carvalho, GPJ Portela, C Costa - Procedia Manufacturing, 2015

[PDF] DIREITO AUTORAL &ECONOMIA CRIATIVA

M Wachowicz

[PDF] Democracia Digital e Governança Eletrônica: Que lugar ocupa a educação?

NES Coelho

Uma Abordagem para Obtençao e Tratamento de Dados Abertos

J dos Santos Gomes, A da Costa Sena…

Práticas de governo eletrônico e sua relação com a participação social

FC Paiva - 2015 - lume.ufrgs.br

A educação corporativa e os elementos centrais para criação de programa de certificação de investimentos em instituições financeiras

BC Capozzi

[PDF] Prestação de contas e participação social: uma análise de portais de transparência estaduais

CMSO Torres - 2015

[HTML] A efetividade do acesso à Justiça e o processo judicial eletrônico

A Culturais, ÍG de Notícias

[PDF] Limites e desafios para a implementação de governo aberto no RS: o caso do gabinete digital

G Cardoni - 2014

[PDF] Emergência de um campo de ação estratégica: o caso de política pública sobre dados abertos

FA Barbalho - 2015

[HTML] A sociedade da informação: princípios e relações jurídicas

RS Oliveira

[HTML] Direito autoral: evolução e funcionalidade

RS Oliveira

[PDF] ANÁLISE DO POTENCIAL DE CONTRIBUIÇÃO DO GOVERNO ELETRÔNICO PARA A DEMOCRACIA

CDES FERNANDES, MJ DOS SANTOS

[HTML] Accessibility in the State Executive Power units through the perspective of fundamental rights of people with disabilities

RL Silva, LA Rue - Revista de Administração Pública, 2015

[HTML] O MONITORAMENTO DO CORREIO ELETRÔNICO NO AMBIENTE DE TRABALHO (*)(2ª PARTE)

MAL DE PAIVA

[PDF] MODELAGEM E REPRESENTAÇÃO SEMÂNTICA DE DADOS GOVERNAMENTAIS ABERTOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL BRASILEIRA

DA INFORMAÇÃO, MEMC DA INFORMAÇÃO…

[HTML] The right to access information in the construction of participatory democracy: an analysis of the page of the national council of justice on facebook

RS Oliveira, FP Raminelli - Sequência (Florianópolis), 2014

Smart Decision in Industrial Site Selection: What's New in the Case of a Steel Mill in Brazil?

A de Oliveira Gomes, CAN Cosenza - Enhancing Synergies in a Collaborative …, 2015

[PDF] Democracia Sustentável e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)

GZ Tocchetto

[PDF] Durval Amaral-Vice-Presidente

IL Bonilha-Corregedor-Geral, N Baptista…

[PDF] Sociedade e Direito: Espistemologia de Compreensão do Complexo Law And Society: Epistemology Understanding of the Complex

MR Tauchert

[PDF] Modelo de uso de información para la toma de decisiones estratégicas en organizaciones de información cubanas

Y Rodríguez Cruz - 2014

[PDF] A cópia privada: o uso privado eo download de obra protegida

IRM Fazio - 2014

[PDF] DEMOCRACIA, SUSTENTABILIDADE E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC'S)

M Mosena - Revista Democracia Digital e Governo Eletrônico, 2014

[PDF] O DIREITO DE ACESSO À INFORMAÇÃO AMBIENTAL COMO POTENCIALIZADOR DA E-DEMOCRACIA: o papel do Governo Aberto na conscientização ambiental a …

GF Oliveira, PV Dinarte, RL Silva - Revista Democracia Digital e Governo Eletrônico, 2014

[PDF] A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM INSTITUTOS DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA COMO O PLEBISCITO EO …

R Copetti, JRG Cella - Revista Democracia Digital e Governo Eletrônico, 2014

[PDF] DAS PRAÇAS GREGAS À ÁGORA VIRTUAL: um panorama histórico da democracia digital

TN Angelo, CB Pagan, RR Gudwin - Revista Democracia Digital e Governo …, 2014

[PDF] TRANSPARÊNCIA DAS INFORMAÇÕES PÚBLICAS À LUZ DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO: um estudo survey em câmaras municipais brasileiras

R ANDRADE, RGDE ANDRADE - 2014

[PDF] Marco Civil da Internet: uma análise sob a ótica da governança corporativa, práticas de compliance e gestão da segurança da informação.

RO Blum

[PDF] Modelagem e Animação de Objetos de um Sistema de Distribuição de Energia

RTS Araújo, BFC Oliveira, FNS de Medeiros…

[PDF] Inovação no setor público: uma reflexão a partir das experiências premiadas no concurso inovação na gestão pública federal

LG Oliveira, RLF Santana, VC Gomes - 2014

[PDF] PORTAL DA TRANSPARÊNCIA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS MUNICÍPIOS DE PORTO ALEGRE E PELOTAS

C Hosser, APC da Cruz, DG Machado - I CONGRESSO UNISINOS DE CONTROLADORIA E …

[PDF] Desafios para a transparência pública: um estudo com os usuários do Portal da Transparência do Governo Federal

FR Freire - 2014

[PDF] Democracia digital na era dos governos eletrônicos: histórico, desafios e perspectivas

PC Almeida - 2014

[PDF] PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MESTRADO ÀREA DE CONCENTRAÇÃO EM DIREITOS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS LINHA DE PESQUISA …

APC DO CONHECIMENTO, TAÀDB DIANTE

[PDF] Government-to-Business: The Brazilian Public Digital Bookkeeping System (Sped) and the eSocial Project

HSR Junior, S Galiotto

[PDF] Fatores Críticos de Sucesso na Integração de Sistemas: Um Estudo de Caso em Uma Organização Pública Brasileira

WM Anastácio, EPV Prado

[PDF] Avaliação da Expansão do Processo Judicial Digital no Tribunal de Justiça de São Paulo sob a ótica da Gestão de Projetos: Um Estudo do Projeto PUMA

L de Oliveira Muller, ES Jr, HA Ferenho, TRA de Melo…

[DOC] DEMOCRACIA ELETRÔNICA: A PARTICIPAÇÃO EA EDUCAÇÃO DO CIDADÃO MEDIANTE O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS

MP Marques, A Giacomini

[PDF] Direito eletrônico: urna biométrica para exercício do direito ao voto?

CA Rohrmann, F Gomes - Revista da Faculdade de Direito Milton Campos ISSN …, 2014

[PDF] APRENDIZAGEM EM EaD: O DIÁLOGO DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NO DISCURSO DAS LINGUAGENS E NO PARADOXO DAS DISTÂNCIAS

AS de Oliveira, MA de Brito, TCR de Souza…

[PDF] A PRESENÇA DE CONTEÚDOS DE TECNOLOGIA NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO E/OU PEDAGOGIA: MAPEAMENTO NO BRASIL, NOS …

DA COMUNICAÇÃO, ANACS BISCALCHIN…

[PDF] O arquivo contemporâneo e os recursos da WEB 2.0: verificação do uso de folksonomias em acervos eletrônicos digitais de imagem em movimento

SPS Coletto - 2014

[PDF] EFETIVIDADE DA JURISDIÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

AA Cury, J Moreira, M Fucsek, N MS Simões… - FMU Direito-Revista …, 2014

[PDF] A implementação do processo eletrônico: um estudo de caso no primeiro juizado especial cível da comarca de Campina Grande-PB

JF Sousa - 2014

[PDF] A UTILIZAÇÃO PELOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO CARBONÍFERA (AMREC) DOS INSTRUMENTOS …

FG da Silva, R de Souza Vieira - … DO EXTREMO SUL CATARINENSE–UNESC PRÓ- …

[PDF] QUALIDADE DA INFORMAÇÃO DA MÉTRICA DE USABILIDADE, GOVERNO ELETRÔNICO NOS TRIBUNAIS BRASILEIROS ATRAVÉS DO MODELO SERVQUAL

BTS MODEL - ELETRÔNICO E INCLUSÃO DIGITAL

[PDF] Expansão do Processo Judicial Digital no Tribunal de Justiça de São Paulo: Um Estudo do Projeto PUMA

L de Oliveira Muller, TRA de Melo, ES Junior… - ELETRÔNICO E INCLUSÃO …

[PDF] A LEI BRASILEIRA DE ACESSO À INFORMAÇÃO NO GOVERNO ELETRÔNICO E SUA UTILIZAÇÃO PELO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL: uma análise do portal …

FP Raminelli, LB Rodegheri, RS de Oliveira - ELETRÔNICO E INCLUSÃO DIGITAL

[PDF] PARA O GOVERNO ELETRÔNICO: ONDE ESTAMOS E AONDE PODEMOS CHEGAR

MDEA VELOSO

[PDF] Adoção de tecnologias de serviços de governo eletrônico: análise de estudos quantitativos no âmbito internacional│ Adoption of e-government services: worldwide …

LA Costa, PC Oliveira, GA Dandolini, JA Souza - Liinc em Revista, 2014

[PDF] Proteção do genoma humano e socioambientalismo: aspectos bioéticos e jurídicos

MS Liedke - 2014

[PDF] APOSTILA DIGITAL

AAM Barreto

[PDF] A Formação do Professor e do Tutor de Educação Especial nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação a Distância

AP Loro, SM Costa - UNOPAR Científica Ciências Humanas e Educação, 2014

[PDF] RAFAELA JOHNKE LANGE

CADAATAN COMO, M DE

[PDF] Governo Eletrônico nos Estados Federados Brasileiros

RC Silva

[PDF] Análise dos fatores determinantes da transparência fiscal ativa nos municípios brasileiros

GA Wright - 2014

[PDF] SISTEMA DE CONHECIMENTO PARA APOIO E GESTÃO DE RECURSOS DE PROGRAMAS DE GOVERNO EM MUNICÍPIOS

PG em Engenharia, M Alves, PL de Souza

[PDF] Plataforma Governo Digital: Integra os Sistemas do Estado do Pará e Democratiza o Acesso à Informação, em benefício do cidadão.

ANT Xisto, DSP Lobato, E dos Santos Cabral…

[PDF] Biopirataria: reflexões sobre um tipo penal

I Pancheri - Revista da Faculdade de Direito, Universidade de São …, 2013

[DOC] Guilherme Mazzucco Portela

IAAÀI DO, D DO TRABALHO

[PDF] Análise Bibliométrica dos Estudos Quantitativos da Web of Science sobre Fatores de Influência na Adoção de Sistemas de Governo Eletrônico

LA COSTA, PC DE OLIVEIRA, GA DANDOLIN… - 2013

[PDF] Uma Experiência Interdisciplinar: trajetória profissional dos egressos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento-UFSC

P Zimmer, PM Selig, SS da Luz Filho

[PDF] Sofisticação e disponibilidade total dos serviços On-Line da segurança social

SMF Luís - 2013

[PDF] Ética na Internet: um estudo da autodisciplina moral no ciberespaço e de seus reflexos jurídicos.

BP GARCIA - 2013

[HTML] Direito autoral: evolução e funcionalidade

A Culturais, ÍG de Notícias

[HTML] Internet e Informática A sociedade da informação: princípios e relações jurídicas

A Culturais, ÍG de Notícias

[PDF] Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Centro de Artes, Humanidades e Letras

MSDES RAMOS

[PDF] Democracia Eletrônica: um Estudo de suas Principais Tecnologias

GM Maia, BB Zarpelão

[PDF] El poder judicial electrónico en Iberoamerica en el 2011 y 2013: estado del arte

JM Busquets - Revista Democracia Digital e Governo Eletrônico, 2013

[PDF] Comércio eletrônico, direito fundamental de propriedade intelectual eo governo eletrônico

AA Vidonho Jr - Revista Democracia Digital e Governo Eletrônico, 2013

[PDF] Aspectos normativos de governo eletrônico no Brasil

RC Silva - Revista Democracia Digital e Governo Eletrônico, 2013

[PDF] Preconceito e discriminação pela internet

JEL Santos - 2013

[PDF] Portais como ambientes de interação para inovação na sociedade do conhecimento

DO Inomata, S Pintro - Biblios, 2012