AÇÕES DE INTERVENÇÃO EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO ALTO JEQUITINHONHA BASEADAS NO LETRAMENTO CIENTÍFICO E NAS METODOLOGIAS E ABORDAGENS DIFERENCIADAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS
Objetivo do Projeto
Este projeto tem o objetivo de realizar diversas ações de intervenção no ensino de Ciências em escolas públicas do Alto Jequitinhonha, principalmente na microrregião de Diamantina. As atividades de intervenção serão proferidas pelos licenciandos dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Química e Ciências da Natureza (Educação do Campo) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), pelos pós-graduandos do mestrado profissional do “Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (PPGECMaT)”, professores da UFVJM e por eminentes pesquisadores de ensino de Ciências de diferentes IES .
O desenvolvimento deste projeto está apoiado em ações de intervenção com estudantes da educação básica e ações de formação com estudantes universitários e professores de Ciências na região do Alto Jequitinhonha. Também busca desenvolver conteúdos, materiais didáticos, metodologias e reflexões sobre a prática e pesquisa no ensino de Ciências. As ações que são desenvolvidas versam sobre o desenvolvimento do letramento científico de estudantes e professores da educação básica, a elaboração de materiais didáticos e sua aplicação nas escolas, usos de diferentes instrumentos de ensino, metodologias e abordagens diferenciadas para ensinar Ciências e a necessidade de promover uma melhor qualificação do processo de formação (inicial e continuada) na educação científica, em conexão com os assuntos abordados na graduação, pós-graduação e nas aulas da educação básica.
Os Principais Parceiros:
PPGECMaT
A proposta do PPGECMaT tem o objetivo de nortear as relações entre o conhecimento científico, matemático e tecnológico na Educação Básica e Ensino Superior e propõe-se a qualificar professores, pesquisadores e profissionais da educação cuja produção intelectual e científica possa contribuir para um Ensino de Ciências e Matemática de melhor qualidade.
Seminários e Oficinas de Educação Matemática e Científica
Trata-se de um projeto do PPGECMaT e apoiado pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEXC) da UFVJM e que busca contribuir com a formação dos professores de Ciências (Física, Química, Biologia, Geociências e áreas afins) e Matemática no ensino fundamental, médio e superior em diferentes modalidades (ensino presencial, educação a distância e do campo).
Acervo Didático Ciências Biológica
Trata-se de um projeto que tem como objetivo realizar empréstimo de modelos didáticos, maquetes, jogos e cenários para serem utilizados nas escolas de Diamantina e Região. O empréstimo é realizado para a comunidade universitária e professores da Rede Ensino Básico.
A REGIÃO DO ALTO JEQUITINHONHA (MG)
Passadiço da Casa da Glória
A região do Vale do Jequitinhonha é conhecida pelos seus baixos indicadores econômicos e sociais e por intensos movimentos migratórios, ocupando posição desfavorável em comparação com outras regiões de planejamento no Estado de Minas Gerais e no Brasil (IBGE, 2017). Os movimentos de emigração e a estagnação econômica se constituem como algumas das principais características da região. Economicamente, o turismo e a agricultura familiar é a principal atividade da maioria dos municípios do Vale (IBGE, 2017).
Fachada da E. E. Presidente Tancredo de Almeida Neves (Couto de Magalhães - MG)
A realidade educacional ao longo do Vale do Jequitinhonha é caracterizada por estudantes de diferentes cidades, de várias classes econômicas e de comunidades rurais. Muitas das escolas, antes do ano de 2016, funcionavam em 3 turnos (matutino, vespertino e noturno), porém, com os cortes de verba que as escolas sofreram nos últimos anos pelo governo de Minas, a opção para a redução dos gastos foi diminuir ou retirar as aulas do turno vespertino ou noturno, comprometendo grandemente os espaços das escolas (SOUZA; FERNANDES; LIMA, 2017).