Cartografia Olímpica

PROJETO DE INTERVENÇÃO ARTÍSTICA PARA O CENTRO ESPORTIVO TANCREDO NEVES, CONTEMPLADO PELO PRÊMIO ARTE MONUMENTO BRASIL2016


O Prêmio Arte Monumento Brasil2016 contemplou 70 projetos de obras monumentos permanentes de artes visuais que tivessem o objetivo de promover, comemorar e homenagear, de forma criativa os Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Brasil em 2016. A iniciativa é uma parceria com o Ministério da Cultura e a Subchefia de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo da Presidência da República.

O objetivo principal é valorizar a diversidade e regionalidade das artes visuais brasileiras, de forma a estabelecer também um diálogo entre o esporte, o meio ambiente, as expressões artísticas e culturais brasileiras e o público geral, promovendo assim maior democratização e acessibilidade a bens culturais nas Cidades do Revezamento da Tocha Olímpica. Com essa iniciativa, também se pretende criar um legado de monumentos permanentes de artes visuais, em locais públicos de grande circulação e visitação, nas diversas cidades por onde passará a Tocha Olímpica 2016.

O projeto Cartografia Olímpica: um encontro pela paz, união e amizade, recebeu o terceiro lugar geral e foi elaborado pelos artistas locais Renato Pontello e Juliana Lisboa para ocupar o piso do primeiro pavimento do Centro Esportivo Tancredo Neves. A ideia foi criar uma Cartografia das Olimpíadas 2016 e nesse mapa, construído sobre as principais vias de circulação, representar o encontro dos 5 continentes em celebração aos valores olímpicos.

A pintura teve início em agosto de 2016 e durou 40 dias de execução.