Praias - Trilhas - Lagunas - Serra - Cachoeiras

Venha pedalar e viver maravilhosas experiências no Circuito de Cicloturismo Costa do Sol


1º Encontro Estadual de Cicloturismo

Participe do 1º ENCONTRO ESTADUAL DE CICLOTURISMO do Rio, que acorrerá nos dias 28, 29 e 30 de ABRIL em Casimiro de Abreu - RJ.

Reencontre os amigos, faça novas amizades, pedale pelas mágicas estradas e trilhas de Casimiro de Abreu que levam a belíssimas cachoeiras para um revigorante mergulho e conheça lugares deslumbrantes!

ANOTE NA AGENDA e fique atento, pois as vagas são limitadas e as inscrições serão abertas em breve!

Cabo Frio

Canal do Itajuru - Ligação da Praia do Forte com a Laguna de Araruama

Arraial do Cabo

Prainha do Pontal do Atalaia

Búzios

Ponta do Pai Vitório

Lançado no dia 08 de maio de 2021, o CIRCUITO DE CICLOTURISMO COSTA DO SOL abrange 13 municípios do norte fluminense: Armação dos Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Maricá, Rio das Ostras, Macaé, Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, Casimiro de Abreu, São Pedro da Aldeia, Quissamã e Carapebus.

Com uma variedade de trilhas por parques nacionais, reservas, praias, costões e lagunas, o Circuito de Cicloturismo Costa do Sol já soma 600 kms de extensão, que vai aumentando na medida em que novos pontos de interesse são adicionados.

Com um vasto patrimônio histórico, natural, cultural e geológico o circuito proporciona aos cicloturistas uma variedade de ricas e inesquecíveis experiências sensoriais.

Também na área de abrangência da Costa do Sol está o projeto Geoparque Costões e Lagunas do Estado do Rio de Janeiro, que está listado no programa Rede Global de Geoparques da UNESCO e compreende área com evolução geológica singular envolvendo mais de 2 bilhões de anos de história geológica e afloramentos que podem ser enquadrados em tipologias variadas. A equipe de pesquisadores desenvolveu 33 painéis interpretativos do Projeto Caminhos Ecológicos e 9 painéis do Caminhos de Darwin, que podem ser visualizados no mapa interativo mais abaixo.

Mountain bike, ciclismo, bodyboard, stand up, kitesurf, windsurf, canoa havaiana, surf, natação, passeios de barco, pesca oceânica e diversas outras modalidades esportivas são praticadas na região, que já é ponto de atração e encontro das diversas tribos dos esportes de aventura.

A águas cristalinas atraem mergulhadores, cientistas e adeptos da pesca submarina. Arraial do Cabo é conhecida como a Capital Brasileira do Mergulho, e atrai um número crescente de entusiastas da prática.

O Parque Nacional Restinga de Jurubatiba é o primeiro do Brasil a compreender exclusivamente o ecossistema de restinga. O parque engloba a área de Macaé, Carapebus e Quissamã e possui inúmeras trilhas, 44km de praias, 18 lagoas costeiras de muita beleza e grande interesse ecológico. A segunda maior lagoa de água doce do país, a Lagoa Feia, está localizada na área do parque.

A Laguna de Araruama é a maior laguna hipersalina do mundo, e pode ser completamente circundada de bicicleta em um belíssimo passeio para descobrir seus recantos e encantos maravilhosos. As salinas e seus cataventos são marcos vivos da história da laguna. A criação e pesca do camarão abastece o Brasil e exterior.

Saquarema é conhecida como a Capital Nacional do Surf. Em suas praias são disputados campeonatos nacionais e internacionais. É comum encontrar os grandes nomes do surf internacional treinando por lá.

As trilhas de mountain bike são inúmeras, com diversos roteiros para todo os níveis de praticantes. Do iniciante ao avançado, são encontradas trilhas e estradões que levam a lugares paradisíacos acessíveis pelos praticantes dos esportes de aventura.

Casimiro de Abreu é o portal de entrada para a Região Serrana e revela belezas indescritíveis a cada curva. As trilhas levam o visitante até rios e cachoeiras magníficas para um refrescante mergulho renovador. A gastronomia local desperta o paladar para provar novos sabores e deixar na memória aquele gostinho de "quero mais".

Cabo Frio apresenta um variado ecossistema e revela aos visitantes inúmeras possibilidades encantadoras. Para os amantes das trilhas, foi inaugurada a Trans Cabo Frio, um circuito com 53 kms de trilhas que integra o Circuito Brasileiro de Trilhas de Grande Percurso do Brasil. A belíssima Praia do Peró possui o certificado internacional Bandeira Azul, um rótulo ecológico de sustentabilidade que engloba a educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e segurança.

Armação dos Búzios, o local que seduziu a atriz Brigite Bardot na década de 60, revela ao visitante seu charme e beleza irresistíveis. São 20 praias, gastronomia variada, trilhas, passeios de barco e inúmeras opções de diversão que encantam turistas de todo o mundo. As badaladas Rua das Pedras e Orla Bardot revelam um pouco das incontáveis belezas e atrativos de Búzios, que também oferece diversas opções de trilhas ecológicas. A imperdível Trilha das Emerências é um dos locais que compõem o roteiro do XTERRA, importante prova que tem uma das etapas do calendário disputada em Búzios.

Venha pedalar e curta maravilhosas experiências no CIRCUITO DE CICLOTURISMO Costa do Sol

Se prepare para fotos e fatos inesquecíveis!

Lançando em 08 de MAIO de 2021, o CIRCUITO DE CICLOTURISMO COSTA DO SOL já soma mais 700km de percurso

ROTEIROS

Belos recantos e encantos da Costa do Sol

Arraial do Cabo

Portal da cidade

Quissamã

Parque Nacional Restinga de Jurubatiba

Casimiro de Abreu

Rios e cachoeiras

Maricá

Praias encantadoras

São Pedro da Aldeia

Volta de Laguna de Araruama

Saquarema

Capital Nacional do Surf

Cabo Frio

Praia das Conchas

Rio das Ostras

Praia de Itapebussus

CIRCUITO DE CICLOTURISMO COSTA DO SOL

Litoral e região serrana

Rio de Janeiro - Brasil

A Região da Costa do Sol é repleta de atrativos turísticos que encantam os visitantes. A Laguna de Araruama, maior laguna hipersalina do mundo, é rodeada de maravilhosas surpresas cênicas e ótimos estabelecimentos para curtir novas experiências gastronômicas. Espetaculares costões litorâneos e praias de beleza sem igual compõem o cardápio e, bem pertinho de tudo isso, a Região Serrana, com inúmeras cachoeiras e vegetação exuberante.

Sinalização


Os 13 municípios que compõem o CIRCUITO DE CICLOTURISMO COSTA DO SOL receberão placas de sinalização vertical de orientação de Atrativos Turísticos.

Câmara Municipal de Cabo Frio incentiva o cicloturismo e a utilização da bicicleta como modal de transporte.


Depois de deixar a Inglaterra em 27 de dezembro de 1831, o Beagle, barco no qual viajava Charles Darwin, chegou ao Brasil em fevereiro de 1832. Antes de aportar em Salvador, fez uma passagem rápida pelo arquipélago de Fernando de Noronha e, em 29 de fevereiro, chegou à capital baiana, onde ficou até 18 de março.

Em 5 de abril, chegou ao Rio de Janeiro. Neste ponto da viagem, Darwin ficou sozinho no Rio, pois o Beagle teve que retornar à Bahia para refazer algumas medições cartográficas. Darwin residiu, então, em Botafogo e fez pequenas expedições pela Floresta da Tijuca, Jardim Botânico, Penha e Gávea. Subiu o Corcovado e foi caçar na Fazenda dos Macacos – hoje, bairro de Vila Isabel. Visitou também o Museu Nacional – que naquela época chamava-se Museu Imperial e funcionava no Campo de Santana, Centro do Rio.

Darwin viajou pelo norte fluminense subindo a serra da Tiririca, em Niterói; passou por Maricá, Saquarema, Araruama, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Barra de São João, Macaé, Conceição de Macabu, Rio Bonito e Itaboraí. Em alguns desses lugares, pode-se ainda ver as mesmas construções e paisagens que o naturalista descreveu em seu diário de viagens.

Em 2009, comemorando 200 anos do nascimento de Darwin, foram instalados 12 marcos por lugares onde ele passou. Nestes marcos estão indicadas frases escritas pelo naturalista sobre cada um dos pontos. Em 2017, foram implantados mais 4 marcos sobre geologia no Parque Estadual da Serra da Tiririca, desde Niterói até Maricá. Dois deles, localizados em Maricá, foram implantados no território do Geoparque Costões e Lagunas.

Fonte: Geoparque Costões e Lagunas

FAZENDA CAMPOS NOVOS

Localizada no município de Cabo Frio, A Fazenda Campos Novos foi construída em 1690 pelos Jesuítas.

As suas instalações receberam hóspedes ilustres, como o naturalista Charles Darwin, que dormiu na fazenda quando fez a sua expedição cartográfica pelo norte fluminense, e também Dom Pedro II, que ali se hospedou na sua passagem pela região.

Em 15 de maio de 2014, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) fez o tombamento da Fazenda Campos Novos, que está está sob a proteção do instituto federal.



Clique nos pontos coloridos marcados no mapa acima e conheça um pouco mais sobre a Região da Costa do Sol

Clique na imagem e conheça o projeto Geoparques Costões e Lagunas

do Rio de Janeiro

Geoparques podem ser considerados como soluções do Século 21 para geoconservação de áreas relevantes, a partir do seu uso geoturístico e educacional e do comprometimento das populações residentes no território.

Os Geoparques da UNESCO são áreas geográficas únicas e unificadas onde os sítios e paisagens com significância internacional são geridos com um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.


CIRCUITO DE CICLOTURISMO COSTA DO SOL

Venha viver uma experiência inesquecível!