1ºB - Orientação de estudos

Voltamos com as postagens das atividades em formato de Roteiros porém, seguem as orientações anteriores sobre as atividades:

  1. As atividades postadas são as realizadas em sala de aula, portanto, se você estava na aula, presencialmente na escola ou assistiu a aula remotamente, já fez a atividade.

  2. Mantenha seu caderno em dia, as atividades de sala de aula compõem o fechamento da nota

  3. Continuam em ensino remoto somente os alunos dos grupos de risco e que apresentaram atestados na escola, os demais, devem comparecer presencialmente


Período 22 a 26 de nov.


25/10 a 12/11

Período 25/10 a 12/11

Atividade em sala: Escolha uma música em outra língua, pode ser a que você preferir, faça a transcrição da letra e a tradução no caderno. Iremos socializar as escolhas em sala.

Por exemplo: Por que você escolheu essa música, já havia lido a tradução, depois de traduzida, a música continua tendo o mesmo sentido para você...


Período 13 a 22/10



OE 13 a 22/10

Semana 04 a 08/10




OE 04 a 08/10

Semana 27/09 a 01/10


OE 27/09 a 01/10

Semana 20 a 24/09


OE 20 a 24/09

Aula 17/09

Faremos uma Avaliação do conteúdo visto nas aulas anteriores, respondendo a duas questões:

  1. O livro Quarto de Despejo relata qual contexto?

  2. Entre os relatos, a autora descreve sua rotina diária enquanto moradora da favela; transcreva um trecho do livro (de livre escolha) utilizando o recurso de "citação longa", trecho suprimido e, ao final, escreva uma pequena resenha.

Não acompanhou as aulas? No link abaixo você encontra as orientações e informações sobre a obra que estamos utilizando nas aulas:


Neste resumo do livro Quarto de Despejo, você encontrará um panorama completo da obra de Carolina Maria de Jesus.

  1. Informações gerais: ficha técnica e personagens

  2. Resumo de Casa de Pensão : Apresentação, linguagem, explicação do título e dificuldades vividas.

  3. Curiosidades sobre a autora e a obra

  4. Análise de Casa de Pensão, do contexto histórico e da influência da religiosidade


https://www.google.com/amp/s/beduka.com/blog/materias/literatura/resumo-de-quarto-de-despejo/%


Aula 13/09

  • Seguiremos com a leitura compartilhada Quarto de despejo, Dia 21

  • Atividades: Durante todo o processo de leitura dos capítulos, faremos a interpretação do capítulo lido , destacaremos as palavras chave (grifos), glossário e marginálias. (Lembrando àqueles que estão com os livros da escola em empréstimo que essas anotações devem ser feitas nos cadernos)

  • Resumo: O que é um resumo? Como é feito?


Resumo de Texto

O resumo de texto é um mecanismo em que se aponta somente as ideias principais de um texto fonte, de forma que é produzido um novo texto, no entanto, de maneira resumida, abreviada ou sintetizada.

Em outras palavras, o resumo é a compilação de informações mais relevantes de um texto original e não uma cópia.

Podemos fazer o resumo de um livro, capítulo, conto, artigo, dentre outros. Alguns especialistas apontam que o resumo deve conter pelo menos 30% do documento original, ou seja, se um texto apresenta 10 páginas, o resumo deverá conter 3 laudas.

Sem que notemos, utilizamos o resumo de diversas maneiras no dia a dia. Isso acontece, sobretudo, na linguagem informal, quando contamos um fato para os amigos, um filme que passou na televisão, o capítulo da novela ou do seriado, a aula em que não estivemos ou um livro que lemos e queremos indicar.

Quais são os 3 tipos de resumo?

Antes de começar o resumo, confira a proposta dada pelo professor ou pela avaliação, uma vez que há três tipos de resumo:

1.Resumo Indicativo

Resume somente os fatos importantes, as principais ideias, sem que haja exemplos oferecidos do texto original. É o tipo de resumo mais pedido nas escolas.

2. Resumo Informativo

Resume as informações e/ou dados qualitativos e quantitativos expressos no texto original. Se confunde com os fichamentos e geralmente são utilizado em textos acadêmicos.

3. Resumo Crítico

Chamado de resenha ou recensão, ele resume as informações do texto original, aos quais são acrescentadas as opiniões do autor e de quem escreve o resumo.

Como fazer um bom resumo de texto?

Pode parecer tarefa fácil, mas muitas vezes sintetizar algo pode ser trabalhoso e requer algumas técnicas importantes, embora a técnica mais eficiente seja a prática.

Note que o resumo de texto auxilia muito na aprendizagem para facilitar na memorização, compreensão e interpretação, e não pode ser um texto muito longo; tem que ser menos extenso que o original.

Entretanto, tome cuidado, pois geralmente no resumo não devemos acrescentar ideias novas, ou seja, expressar opiniões ou fazer comentários pessoais sobre o assunto tratado.

Esse tipo de apreciação é feita nas resenhas críticas, também chamado de resumo crítico.

Além disso, convém não copiar trechos ou frases do texto original. Portanto, tenha autonomia para escrever com suas próprias palavras.

De tal maneira, o resumo deve ter uma boa clareza de ideias, ou seja, uma pessoa que não tenha lido o texto original deverá compreender na totalidade o que foi lido.

Assim, para auxiliá-lo nessa tarefa, segue abaixo passo a passo para realização de um resumo:

1. Leia atentamente o texto original

A leitura atenta e calma é muito importante para começar essa tarefa e assim se familiarizar com o tema ou o assunto tratado no texto.

Não adianta passar os olhos e querer resumir qualquer informação. Se necessário, leia novamente. Aliás, um resumo pode ser mais longo (se for de um livro), médio ou curto.

2. Marque as principais ideias do texto

Depois de lido, você deverá marcar as ideias principais de cada parágrafo. Mas, cuidado para que não fique muito extenso.

Por exemplo, se for fazer um resumo de um livro, fica impossível resumir cada parágrafo, por isso, pense em resumir os capítulos.

3. Sublinhe as palavras-chave

Da mesma forma que a etapa acima, você deve pensar nas principais palavras do texto para fazer o resumo.

Todas elas devem fazer parte do texto produzido e geralmente cada parágrafo apresenta uma palavra-chave.

4. Tenha o poder de síntese

Sintetizar o texto pode não ser fácil, mas depois de organizar as principais ideias, escreva de modo claro e coeso.

4. Tenha o poder de síntese

Sintetizar o texto pode não ser fácil, mas depois de organizar as principais ideias, escreva de modo claro e coeso.

(Fonte: https://www.todamateria.com.br/resumo-de-texto/, por Daniela Dantas, Prof. de Letras)


DICA: A leitura é o ponto de partida do resumo. Fazer anotações de tudo o que você está entendendo do assunto já é o começo do resumo.(não dá para resumir o que você não conseguiu compreender, certo?) Leia com atenção o objeto do resumo (livro, artigo, textos, etc) para perceber os principais conceitos e detalhes relevantes. Essas anotações não precisam seguir uma estrutura específica, já que elas ainda não são o resumo final. O objetivo é somente fazer um filtro inicial e anotar as suas dúvidas, caso elas existam. Temos exercitado a prática dessas anotações a cada aula. Se a intenção é resumir, a melhor tática para conseguir um resultado enxuto é escrever o conteúdo com suas próprias palavras. O fato de tentar explicar da sua maneira também vai fazer com que você tenha que organizar os seus pensamentos, o que ajuda a fixar o assunto. A questão é que algumas referências estão apenas na sua cabeça, e isso pode deixar o seu resumo um tanto quanto pessoal. Se não for um problema, aposte nas abreviações e use os termos que você prefere. Sabemos que a tecnologia facilita inúmeras atividades do nosso dia a dia e está cada vez mais presente no ambiente acadêmico, Independentemente da modalidade de ensino, usar os recursos tecnológicos para estudar é um benefício do qual as novas gerações podem desfrutar. Contudo, a ideia de fazer os resumos à mão é vista como positiva por muitos estudiosos. A razão para isso é que o ato de escrever envolve muito mais sentidos do que digitar, o que aumenta as chances de memorização e aprendizado. Então, vale a pena priorizar a escrita manual sempre que puder, ainda que seja mais prático fazer tudo no computador e imprimir. (fonte: https://blog.unopar.com.br/como-fazer-resumo/)

Um exemplo de resumo do livro Quarto de despejo pode ser consultado em: www.culturagenial.com/quarto-de-despejo-carolina-maria-de-jesus/


Aula 10/09

  • Leitura compartilhada Quarto de despejo, Diário de uma favelada, dia 20

Atividade: seguimos o modelo das aulas anteriores, com a interpretação do capítulo lido , palavras chave, glossário e marginálias.



Aulas 03/09

  • Leitura compartilhada Quarto de despejo, diário de uma favelada; dia 19

  • Interpretação do capítulo lido, palavras chave, glossário, marginálias:

Atividade:

  1. Leia o capítulo em referência, faça uma breve descrição da interpretação do trecho.

  2. Faça o glossário das palavras Juizado de menores e excremento (selecionadas na leitura)

  3. Qual a relação do trecho do livro e os escritos da autora neste trecho?

  • O que mais foi visto nesta aula? O que são Notas de Rodapé, Citação Curta, e Variação linguística Regional Histórica.

Notas de Rodapé Podem ser de dois tipos: nota de referência ou nota explicativa , e devem ser alinhadas, a partir da segunda linha da mesma nota, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente e sem espaço entre elas e com fonte menor que a do texto.

Nota Explicativa São notas usadas para comentários, esclarecimentos ou explanações, que não possam ser incluídos no texto. A numeração das notas é feita por algarismos arábicos, devendo ter numeração única e consecutiva. Não se inicia a numeração a cada página.

Nota de Referência A numeração das notas de referência é feita por algarismos arábicos, devendo ter numeração única e consecutiva para cada capítulo ou parte. Não se inicia a numeração a cada página.

Primeira Citação A primeira citação de uma obra, em nota de rodapé, deve ter sua referência completa.

Exemplo:



Se por alguma razão você não pode acompanhar as aulas (presencial ou on line) segue o conteúdo trabalhado no período entre 13 e 30/08. Lembrando que não são atividades para serem enviadas, são para orientação e acompanhamento das aulas e para manter o caderno em dia.

Quais os temas desenvolvidos nas aulas desse período? (13 a 30/08)

  • Palavras chave: Volta e meia nos deparamos com a necessidade de identificar as palavras-chave de um texto, seja ele um artigo científico ou um simples enunciado de uma questão. No entanto, alguns estudantes ainda se sentem inseguros quando precisam definir as palavras-chave. Uma palavra-chave é um termo que resume a ideia central de um texto, os temas principais de um texto. As palavras-chave são de grande valia para identificar o assunto. Nesse sentido, são imprescindíveis como referências para pesquisas, por exemplo. Com a tecnologia, as pesquisas, seja no Google ou em outras fontes, filtram resultados e apontam o conteúdo que mais condiz com a busca feita por "palavras chave".

  • Grifo: Grifar significa marcar palavras, números, símbolos ou o aquilo que você precisar, para que fique em destaque, chamando atenção. O grifo é, portanto, o meio de evidenciar a parte do texto da qual queremos dar destaque, feito por negrito, itálico ou sublinhado ou por outros meios, como uso de aspas no meio da frase.

  • Glossário ou Vocabulário: O glossário é uma espécie de dicionário de palavras não tão conhecidas, seja porque são palavras de uso técnico ou porque são palavras regionais e de outro idioma.

Exercite no texto abaixo: Destaque as palavras chave, grife e crie um glossário pesquisando no dicionário o significado das palavras que não conhecer.

Navio Negreiro (Castro Alves)

VI

Existe um povo que a bandeira empresta

P'ra cobrir tanta infâmia e cobardia!...

E deixa-a transformar-se nessa festa

Em manto impuro de bacante fria!...

Meu Deus! meu Deus! mas que bandeira é esta,

Que impudente na gávea tripudia?

Silêncio. Musa... chora, e chora tanto

Que o pavilhão se lave no teu pranto! ...

Auriverde pendão de minha terra,

Que a brisa do Brasil beija e balança,

Estandarte que a luz do sol encerra

E as promessas divinas da esperança...

Tu que, da liberdade após a guerra,

Foste hasteado dos heróis na lança

Antes te houvessem roto na batalha,

Que servires a um povo de mortalha!...

Fatalidade atroz que a mente esmaga!

Extingue nesta hora o brigue imundo

O trilho que Colombo abriu nas vagas,

Como um íris no pélago profundo!

Mas é infâmia demais! ...

Da etérea plaga

Levantai-vos, heróis do Novo Mundo!

Andrada! arranca esse pendão dos ares!

Colombo! fecha a porta dos teus mares!

Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000068.pdf


Em todas as aulas realizamos a leitura compartilhada e discutimos o que foi lido, socializando o entendimento no grupo.

  • Marginália: Na aula do dia 30/08, conhecemos o uso das "marginálias" : Marginália é o termo geral que designa as notas, escritos e comentários pessoais ou editoriais feitos na margem de um livro.

Os alunos que estão no presencial, retiraram exemplares para usarmos nas aulas na biblioteca da escola, portanto, não podemos fazer as anotações à margem dos livros, usaremos os cadernos, anotando a página de referência das anotações. Seguiremos criando o glossário das palavras que não forem conhecidas, destacando palavras chave e grifos.

  • Onde paramos a leitura em sala? No que a autora descreve ter acontecido no Dia 19



Atividade em sala de aula 09 de agosto

Professora Ana Paula



Aula OE 09 ago 1B.docx

Professora Ana Paula

Período 12 a 15/07


OE 12 a 15/07

Professora Ana Paula

Período: 05 a 09/07

OE 21 a 25/06

Professora Ana Paula

Período 28/06 a 02/07


Continuamos com foco nas Sequências Digitais, AAP's e atividades do CMSP.

Estamos finalizando as Eletivas e fechamento das notas do bimestre. Não deixem nada para depois!! Férias estão chegando, foco e determinação gente!!!

Dúvidas ou dificuldades, peçam ajuda aos Professores.


Professora Ana Paula

Período: 21 a 25 de junho


Essa semana vamos nos dedicar às Avaliações Digitais e AAP do 2º bimestre. Lembra que conversamos sobre a importância em manter o conceito elevado dos alunos do CEDOM?

Então, responda as avaliações e qualquer dúvida, chama um Professor

O Tutorial de acesso é bem simples, só seguir o passo a passo:



Vídeo de Ana Paula

Professora Ana Paula

Período: 14 a 18/06


OE 14 a 18/06

Professora Ana Paula

Período: 07/06 a 11/06

OE 07a11/06

Professora Ana Paula

Período: 31/05 a 04/06

OE 31a04/06

Professora Ana Paula

Período 24 a 28/05

OE 24a28/05

Professora Ana Paula

Período: 17 a 21/05

Atividade: Teste vocacional

OE 17 a 21/05

Professora Ana Paula

Período: 10 a 14/05

Atividade: Avaliando as aulas 1bim.

OE 10 a 14/05

Professora Ana Paula

Período: 03 a 07/05

Atividade: Charge


OE 03 a 07/05

Professora Ana Paula

Período: 26 a 30/04

Atividade 9: Caça Palavras


OE 1B 26 a 30/04

Professora Ana Paula

Período 19 a 23/04

Atividade 8: AAP

A atividade da semana é realizar a AAP no site da Secretaria Escolar Digital. É através dessa Avaliação que poderemos saber que caminhos tomar para melhorar nosso trabalho e auxiliar você na busca dos seus objetivos.

Atenção: Depois que acessar as provas, você terá 48h para terminar, então, se organize, faça com calma, mantenha o foco e o compromisso, com você e com a nossa escola!

sed.educacao.sp.gov.br/Inicio

Professora Ana Paula

Período: 12 a 16/04

Atividade 7 : Agenda


OE 1B Revisão

Professora Ana Paula

Período: 05 a 09/04

Atividade 6: Memorizando palavras chave


Rt.1B OE 05 a 09/04

Professora Ana Paula

Período: 08 a 12/03

Atividade 5: Desenvolvendo texto de opinião

OE 1B 08 a12 mar ANA PAULA.docx

Professora Ana Paula

Período 01 a 05/03

Atividade 4: Dicas de Língua Portuguesa


Rt. OE 01 a 05/03

Professora Ana Paula

Período: 22 a 26/02

Atividade 3: Aproveitamento de estudos



OE 22 a 26/02

Professora Ana Paula

Período: 15 a 19/02

Atividade 2: Rotina de estudos


OE 1B 15 a 19fev

Professora Ana Paula

Período 08 a 12/02

Atividade 1: A história da humanidade explicada pelos vírus


Roteiro único 08 a 12/02/21