27/11 a 4/12/2022 - Preleção semanal: "O filho pródigo"

Preleção semanal de 27/11 a 04/12/2022 - O filho pródigo

Parábola do filho pródigo

Lucas, capítulo 15:11-32, também consta no Evangelho segundo o Espiritismo

A parábola conta a história de um fazendeiro o qual tinha dois filhos, onde o mais jovem, certo dia, solicitou ao pai que dividisse a herança entre ele e seu irmão pois desejava conhecer o mundo e obter novas experiências.

Atendendo ao desejo do filho, o pai fez a repartição de bens e este filho mais novo saiu à terra distante, realizando seus desejos de explorar o mundo tendo gasto toda sua herança, pouco tempo depois, para usufruto de prazeres, bebidas, viagens e meretrizes.

Uma vez esgotado seu dinheiro, teve de ir trabalhar de cuidador de porcos, a fim de suprir necessidades básicas de alimentação e moradia.

Num certo dia, ao sentir fome, estando junto aos porcos, sentiu necessidade de comer a alfazema, alimento dos porcos e, pouco antes de o fazer, pensou:

“Não falta alimento para trabalhadores de meu pai, que comem pão em abundância”, quando caiu em si com este pensamento, envergonhado, continuou:  “Irei voltar para casa de meu pai, pedir perdão, arrependido de ter realizado este intercâmbio e pedir desculpas, não mais como seu filho, mas como o mais humilde dos trabalhadores.

Vendo ao longe seu filho retornando, este correu para junto dele, abraçou-o e beijou-o, afirmando: ‘matem a bezerra mais vistosa e façamos um banquete de comemoração.”

No meio da comemoração o filho mais velho avistou a casa movimentada e perguntou a outro trabalhador: “o que está acontecendo aqui?”

“Seu irmão voltou para casa e seu pai quis comemorar” Indignado, o irmão mais velho teve junto ao pai e comentou: pai pq para comigo que estou há anos trabalhando contigo nunca fizeste um banquete como esse? e o pai responde: “tudo o que tenho já é teu, já seu filho morreu e ressuscitou, para mim é grande alegria tê-lo de volta”.



Para assistir, clique na foto ou acesse:Pródigo