23 a 30/4/2023 - Preleção semanal: "Pacíficos e pacificadores"

Preleção semanal de 23 a 30/4/2023 - Tema: Pacíficos e pacificadores

O ser pacífico é aquele que se comporta de maneira calma e não violenta. Já o pacificador é o indivíduo que promove a paz.  Enquanto o ser pacífico tem características que se referem a si mesmo, ao seu modo de ser, o pacificador age em favor dos outros, da sociedade e do planeta. 

O pacificador não aprova a violência, não incentiva a violência e não lava as mãos à violência. O pacificador é um ser ativo, ele trabalha e se esforça pela paz. 

No cap. IX do Evangelho Segundo o Espiritismo que tem como título "Bem-aventurados os que são mansos e pacíficos”,  nós encontramos um trecho do Sermão do monte no qual Jesus disse:

1. “Bem-aventurados os mansos, pois eles possuirão a Terra.” (Mateus, V:5).

2. “Bem-aventurados os pacíficos, pois serão chamados filhos de Deus.” (Mateus, V:9)

Apesar do ensinamento e dos exemplos de Jesus, a humanidade sempre registrou episódios de violência. Ao longo da nossa história, muita violência foi praticada em nome de Deus e de Jesus, mas não eram os ensinamentos de Jesus que eram defendidos, eram interesses particulares, os mais diversos, que faziam mau uso da religião, do nome de Deus e de Jesus.

Mesmo nos dias atuais muitas pessoas gostam de resolver as diferenças pela violência, porque acreditam que a violência resolve rápido qualquer problema. Mas resolve mal e por pouco tempo!

A violência é uma forma de precipitação que não respeita os ciclos da natureza estabelecidos pelo Criador. Na natureza nada se faz de imediato, tudo na natureza necessita de um trabalho no tempo.

Para o espírito também há o tempo do amadurecimento. Muitas vezes um espírito fica por milênios no caminho errado, até que ele se cansa e deseja mudar. Porque os processos de violência esgotam o espírito a médio e a longo prazo.

Para sermos pacíficos e para sermos pacificadores, temos que deixar velhos hábitos de lado, hábitos de violência, inclusive de violência sutil, de violência disfarçada. Temos que cultivar a paz e o desejo de paz dentro de nós. Temos que nos posicionar como responsáveis pela paz. 

O caminho da paz parece difícil, mas o caminho da violência é o sofrimento que colheremos como espíritos, porque vamos responder pelas nossas atitudes em prejuízo de outros, direta ou indiretamente. 

Já para quem é pacífico e pacificador, a recompensa prometida por Jesus está no próprio Sermão do Monte onde diz que os mansos e pacíficos possuirão a Terra e serão chamados filhos de Deus.

Essa é a benção que queremos para nós, a benção dos pacificadores.


Para assistir, clique na foto ou acesse:Pacíficos