10 a 17/7/2022 - Preleção semanal: "Bem-aventurados os aflitos"

Preleção semanal de 10 a 17/7/2022 - Tema: Bem-aventurados os aflitos

Jesus disse: “Bem-aventurados os aflitos, porque eles serão consolados”.

Se as aflições são causa de dor e sofrimento, então como interpretar esse ensinamento de Jesus? Como podemos nos consolar de nossas dores e sofrimentos?

O que nos consola é o entendimento, a compreensão das causas das nossas aflições.

Uma parte das nossas aflições nesta existência tem sua origem, sua causa, nas nossas atitudes nesta vida. São resultado das escolhas que fazemos, da nossa forma de viver. Vem da nossa conduta e do nosso caráter.

A receita para fazermos cessar os infortúnios que têm causa nesta vida, é a nossa evolução moral, é a nossa mudança de atitude.

Além das aflições pelas quais passamos, que conseguimos identificar a causa analisando nossa conduta nesta existência, existem também aflições para as quais não encontramos uma explicação nesta vida.

Mas mesmo esses sofrimentos têm uma explicação. Se não tivessem uma explicação nós poderíamos duvidar da justiça de Deus. Porém todo efeito tem uma causa, e o entendimento dessa causa deve explicar a justiça.

Assim, muitas das nossas aflições nesta vida, cuja causa não encontramos na própria vida, têm sua origem na dor que causamos ao outro, em outra existência. São processos educativos.

Nosso sofrimento é a consequência natural das faltas cometidas nesta ou noutra existência. É a justiça de Deus: o homem suporta o que fez os outros suportarem.

As expiações da vida são o remédio que limpa as nossas chagas e cura nossas enfermidades.

A compreensão das causas das nossas aflições é que nos traz o consolo ensinado por Jesus. Por isso é importante entendermos que temos várias encarnações e que a justiça de Deus abrange todas elas.

Agradeçamos a Deus que, na sua bondade, concede aos homens a possibilidade da reparação e não os condena definitivamente quando erram.

Depende de nós, de nossas escolhas, de nosso comportamento quantas vezes voltaremos a este mundo de expiações, podendo nos desenvolver e avançar se trabalharmos pelo nosso aperfeiçoamento.

Vamos ser melhores. Vamos dar o nosso melhor. Está nas nossas mãos construir um futuro de luz para nós mesmos.



Para assistir, clique na foto ou acesse:Aflitos