10 a 17/05/2020 - Preleção "Amai os vossos inimigos"

Preleção semanal - 10 a 17/05/2020: Amai os vossos inimigos

Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo 12 - Amai os vossos inimigos

Essa passagem do Evangelho de Mateus é um convite para nós deixarmos de lado o olho por olho, dente por dente, pagar o mal na mesma moeda. É mais uma vez um apelo a máxima que Jesus nos ensinou: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”, e mais ainda, amar como Jesus amou!

Se o amor ao próximo é o princípio da caridade; amar aos inimigos é a sua aplicação mais elevada, é elevar-se acima do orgulho e do egoísmo.

Amar os inimigos não significa ter a mesma afeição que amar um amigo porque isso não é natural, amar os inimigos é não ter ódio e nem rancor, não ter desejo de vingança, é perdoar sem segundas intenções, é tentar se reconciliar, é desejar-lhes o bem, é estender a mão em caso de necessidade, é não prejudicá-los nem em palavras e nem em ações, é retribuir todo o mal com o bem sem a intenção e os humilhar, quem faz isso cumpre o mandamento: Amai os vossos inimigos.

No mundo moral, aquele que se eleva acima dos bens materiais compreende que o ódio e o rancor o rebaixariam, e que para ser superior ao seu adversário é preciso ter a alma maior, mais nobre e mais generosa.



Para ouvir, clique na foto ou acesse:https://youtu.be/GDNUtaXT3SM