A Casa de Jurema Mestre Carlos foi fundada em 1978 e fica localizada na avenida principal de acesso ao distrito do Comum, em Extremoz/RN.
Estamos na sexta geração familiar, uma longa tradição, mantida nos dias de hoje pelo Mestre Juremeiro Melquizedec Costa da Rocha Júnior, filho do Babalorixá Melquisedec de Xangô do Ilê Asé Dajô Obá Ogodô.
Nossa Casa de Jurema é comprometida com o culto simples, tudo a moda tradicional.
Nas imagens abaixo, vemos nosso fundador Melquisedec trabalhando no local onde foi construída a Casa de Jurema Mestre Carlos.
Venho de uma tradição de Jurema de várias gerações. Me iniciei na Jurema Sagrada em 1970, na Cidade de João Câmara através de minha madrinha Anunciação aos 16 anos de idade. E assim começou minha história...
Procurando sempre manter viva as tradições da jurema em sua forma original da forma que aprendi, as sessões de mesa, mantendo-a afastada das influências da "Umbandização". A Jurema é um culto de origem Nordestina e que por si só se mantém, admiro muito a Umbanda mas Jurema não é Umbanda nem Candomblé.
O importante para manter as tradições, é cada qual, no seu cada qual, com todo o respeito devido as outras denominações. Umbanda tem mironga, Candomblé tem Awó e Jurema tem ciência, caminhos paralelos que se distinguem em sua formas ritualísticas.
Hoje resido em Extremoz/RN onde dirijo a Casa de Cultura de Matriz Africana Ilê Axé Dajô Obá Ogodô, casa de candomblé ketu.
Em 2021 passei a direção da Casa de Jurema Mestre Carlos, para meu filho primogênito Melquisedec Costa da Rocha Júnior, na certeza da continuação de nossas tradições e preservação de nossa ciência.
Abraços com muita ciência a todos e todas!
Melquizedec Rocha - Babalorixá e Mestre Juremeiro