Capitão Poço é uma cidade de Estado do Pará. Os habitantes se chamam capitão-pocenses.
O município se estende por 2 899,5 km² e contava com 54 303 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 18,7 habitantes por km² no território do município.
Vizinho dos municípios de Ourém, Garrafão do Norte e Santa Luzia do Pará,Capitão Poço se situa a 48 km a Sul-Leste de São Miguel do Guamá.
Situado a 71 metros de altitude, de Capitão Poço tem as seguintes coordenadas geográficas: Latitude: 1° 44' 47'' Sul, Longitude: 47° 3' 57'' Oeste.
1- APRESENTAÇÃO
Esta história foi desenvolvida através de pesquisas como: consulta a prefeitura, entrevistas com os moradores antigos, fotografias etc. , onde mostraremos como teve inicio a cidade de Capitão Poço até os dias atuais, seu desenvolvimento Econômico, Social e Cultural.
Sua história está vinculada de maneira direta ao processo do chamado avanço das frentes pioneiras que resultaram na instalação de imigrantes, originários de outras partes do território . E para ser constituído como município houve necessidade de desmembrar área patrimonial do município de Ourém.
2- ORIGEM
Capitão Poço, recebeu este nome em homenagem ao explorador conhecido pelo nome de Capitão Possolo, o mesmo que integrou parte da caravana de pioneiros que no mês de junho de 1945 , chegou até local onde hoje se localiza a sede do município, ele era um pirata cuja nacionalidade supõe-se que foi espanhol ou peruano, porém devido a dificuldade na pronúncia, passou a chamar-se Capitão Poço.
Outra versão é que um homem chamado Capitão Possolo teria morrido nas margens de um Igarapé, e sendo dado a este o nome de Capitão Poço. E também outra que os caboclos moradores da beira desse igarapé consideram CAPITÃO como sendo patente, assim por analogia, denominaram CAPITÃO POÇO ao maior POÇO encontrado no referido igarapé e daí o nome de Capitão Poço.
3- FUNDAÇÄO
No dia 15 de junho de 1945, chegavam a Capitão Poço 15 colonos nordestinos vindos na maioria de Arraial do Caeté e Peixe-boi. Fizeram o percurso de Ourém à Capitão Poço, em um dia e meio de viajem aproximadamente, abrindo picadas pela mata, nesse local iniciaram as primeiras plantações próximo ao igarapé, caracterizando o início de uma colonização, fizeram o primeiro roçado com a dimensão de 105 tarefas. Capitão Poço naquele tempo era mata pura, onde só existiam índios e madeireiros que penetravam explorando a madeira de lei, especialmente CEDRO e FEIJÓ, eram tiradas e conduzidas em forma de jangadas pelo igarapé CAPITÃO POÇO e pelo RIO GUAMÃ, para serem vendidas principalmente em São Miguel do Guamá.
Os pioneiros que chegaram foram:
-Rogério Gomes Coutinho,
-Irineu Gomes Coutinho,
-Joaquim Gomes Coutinho,
-Joaquim Ferreira Coutinho,
-Francisco Gomes Coutinho,
-Antônio Gomes Coutinho,
-Francisco de Paula Aguiar,
-Miguel Coutinho Aguiar,
-José Coutinho Aguiar,
-Manoel Apolônio de Souza,
-Luiz Marques Paiva
-José Alves dos Santos,
-João Bento Barros,
-João Marques Paiva,
-Victor Rodrigues Pessoa.
Em janeiro de 1946, chegavam à esta localidade, mais dois pioneiros, que eram: Raimundo Alves Bezerra e Gracindo Laurindo de Souza. Assim durante o ano de 1946 chegaram outras famílias que se localizaram as margens do Igarapé Capitão Poço nesta localidade.
Em 24 de janeiro de 1947, nascia a primeira criança, nesta localidade de Capitão Poço, era filho do senhor Francisco de Paula Aguiar e Rosena Marques Aguiar, que recebeu o nome de Raimundo Marques Aguiar.
Em 25 de março de 1947, foi celebrada a primeira missa na residência da senhora Filomena Coutinho, pelo Padre Miguel Maria Giambelli, atualmente Bispo da Diocese de Bragança, nesta data foi batizado a primeira criança nascida nesta localidade.
Segundo o Bispo de Bragança D. Miguel Maria Giambelli , na época coadjutor da paróquia de Ourém, na segunda quinzena de março de 1947 , um caçador trouxe-lhe o convite de três famílias cearenses, localizadas até então em um lugarejo desconhecido e perdidos na imensa floresta virgem que ocupava toda a área onde hoje surge a cidade de Capitão Poço. O convite era pra celebrar uma missa e batizar a primeira criança nascida no vilarejo.
No ano de 1948 , foi marcado principalmente pela construção da primeira igreja católica. A sua construção era em taipa e coberta de cavacos tendo como padroeiro Santo Antônio Maria Zacarias. Esse nome foi sugerido pelo Padre. Miguel Giambelli por ser o fundador dos padres Barnabitas, congregação da qual ele fazia parte.
Em 1949 surgiu a primeira barbearia, que era de propriedade do senhor Manoel Barbeiro.
De 1947 a 1950 foi construída a estrada que liga Capitão Poço a Ourém , Isolando assim a vila de Igarapé –Açu.
Em 1951, entrou o primeiro carro de propriedade do senhor MANOEL AIRES.
De 1952 a 1953 continuavam chegando mais famílias a esta localidade, com elas, veio o primeiro dentista de nome JOAQUIM DE SOUZA BRAGA, conhecido por Braguinha e a primeira PROFESSORA que foi a Senhora FLORA ALVES BEZERRA.
No início da década de 60 existiam no local do primeiro roçado um total de 300 casas, distribuídas numa rua principal e algumas travessas. E bom salientar que desde a colonização até o momento atual a população de Capitão Poço foi predominantemente constituída por nordestinos que vinham incentivados por parentes e amigos que já estavam em Capitão Poço, ou mesmo atraídos pelas notícias sobre o lugar.
Verificando o crescimento dessa então parte do município de Ourém, o Governo do Estado tomou providências no sentido de regularizar o loteamento das terras para os colonos. Para isso uma área de 576 Km pertencentes um japonês, foi desapropriada juntamente com outras áreas do Estado para ser ocupada pelo colonos. A facilidade em adquirir Lotes sem pagar e o bom resultado da produção Agrícola, despertou Otimismo entre eles.
Em 1961 a Assembleia Legislativa cria uma comissão de redivisão territorial. Nessa oportunidade, o Deputado Avelino Martins apresentou um projeto, propondo a criação do município de Capitão Poço. Após os estudos necessários, foi aprovada a lei Nº 2.460 de 29 de Dezembro de 1961, e devidamente sancionada pelo Governador Aurélio Corrêa do Carmo, e foi instalado oficialmente em 25 de Maio de 1962.
Em cumprimento a Lei, o governador do Estado nomeou o senhor FRANCISCO FARIAS DE ALBUQUERQUE o primeiro interventor de Capitão Poço, função esta ocupada pelo mesmo até a posse do grupo dirigente referendado pelas Urnas nas eleições Municipais.
A 15 de Novembro de 1961 houve a primeira eleição para eleger o primeiro Prefeito e a Câmara Municipal. Com base no resultado do pleito Municipal de 1961 ficou referendada a distribuição dos cargos públicos da seguinte forma:
PREFEITO: Raimundo Carvalho Siqueira
VICE-PREFEITO: Miguel Coutinho Aguiar
VEREADORES: Manoel Apolônio de Sousa, Joaquim de Souza Braga, Edmundo Ribeiro Tork, Raimundo Alves de Oliveira (renunciou e foi substituído por José Rosa Sobrinho), Pedro Venâncio da Silva, Abdias Gildo Pereira e Virgílio Medeiros de Aguiar. A posse deu-se no dia 23 de dezembro de 1962 e permaneceram no poder até 31 de Dezembro de 1966.
Ainda no ano de 1962 chegava o primeiro médico a residir nesta Cidade, o Doutor Edílson Abreu, juntamente com o Pretor Dr. Romão Amoedo.
Fonte: Câmara Municipal de Vereadores de Capitão Poço-PA.
O índice de Desenvolvimento de Educação Básica é 3,1 (IBGE, 2016), o índice abaixo da média nacional. Atualmente o município de Capitão Poço conta com um número aproximadamente de 1,5 mil alunos matriculados no ensino infantil, 10 mil matriculado no ensino fundamental e 2 mil matriculados no ensino médio (IBGE, 2015).
Escolas Estaduais:
EEEFM Padre Vitaliano Maria Vari;
EEEFM Terezinha Bezerra Siqueira;
EEEFM Oswaldo Cruz;
EEEFM Belina Campos Coutinho;
EEEFM Antônio Valdenir Araújo de Lima (Lions);
Principais escolas municipais:
EMEF Fátima Oliveira;
EMEF Silvio Nascimento;
EMEF Francisco Marques Aguiar;
EMEF Mariana das Graças;
EMEF Valmeire Borges;
EMEF Laura Borges;
CAMPUS DE CAPITÃO POÇO
Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
Atualmente, Capitão Poço conta com o campus universitário da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), que realiza suas atividades de ensino, pesquisa e extensão no município desde 2005. Ofertando cursos presenciais nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Tecnologia da Informação
Universidade Federal do Pará (UFPA)
A Universidade Federal do Pará (UFPA) contém um núcleo da universidade no município, que ofertas cursos de graduação intensivo pelo Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR).
Faculdade Educacional da Lapa (FAEL)
Faculdade Educacional da Lapa (FAEL) é uma instituição Privada, que oferta cursos de graduação à distância. Atualmente, oferta variáveis cursos à distância.
Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI)
Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI) é uma instituição privada, que oferta cursos de graduação à distância. Atualmente, oferta variáveis cursos à distância.
O município contém um expressiva produtividade, contendo plantações de Bananas (1,6 t), Coco-da-Baía (14 mil), Laranja (150 mil t), Maracujá (180 t), Pimenta do Reino (2 mil t), Arroz (104 t), Feijão (1,5 mil t), Malva (112 t), Mandioca (54 mil t), Milho (1,1 mil t) e Açaí (35 t). (IBGE, 2015)
O município de capitão Poço contém produção pecuária interessante, contando com aquicultura, Bovinos, caprinos, galináceo, mel de abelhas e criação de suínos. (IBGE, 2015)
Na silvicultura Capitão Poço produz Carvão Vegetal (20 t), Lenha (2 mil m³) e Madeira em tora (10 mil m³). (IBGE, 2016).
Possui comércio forte, que é responsável por quase 50% do PIB da Cidade.
PONTOS TURÍSTICOS
BALNEÁRIO PENSAMENTO
PARQUE CLUBE RIACHO DOCE
PRAÇADA DA ALVORADA