Capital Cultural iniciou suas atividades em 2022.
É uma produtora cultural da cidade de Pacatuba/CE que tem como área de atuação principal: preservação da capoeira como patrimônio cultural imaterial e memória com acessibilidade.
Capital Cultural no Youtube
Pesquisa e Audiovisual
O Capital Cultural é um compilado dos trabalhos da historiadora Jéssyca Oliveira (Pipoka), que atua em diferentes áreas para realizar suas produções, jogos, fanzines, podcast, pesquisas, oficinas, eventos, elaborações de projetos. Além de graduada em História, a Pipoka é especialista em literaturas africanas de língua portuguesa, e está cursando Gestão Cultural.
Desde 2016, Jéssyca Oliveira (Pipoka), atua na área da pesquisa para o audiovisual, com o cineasta Caio Ramos, para a produção de roteiros e documentários.
No podcast PipokaPod, a pesquisadora Jéssyca Oliveira realiza entrevistas, pesquisas, articulando diferentes áreas em prol do conhecimento. Ela também edita, roteiriza, produz e publica o PipokaPod.
Durante as atividades de pesquisa Jéssyca Oliveira também se dispõe a criar acervos digitais e produzir apurados da pesquisa para produções audiovisuais.
Audiolivro Dossiê 12 -É um estudo do IPHAN sobre Roda de Capoeira e Ofício dos mestres de capoeira, assim a produtora Capital Cultural com objetivos educacionais e de acessibilidade do conteúdo tornou o livro em áudio e com uma versão com audiodescrição. O audiolivro é narrado, editado e publicado por Jéssyca Oliveira. Atualmente ele está sendo publicado no spotify, deezer, youtube e amazon music.
PipokaPod
Aqui você vai encontrar quadros de Entrevistas (Conta mais), Debates (Trocando Ideia), Analise e discussão de músicas (Analisando...), Ciências na capoeira (Ciências), Estudos sobre a capoeira de um modo geral (Nossa história), apresentados pela Pipoka, contando também com algumas participações de convidados. A 1º Temporada contou com 24º Episódios.
Capital Cultural no Instagram
No instagram do Capital Cultural você vai encontrar fotos, vídeos e materiais de divulgação dos eventos que produzimos ou participamos.
Aqui divulgamos a produção do Kaférias, do Semeia Capoeira entre outras produções.
O Kaférias teve Oficinas de pinturas, de dread de lã, grupo de estudos com certificado sobre temas como o combate ao assédio e ao racismo no ambiente esportivo. Além de também conter em sua programação uma visita a serra de Aratanha. Todas as atividades eram gratuitas (exceto pela visita a serra, onde apenas os visitantes os não alunos do projeto Sementes de Kafé, pagariam uma taxa, pois o dinheiro seria utilizado para a produção do evento Semeia Capoeira)
ACEEAC - Sementes de Kafé
Missão
Viabilizar o acesso à saúde física e mental através da capoeira promovendo maior sociabilidade.
Visão
Ser um organização social inclusiva e diversificada na área do esporte e saúde física e mental.
O projeto surge em 2019, no município de Pacatuba-CE, e desde 2020 conta com o apoio do Capital Cultural para o desenvolvimento de suas atividades culturais e educativas durante os treinos. Trabalhando temas como: identidade, História, representatividade, cultura entre outros temas. Assim, promovemos a cultura, o esporte e lazer, para crianças, jovens e adultos de Pacatuba, Fortaleza e Maracanaú. O projeto hoje conta com 47 alunos.
O Semeia Capoeira é o evento anual de Batizado e Troca de Corda em que os alunos são apresentados a comunidade da capoeira e interagem com outros grupos, proporcionando assim encontros intergeracionais. A partir dele os alunos recebem sua corda conforme sua graduação, valorizando assim os esforços realizado no decorrer do ano. A primeira edição ocorreu nos dias 11 e 12 de agosto de 2023, apresentando convidados internacionais e contando com o apoio da prefeitura de Pacatuba e de membros da sociedade civil.
No decorrer do ano trabalhamos atividades relacionadas ao calendário social, com o apoio da equipe psicossocial elaboramos dinâmicas no fim dos treinos e momentos educativos para tratar dos temas. Também convidamos e fazemos parcerias para que haja uma maior interação com a comunidade.
O projeto além de participar de vários campeonatos também produz os seus próprios jogos competitivos de capoeira. Contando com categorias femininas e masculinas, iniciantes e veteranos, totalizando 7 categorias competitivas, sendo capaz de juntar representantes de 5 Estados do Brasil. Na última edição contamos com a presença de 11 grupos de capoeira, que totalizaram 79 inscritos.
Disponíveis para você
ZINEs
Este Zine dá inicio a uma Série que busca estudar músicas de capoeira. Foi projetado para o Projeto Sementes de Kafé, contendo capa com a logo do Projeto e do grupo Camangula, em suas páginas há desenhos de movimentos da capoeira e o hino do grupo Camangula de Capoeira, no fim há uma pequena biografia do mestre Nem, fundador do Grupo Camangula de Capoeira.
Este Zine busca esclarecer qual a diferença entre os três berimbaus, muitas pessoas não conhecem essas informações e não sabem como eles são compostos. Na capa há uma arte de Carybé retratando uma cena da capoeira, no topo há as logos do projeto Sementes de Kafé e do Grupo Camangula de Capoeira pois o Zine foi pensado para o público iniciante do grupo. Ao fim, há uma pequena biografia do artista Carybé.
Jogos e Diversão
O jogo da memória foi pensado e construído com os jovens do Projeto Sementes de Kafé em uma oficina. Você pode adaptar e fazer com o seus amigos. Se quiser usar o nosso basta imprimir e jogar, o nosso já possui 40 pares criativos. (Dica: se quiser mais durabilidade cole as imagens em uma cartolina cartão.)
BONS JOGOS.
A oficina de jogo da memória, os alunos se dividiram em duplas ou trios, e receberam lápis, borracha, e material para colorir e 1/4 de cartolina cartão. Em seguida cortaram a cartolina em 16 pedaços iguais, e desenharam algo referente a capoeira, podendo ser instrumentos, movimentos, apelidos, entre outras possibilidades, e no cartão que seria o seu par deveria estar o nome por escrito.
A oficina de pintura fez parte da programação do Kaférias e tinha o objetivo de melhorar as habilidades motoras e construir um maior sentimento de pertença ao espaço público em que eles treinam, além disso também continha informações como dias e horários dos treinos para que os transeuntes que quissesem participar do projeto aparecessem.
A oficina de dreads de lã fez parte da programação do Kaférias e tinha o objetivo de melhorar as habilidades motoras dos jovens além de desmistificar as informações negativas que circulam sobre os dreads, trazendo assim mais cultura e inclusão para o projeto.