Datas de realização:
Aulas da turma 1: 04/11 | 06/11 | 08/11 | 11/11 | 14/11Aulas da turma 2: 04/11| 18/11 | 21/11 | 22/11 | 25/11Local:
Aula Magna (04/11): Sociedade Harmonia LyraHorário: 18:30h às 22h
Mestre graduado pelo Grupo Muzenza de Capoeira. Mestre em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB (2011). Professor da disciplinas Metodologia da Capoeira e Lutas Esportivas na Fundação Educacional de Brusque - UNIFEBE. Coordenador e Professor do Projeto Berimbauzinho atuando em ONG's da cidade de Blumenau. Especialista em Educação Física Escolar pelo Instituto Catarinense de Pós- Graduação - ICPG (2003). Presidente do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da FURB e membro do Movimento de Consciência Negra de Blumenau - Cisne Negro. Graduado em Educação Física pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB (2001). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Capoeira, Capoeira e Educação, Cultura e Interculturalidade, Educação Étnico-Racial. É praticante de Capoeira desde 1982 e professor desta mesma modalidade desde 1991 em Blumenau.
Mestrando em Educação pela FURB (Universidade de Blumenau/SC, 2018) com a linha de pesquisa de Linguagens, Arte e Educação, com foco no estudo do Corpo Negro na Dança, faz parte do Grupo de pesquisa; Arte e Estética na Educação cuja pesquisa é baseado na Artes a partir da epistemologia Artográfica. Idealizador do Congresso Brasileiro de Dança Educacional. Coordenador nas Especializações do Centro Sul Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação nos cursos de Artes Cênicas e Dança Educacional e no Curso Técnico em Dança do Grupo AZ ARTE Joinville/SC. Docente de na UNIFEBE (Universidade de Brusque, desde 2016) na cadeira de Dança e Saúde no núcleo de Educação Física e Professor Substituto na FURB desde 2017 nos cursos de Teatro e Música nas disciplinas de Projetos e Produções Culturais, Dança Cênica e Teatro de Formas Animadas. Membro do NEAB (Núcleo de Estudo Afro Brasileiro).
Aspectos Históricos: A capoeira enquanto instrumento de libertação, expressão corporal e resistência ao longo da história do Brasil;
Elementos pedagógicos: a interdisciplinaridade da capoeira;
Caracterização dos cantos da roda de capoeira: A Ladainha, O Corrido, A Quadra, A Chula;
A Teatralidade;
Matemática na Capoeira: construindo movimentos corporais e figuras geométricas;
Manifestações de Matriz Africana: Maracatu, Afoxé;
Decolonialidade do Corpo;
Ações práticas e pedagógicas no ensino da cultura e manifestações Afro Brasileira.
Clique no botão ao lado para acessar os materiais e atividades online. Para acessar, poderá ser necessário o código enviado para você por e-mail.
Comentários: