Datas de realização:
Aulas da turma 1: 04/11 | 06/11 | 08/11 | 11/11 | 14/11Aulas da turma 2: 04/11| 18/11 | 21/11 | 22/11 | 25/11Local:
Aula Magna (04/11): Sociedade Harmonia LyraHorário: 18:30h às 22h
Pós-doutora em Educação (2018), Doutora em Literatura(2014), Mestra em Inglês(2002)- (Universidade Federal de Santa Catarina). Professora da rede pública estadual de Santa Catarina, aposentada. 32 anos de experiência em educação, durante esse período atuou como: diretora da Escola de Educação Básica Jornalista Jairo Callado, professora de português e inglês, assessora na Coordenadoria Regional da Grande Florianópolis, coordenadora das diversidade na Diretória de Ensino Médio na Secretaria Estadual de Educação. Larga experiência na formação de professores(as) atuando na área de Educação para as Relações Étnico-Raciais, Literatura e elaboração de projetos. Participou de bancas de TCC na UFSC. Participação em eventos: Seminários, simpósios, mini-cursos, apresentando trabalhos e coordenando sessões temáticas. Fundadora do Grupo de Estudos Étnico-Racial da EEB Aderbal Ramos da Silva (2006 a 2009/ 2014 a 2017). É membro fundadora e membro do Grupo de Educadorxs Negrxs da Região da Grande Florianópolis. Participa como pesquisadora do grupo LITERALISE da Universidade Federal de Santa Catarina.
É Pós-doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2017). Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012) e Graduado (Bacharel e Licenciado) em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação das relações étnico-raciais, contemplando principalmente ensino de história em escolas públicas estaduais e municipais e educação Quilombola no campo e em áreas urbanas, atuando principalmente em temas ligados a invisibilidade e socialidade negra, cultura popular, carnaval, tradições de matrizes afro-brasileiras e o samba no sul do Brasil. Ministrou cursos de curta duração, realizou palestras e mesas-redondas sobre estudos afro-brasileiros, musicalidades diaspóricas e ancestralidade. É músico, sambista e compositor e lançou seu Cd Autoral chamado "Negra Catarina" em 2018, que versa sobre a presença negra no sul do Brasil através do samba e de suas múltiplas linguagens sonoro-musicais. Atua como Coordenador da Comissão Parlamentar de Carnaval da Grande Florianópolis e Políticas Públicas voltadas para o Carnaval, compõe a Diretoria Executiva da Liga das Escolas de Samba de Florianópolis -LIESF, no cargo de Diretor de Acervo e é Diretor Musical do Grêmio Recreativo e Escola de Samba Vermelho e Branco, de Florianópolis. É Pesquisador Convidado do Observatório de Práticas Escolares da OPE/UDESC/FAED, atuando como coordenador do GT - Pluriversal, Escola, Diversidades e Religiosidades, do Grupo de Estudos Latino-Americanos - AYA/UDESC/FAED e do Grupo de Pesquisa,Oralidade Performance - GESTO/UFSC/PPGAS.
A literatura Brasileira na formação dos professores(as);
Literatura;
Literatura infantil e juvenil;
Educação para as relações étnico-raciais e a literatura;
A Lei nº 10.639 e o ensino de literatura;
A literatura afro-brasileira;
As literaturas africanas de língua portuguesa e inglesa;
Escritores(as) e ilustradores(as);
A literatura afro-brasileira e as literaturas africanas de língua portuguesa e inglesa na sala de aula;
Práticas pedagógicas.
Desmistificando o conceito de Arte;
A Arte e seus adjetivos;
A arte Africana na antiguidade;
Por uma Nova Epistemologia dos artefatos e bens culturais da cultura negra;
O mundo sem África, um mapa incompleto das coisas e dos saberes;
As formas de autoinscrição africanas;
Trançando e tramando o mundo: caminhos da libertação;
Os corpos que escrevem e inscrevem;
Signos de novos tempos: Arte Negra é Moderna?
A cultura afrobrasileira no Período Colonial;
Orixalidade: o mundo construído pelas das tradições de matrizes africanas;
A Capoeira, arte do Corpo?;
Samba, é música em forma de arte?;
Arte da fala: Dommas e Griots;
Arte contemporânea Africana.
Clique no botão ao lado para acessar os materiais e atividades online. Para acessar, poderá ser necessário o código enviado para você por e-mail.
Comentários: