Datas de realização:
Aulas da turma 1: 04/11 | 06/11 | 08/11 | 11/11 | 14/11Aulas da turma 2: 04/11| 18/11 | 21/11 | 22/11 | 25/11Local:
Aula Magna (04/11): Sociedade Harmonia LyraHorário: 18:30h às 22h
Mestrado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2019). Graduação no curso de Licenciatura em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2016). Professora de História da Rede Municipal de Florianópolis (2019). Vice- Presidente da Associação de Mulheres Negras Antonieta de Barros (AMAB). Pesquisadora associada ao Centro de Estudos Culturais Africanos e da Diáspora (CECAFRO) da PUC/SP. Vinculada ao grupo de Educadoras/os Negras/os de Santa Catarina. Conselheira no Conselho Estadual das Populações Afro descendentes de Santa Catarina (CEPA/SC). Uma das integrantes da coordenação da Marcha de Mulheres Negras em Santa Catarina (2015). Atuando principalmente nos seguintes temas: História do Brasil, Ensino de História da África e História de Mulheres Negras.
Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina e graduada em Geografia também pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisa na área de Geografia Humana, com ênfase em Relações Raciais, articulando território, teoria do pensamento geográfico, gênero e currículo. Participa do Alteritas: Diferença, Arte e Educação e do Núcleo de Estudos Negros.
O ensino de história das Áfricas e Historiografia;
Formas africanas de lidar com o passado: oralidade, mitos, ritos, tradições;
As populações de origem africana em Santa Catarina;
Histórico do movimento negro brasileiro e a educação antirracista;
Relações raciais na escola;
As manifestações afro-brasileiras: arte, literatura e religiosidade;
Geografia e as relações étnico-raciais; A lei 10.639/03 e o ensino de Geografia; O papel da Geografia nas práticas antirracistas em contexto escolar; Prática: A construção de um currículo de Geografia antirracista - primeiros passos;
Cartografia antirracista; Prática: Remapeando o continente africano; Descolonização da África contemporânea;
A população mundial em uma perspectiva étnico-racial; Formação da população brasileira e catarinense; Estrutura e distribuição da população brasileira; Indicadores de desenvolvimento e desigualdade étnico-racial; Prática: Jogo dos privilégios;
Questões ambientais e relações étnico-raciais; Territórios negros em Joinville; Meu território; Prática: Estratégias antirracistas interdisciplinares.
Clique no botão ao lado para acessar os materiais e atividades online. Para acessar, poderá ser necessário o código enviado para você por e-mail.
Comentários: