Equipamento

Vestuário

O conceito das 3 camadas para caminhar!


Na escolha do vestuário, para a prática de caminhadas ou passeios pedestres, há que ser prático, e ter em atenção, a comodidade, o peso, a protecção contra o frio, a humidade e o vento, quer no Verão quer no Inverno. Para Caminhar também deveremos adoptar o conceito das 3 camadas, vestir por camadas, as bases do vestuário de montanha.

1ª Camada

As peças que estão em contacto com a pele convém que sejam de um material que não absorva a humidade, mas que a repele, como as fibras, embora as peças de algodão sejam muito confortáveis mas absorve a humidade e leva muito tempo a secar.

T-shirt ou Camisola Térmica

Cuecas ou Calças Térmicas

Peúgas ou Meias

2ª Camada

A função da segunda camada é manter a temperatura corporal estável. Mais uma vez, a peça de roupa a usar vai depender da actividade que vai fazer. Embora a função desta camada seja manter a sua temperatura corporal, ela não pode deixar de desempenhar outra função para que o sistema de camadas seja eficaz, transportar a transpiração que foi expelida pela primeira camada e conduzi-la para a camada exterior.

Pullover ou Polo

Casaco ou Corta Vento

Calças ou Calções

3ª Camada

A função desta camada exterior é a de proteger dos elementos externos, vento, frio chuva ou até a neve, mantendo o principio das camadas, mais uma vez, a respirabilidade tem de estar garantida, quer nas calças, casaco, polainas e até numa possível capa para a chuva, que deixem sair a transpiração do nosso corpo.

Casaco Impermeável

Calças Impermeáveis

Polainas

Chapéu

Gorro

Luvas