CAÍQUE ALENCAR

JORNALISTA

Olá!

Tenho 28 anos e sou jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo com mais de cinco anos de experiência em redações. Gosto de notícia quente e tenho um interesse especial por jornalismo orientado por dados e visualização. Não tenho medo de números e, além de escrever, sei usar SQL, OpenRefine e editores de planilhas (Excel e Google Sheets). Utilizado essas e outras ferramentas para lidar com grandes bases de dados, raspar, limpar e analisar informações que não são estruturadas ou disponíveis em formato aberto.

Atualmente, sou redator de hard news no UOL. Escrevo sobre política, economia, assuntos internacionais como guerras, ataques terroristas e eleições, mas também sobre meio ambiente, saúde pública e notícias locais de acidentes, por exemplo.

Até dezembro de 2021, fui repórter da revista Veja. Trabalhei na editoria de Brasil, que tem a política como seu carro-chefe. Nela eu produzia matérias tanto para a revista quanto para o site principalmente sobre os bastidores do poder.

Já fui repórter do iG em Último Segundo, a editoria de hard news do portal. Junto com a equipe eu cobri Política, Polícia, Saúde, Educação, Meio Ambiente e Mundo, mas a minha função era dar mais atenção para o poder Judiciário. Também fazia a apresentação das lives Em Cima do Fato, transmissões ao vivo do portal que sempre tratam de temas quentes do noticiário.

Durante a crise da Covid-19, fui destacado para fazer parte do pool de cobertura focada exclusivamente no novo coronavírus e, nas eleições municipais, também participei de lives com os candidatos à Prefeitura de São Paulo no canal do iG no Youtube e na página do portal no Facebook. Já entrevistei nomes como as deputadas federais Joice Hasselmann e Sâmia Bomfim, o deputado Celso Russomanno, o ex-governador Márcio França e Guilherme Boulos.

Antes já fui freelancer do suplemento de decoração do Estadão, o Casa, durante três meses. Nele fui responsável pelas apurações de conteúdo impresso e digital, edição de textos e administração de páginas nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter).

Em 2018, fui repórter foca da 29ª edição do Curso Estado de Jornalismo, no qual tive a oportunidade de produzir reportagens para diversas editorias do Grupo Estado. Também participei de aulas de disciplinas teóricas de política, filosofia, direito, ética e módulos práticos com palestras e coletivas especiais.

Durante os três meses de curso, participei da cobertura das eleições gerais de 2018 e fiz plantões das apurações das urnas tanto do primeiro quanto do segundo turno.

Como projeto final, minha turma criou o Capitu, um site que traz um olhar feminino e tem o compromisso de destacar a voz das mulheres em assuntos como política, economia, artes e esportes. O projeto resgata e renova a proposta do antigo suplemento feminino do jornal O Estado de São Paulo e ainda recebe o pseudônimo de sua criadora, que foi Maria do Carmo de Almeida.

O projeto se tornou um livro publicado pelo Estado de São Paulo em homenagem ao Dia das Mães. Ele tem 12 reportagens com temas relacionados à maternidade e duas das matérias que eu produzi estão nessa coletânea.

Tenho três anos de experiência em outras redações, sendo que contribui durante um ano para o Portal R7 e durante dois anos para o Jornal Repórter Diário, localizado no ABC paulista. Fui estagiário em ambas.

No R7, trabalhei nas editorias de Internacional e Saúde e entre as minhas responsabilidades estavam sugestão de pautas, apurações, entrevistas, monitoramento de veículos de comunicação estrangeiros, tradução e transformação de trending topics em notícias.

Já no Repórter Diário, produzia reportagens para o jornal impresso e o portal nas editorias de Cidades e Cultura. Além disso, fazia entrevistas em vídeo, fotografia, atualização de website, administração de páginas em redes sociais e edição de imagens e vídeos.

No meu TCC, escrevi um livro-reportagem sobre o centenário da Revolução Russa, que conta histórias que foram deixadas de lado ou omitidas durante este período da história mundial e mostram o ponto de vista que os russos e seus descendentes têm sobre este evento histórico.

Também tenho conhecimento em HTML, JavaScript, Git, Inbound Marketing, SEO, WordPress e pacote Office. Sou fluente em inglês e tenho espanhol intermediário.