O objetivo desta aplicação é permitir que durante a Pandemia, a Prefeitura possa avançar com atualização cadastral e que o contribuinte tenha um canal de comunicação com o Setor de Cadastro, podendo realizar o atendimento on-line e solicitar correções de cadastro em caso de discordância das informações constantes da Carta de Notificação.
Acesso à plataforma: https://mariana.topocart.net
Informar as letras na caixa, para evitar acesso por robôs (rotinas automatizadas).
Clique em acessar.
Após o acesso, surge a seguinte tela para preenchimento:
Lançar todos os dados da pessoa que está de posse da carta de notificação e que está realizando a comunicação com a Prefeitura. Atenção ao CPF, pois se o mesmo não for válido, não passa para a próxima fase.
Nesta caixa, deve-se digitar o motivo principal pelo qual se está contestando os dados apresentados na carta de notificação, mesmo que haja mais de um motivo. O motivo adicional poderá ser informado na caixa de texto "Observação".
O motivo principal poderá ser:
Área construída: quando não concordar com o valor da área da construção (lembrando que terraço coberto com zinco não está sendo computado).
Área terreno: corresponde a fração do terreno para a unidade imobiliária. Ex: se um prédio de 10 apartamentos tem o lote de 1.000m² e os apartamentos são iguais, a área do terreno correspondente à unidade será de 100m².
Mais de uma notificação no mesmo lote: isto ocorre porque o cadastro é por unidade imobiliária (por moradia ou por uso diferente, residência/comercio, no mesmo lote). Atentar que a notificação é para cada unidade.
Nome do proprietário: os dados apresentados foram colhidos no cadastro realizado em 2019 e vinculados àqueles existentes na base do cadastro tributário da Prefeitura. Entretanto, se durante a visita o morador estava ausente, o campo poderá estar sem preenchimento. Para imóveis em que o ocupante que recebeu a notificação não tenha sido o proprietário, preencher as informações do mesmo com base no contrato de locação do imóvel.
Uso do imóvel: para quê o imóvel é utilizado.
Outro: qualquer outra reclamação.
Em seguida, preencher informações do imóvel caso não concorde com aquelas apresentadas na carta de notificação.
Caso o endereço de correspondência seja o mesmo do imóvel, basta clicar em "SIM" no campo correspondente; caso contrário clicar em "NÃO" e preencher as informações que serão solicitadas:
Em seguida, serão apresentadas as informações de áreas relacionadas à unidade.
Clicando em continuar, pede-se para informar o uso do imóvel.
Ao final, pode-se adicionar documentação que comprove seus argumentos e, após avaliação do Setor de Cadastro, estando completa a documentação, os dados serão tratados/corrigidos e não será necessária visita in loco no imóvel e/ou informações complementares para solução do caso.
Todos os documentos (escritura, contrato de compra e venda, documentos pessoais etc) deverão ser fotos (imagens), caso contrário uma mensagem de erro será apresentada:
Clicando-se em continuar, o sistema finalizará o processo e suas informações serão enviadas ao Setor de cadastro da Prefeitura.
Posteriormente, quando um analista realizar o tratamento de tais informações, poderá haver a necessidade de contato através do número indicado na tela inicial.