ATIVIDADES BROTERO

A Brotero TV apresenta dia 15 de Junho 2021, uma edição especial dedicada às atividades da escola (que foi possível registar, devido às condições técnicas e humanas existentes).


MOSTRA DE CURTAS BROTERO NA CASA DA ESQUINA

No âmbito dos Projetos de Aptidão Profissional - PAP do Curso Profissional de Multimédia, são realizados, todos os anos, entre 6 a 10 vídeos como trabalhos finais de curso.

A mostra que aqui se apresenta, foi recolhida entre um vasto conjunto de filmes realizados ao longo dos últimos 5 anos e que, pela sua qualidade e criatividade, se destacam.

Estes trabalhos exploram diversas narrativas, indo desde a ficção à publicidade, apresentando um vasto universo videográfico, ensaiado e explorado durante o curso em diversas disciplinas teóricas e técnicas. Desde a produção de guiões literários e técnicos, storyboards, planos técnicos de produção e edição, realização e filmagens, edição de som, etc., os trabalhos desenvolvidos pelos alunos deste curso, e apresentados pela primeira vez à comunidade - no âmbito do projeto "Crianças em Ação" promovido pela Casa da Esquina -, evidenciam o grau de preparação para as tecnologias contemporâneas digitais dos alunos da Brotero, desde a programação web à edição televisiva e videográfica.

CASA DA ESQUINA
Rua Aires de Campos, nº 16 - Coimbra
22 Fevereiro 2022, 18h00

CURTAS BROTERO II

No âmbito da disciplina de Design e Comunicação do 12º ano, do Curso Profissional Técnico de Multimédia da Escola Secundária de Avelar Brotero, é proposto anualmente, a realização de filmes de ficção / documentário. Todos os anos são produzidas entre 5 a 10 curtas abarcando várias áreas da produção vídeo, desde o spot comercial, ao documental e à ficção.
Numa colaboração com o PNC / EQAVET, apresenta-se na Brotero TV o segundo ciclo de curtas metragens, numa selecção de filmes onde se poderá apreciar a riqueza criativa e empenho dos alunos da Brotero na execução destes trabalhos, num conjunto de obras de ficção, onde a poesia e a realidade se cruzam na manifestação de problemas sociais, culturais e de índole pessoal. Em suma, é o mundo juvenil - com as suas preocupações e medos - o que estes trabalhos nos mostram.

LISTA DE TRABALHOS

1- "Vídeo Motivacional", Miguel Tobback | 3:00 | 2018
2- "
Untitled | s/ título", Nuno Vieira | 2:31 | 2018
3- "
Por trilhos de um Sonho: Telmo Pinão", Pedro Franco | 7:50 | 2019
4- "
Basquetebol", Alexandra Pereira & João Sousa | 1:08 | 2020
5- "
Little Talks", Inês Simões | 4:05 | 2018
6- "
Mulieres", Alice Lopes | 1:46 | 2021
7- "
Drena", Guilherme Albuquerque | 1:00 | 2021

Coordenação: José Vieira
Organização: Brotero TV
Colaboração: PNC / EQAVET

CURSOS PROFISSIONAIS ESAB

Clip de promoção dos Cursos Profissionais da Escola.

Produção, realização e edição de José Vieira

ATIVIDADES BROTERO 20/21

A Brotero TV apresentou dia 16 de Junho 2021, pelas 10h00, uma edição especial dedicada às atividades da escola (que foi possível registar, devido à pandemia e às condições técnicas e humanas existentes).

O programa estará dividido em duas partes:
Pelas
10h00, será apresentada a emissão pré-gravada, com o registo de algumas atividades desenvolvidas na escola e de vídeos específicos realizados para alguns projetos.
Pelas
10h30, associando-se ao evento "Escola em Movimento", faremos uma emissão em direto para o facebook.

LÍDERES DIGITAIS

Video promocional dos "Líderes Digitais" da Escola Secundária Avelar Brotero.

Coordenação: Paulo Gomes
Edição: José Vieira / Brotero TV
Participantes: Afonso Fernandes, Ana Francisca, Carlos Lopes, Francisco Malva, Guilherme Eufrásio, Isabel Prieto
Produção: BTV

CURTAS BROTERO I

No âmbito da disciplina de Oficina Multimédia do 12º ano, do Curso de Artes Visuais da Escola Secundária de Avelar Brotero, é proposto anualmente, a realização de filmes de ficção / documentário. Todos os anos são produzidas cerca de 50 filmes abarcando várias áreas da produção vídeo, desde a vídeo arte à ficção.

Numa colaboração com a associação Videolab, a Brotero TV apresenta no EAMP - Espaço de Artes Multimédia e Performance, uma selecção de filmes onde se poderá apreciar a riqueza criativa e empenho dos alunos da Brotero na execução destes trabalhos, num conjunto de obras de ficção, onde a poesia e a realidade se cruzam na manifestação de problemas sociais, culturais e de índole pessoal.

LISTA DE TRABALHOS

1- "Green Madness", Vasco Martins| 7:04 | 2014
2- "Just Business", Francisco Roma| 6:16 | 2015
3- "Os Cromos da Bola", Daniel Gomes | 6:40 | 2015
4- "A New Begining", Hugo Simões, Sofia Mendes, Madalena Antunes | 7:03 | 2019
5- "Baptisms", João Duque | 3:40 | 2015
6- "Luta Invisível", José Ponciano | 5:00 | 2016

Coordenação: José Veira
Selecção: Projecto Videolab
Organização: Brotero TV / EAMP

PRODE IN ACTION

Peça videográfica sobre o Clube Prode (Programação, Robótica e Design) da Escola Avelar Brotero.

Coordenação: João Sá
Edição: José Vieira / Brotero TV
Participantes: Carlos Costa, Diogo Rodrigues, Filipa Lobo, Kira Morozova, Marta Boavida
Produção: BTV

ANIME BROTERO

Centrada na divulgação e apoio à realização de trabalhos realizados por alunos de multimédia (que tenham o vídeo como forma de expressão) e de outros cursos / atividades que se enquadrem na lógica do multimédia, pretende a Brotero TV iniciar as suas emissões a 21 de janeiro 2021, com uma mostra dedicada ao cinema de animação em Stop Motion, apresentando alguns filmes realizados no contexto da Oficina Multimédia do 12º Ano do Curso de Artes.


Seleção: José Vieira, Dora Tracana, Cristina Janicas, Mª Helena Loureiro (a partir de votação online)

Votação: Alunos de Oficina Multimédia 12º ano, Design e Comunicação 12º ano.

Participantes: Ana Campos, Ana Rita Caniceiro, Ana Rita Castanheira, Beatriz Costa, Inês Sousa, João Duque, João Silva, Maria Brito, Maria Trindade, Mariana Silva, Pedro Matos,

Organização: PNC - Plano Nacional de Cinema / Brotero TV

25 NOVEMBRO

Com o objetivo de assinalar o dia 25 de novembro - Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi proposto aos alunos/as do 10º1E o desafio de trazer uma garrafa com uma flor branca. Cada garrafa teria um rótulo com o nome e idade de uma mulher vítima de violência doméstica. Um total de trinta garrafas.

Os/as alunos/as foram, ainda, desafiados/as a construir uma imagem que denunciasse o flagelo da Violência Doméstica, num comprometimento ativo contra o crime que transforma o lar num ringue de luta e faz do casamento (daí o véu, adereço do vestido de noiva) a mortalha de demasiadas mulheres.

Os trabalhos foram realizados em família (com ajuda de pais e mães) tendo estado assim o tema da Violência Doméstica em discussão. Um exemplo de cidadania.

Texto: Cristina Janicas
Fotografia: Ana Favas (12 PM)
Vídeo: Inês Teixeira (12 PM)
Coordenação e edição: José Vieira