Os estudantes se apropriam do básico sobre o uso da interface de Circuitos com Tinkercad para construir um circuito LED simples alimentado por bateria. Em seguida, eles aprendem como conectar um Arduino ao circuito e programá-lo para piscar os LEDs. Finalmente, eles aplicarão o que aprenderam para fazer seu próprio show de luzes LED. Os estudantes também aprenderão algumas práticas recomendadas para construir circuitos e como depurar e solucionar problemas de seus circuitos e códigos.
A duração estimada desta trilha pedagógica é flexivel e pode ser ajustada conforme necessário. Estas lições não requerem experiência prévia com circuitos ou programação.
Aula 2- Assista ao vídeo para aprender como piscar um LED. Em seguida, em uma janela separada, conecte um LED externo ao pino 13 do Arduino usando a placa de ensaio no Tinkercad. Desta vez você precisará alterar o valor do resistor – configure-o para 220Ω. Clique no botão Código e use o menu suspenso Blocos para selecionar “Texto”. Quando você clica em “Iniciar simulação”, o LED deve piscar.
Plano: Os estudantes conectaram um led dentro da plataforma tinkerCad, e simularam pincando, tomando consciência da início da programação scratch, em blocos.
Aula 3 - Assista ao vídeo para aprender como adicionar um Arduino e uma placa de ensaio. Em seguida, em uma janela separada, inicie um novo circuito no Tinkercad. Adicione um Arduino e uma placa de ensaio ao circuito, gire-os 90 graus para que fiquem na vertical e coloque-os um ao lado do outro. Conecte os pinos 5V e GND do Arduino aos barramentos de alimentação (+) e terra (-) da placa de ensaio, respectivamente. Use fiação organizada e codificada por cores.
Agredecimento: Collab de Professores -Saiba mais