Organização: Elis Schwanka
PRAZO DE INSCRIÇÃO: 17/06/2025 a 15/07/2025
PASSOS QUE CONTAM: Coletânea de Vidas (autobiografias)
Tema: Trajetórias de vida
Gênero: Autobiografia (narrativo em prosa ou verso)
Busca-se ao longo desta Coletânea “Passos que contam: Coletânea de Vidas, trazer trajetórias de vida, processo de autoconhecimento, motivações e escolhas de cada participante. Trata-se do caminho único e pessoal que um indivíduo persegue ao longo da sua existência, desde o nascimento até o presente momento. Uma jornada que inclui experiências, desafios, aprendizados, e conquistas, moldado pelo indivíduo e a sua visão de mundo. Nesta coletânea encontraremos histórias de vida narradas pela própria pessoa biografada, que consiste em textos autobiográficos, textos tanto em prosa como em verso, narrando a experiência vivencial de cada coautor. “Cada um deixa pelo caminho um pouco daquilo que carrega consigo. Uns deixam alegrias, outros flores, uns deixam boas lembranças, outros... Bem, a gente tem que ter cuidado onde pisa.” (Rosi Coelho)
Organização: Gabriela Lages
PRAZO DE INSCRIÇÃO: 09/06/2025 a 14/07/2025
ANTOLOGIA - A Poética das Cores
Gênero: POESIA (aldravia, haicai, soneto, cordel, poetrix, prosa poética, tautograma, poema)
Há poesia nos mínimos detalhes do cotidiano. Há poesia, inclusive, nas cores que deixam o mundo mais vivo, pacífico ou vibrante. O azul, por exemplo, simboliza tanto a tristeza, quanto a serenidade. O vermelho, por sua vez, representa o poder e os sentimentos intensos. A cor branca é sinônimo de paz; já o laranja é símbolo da alegria e da criatividade. Cada cor tem um significado escondido. Nesse sentido, o principal objetivo da nossa antologia é reunir poemas que versem sobre as cores neutras (branco e preto), primárias (vermelho, amarelo e azul) ou secundárias (verde, laranja e roxo), de forma criativa e original. Venha colorir essas páginas conosco!
Organização: Janaína Bellé
PRAZO DE INSCRIÇÃO: 02/04/2025 a 31/05/2025
Edital encerrado
ANTOLOGIA NACIONAL - Poesias para DEUS
Gêneros: POESIAS (aldravia, soneto, cordel, poetrix, prosa poética, tautograma, música, poemas...)
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” (Provérbios 4:23)
Em tempos de inteligência artificial,
Tecnologias na palma da mão,
Ansiedade que toma conta,
Consumismo...
Independentemente de religiões,
como encontrar tempo e forma
para a conexão com a fonte criadora da vida.
Sentir a Sua presença, Sua paz, Seu amor,
E a sensação de nunca estar sozinho
Sua presença é resposta à falibilidade humana
E é fonte acalento para as angústias.
Essa presença pode ser sentida no silêncio
Uma calma que envolve, uma paz que abraça,
Um amor que sustenta, uma luz que guia,
Nessas singelezas, a conexão com Deus acontece
O coração é um templo, santuário de amor,
Habitat abençoado por Deus
A alma é um rio que flui em direção
À conexão com Deus.
Em cada respiração, Sua vida,
Em cada batida do coração, Sua presença,
Em cada pensamento, Sua sabedoria,
E a certeza de estar conectado a Ti, ó Deus.
Cada ser humano é uma gota do Teu oceano,
Um raio da Tua luz, um sopro do Teu espírito,
É um filho do Teu amor, um milagre da sua conexão.
Querido escritor, em tempos de Inteligência Artificial, venha poetizar a conexão humana com o Ser Divino.
Organização: Elis Schwanka
PRAZO DE INSCRIÇÃO: Entre 25/03/2025 a 31/05/2025
Edital encerrado
Ser MÃE, “e a dádiva de gerar vidas”
A palavra "maternidade" tem origem no latim medieval maternitas, atis, que significa "qualidade de ser mãe". Porém a palavra "maternidade" pode ter vários significados: como a qualidade de mãe, de quem “gera ou cria”, educa, acolhe, oferece cuidado, carinho, amor e proteção a uma criança vínculo de parentesco entre a mãe e o filho ou os filhos; estado ou condição da mulher grávida ou da mulher que deu à luz;
A maternidade também pode ser considerada como uma instituição simbólica e sua ideologista baseada na cultura patriarcal, ou seja, muitos pais solos ou não, que assumem o papel da “mãe”. Também pode ser vista, como um papel social que representa o empoderamento feminino e o crescimento pessoal. Sabemos que psicologicamente falando, a maternidade também pode acarretar uma série de comprometimentos à saúde mental da mulher. E que nem tudo na maternidade são flores, mas existem momentos tão incríveis, pequenas demonstrações de afeto, que só o amor explica.
Porém, busca-se por meio desta Antologia Ser MÃE, “e a dádiva de gerar vidas”, transpor em lindos versos a representação do lado romântico, da magia e do milagre de gerar vidas, como uma dádiva recebida, afim de tocar nossas almas, despertar nossas emoções mais profundas e nos fazer refletir sobre a importância da mulher na continuidade da humanidade, afinal de contas mesmo quem não é do gênero feminino, foi gerado por uma mulher.
Organização: Sonaira Limana Schultz
PRAZO DE INSCRIÇÃO: Entre 11/03/2025 a 30/04/2025
Edital encerrado
ANTOLOGIA ESSÊNCIA DA NOSTALGIA
A antologia “Essência da nostalgia” transportará a todos a uma viagem muito subjetiva, de volta aos bons tempos, vivenciados em diferentes fases de nossas vidas. Resgate seus momentos mais belos, da infância, rememore rostos de pessoas estimadas, relembre épocas douradas, recorde-se de clássicos objetos, com valor afetivo, reveja imagens, retome aromas, sabores e sons.
Inspire-se, suspire e eternize suas nostálgicas memórias, através da arte da escrita.
Atenciosamente
Sonaira Limana Schultz (Organizadora)
Brecci Books
Organização: Kassia Santos e Thalia Costa
PRAZO DE INSCRIÇÃO: Entre 20/01/2025 a 30/04/2025
Edital encerrado
ANTOLOGIA POÉTICA LAÇOS DE IRMANDADE - Tudo entre irmãos
Nossos irmãos são parte de nós. Cada um com suas particularidades, mas sempre um complemento vital. Eles são nossos primeiros amigos, e, durante toda a nossa vida são os mais verdadeiros e sinceros que podemos ter. Eles nos compreendem, nos surpreendem, nos alegram, nos irritam, uma mistura de amor e rivalidade sem explicação. De certo, não entendemos os sentimentos que se atrelam aos laços afetivos de irmãos, apenas sentimos e vivemos intensamente, de forma que existem momentos que não queremos perto, mas, se distante por muito tempo se torna angustiante. Neste projeto coletivo, o objetivo é expressar através da escrita poética esses sentimentos de amor e quase ódio entrelaçados, as brincadeiras, as sapequices do passado. Te convida para expressar por meio da escrita literária homenagens aos irmãos que partiram deixando saudades, ou aos que permanecem entre nós, e resgatar memórias e lembranças de nossa infância e do nosso presente. Venham deixar registrado todo seu amor pelos seus irmãos de sangue e de alma!
Atenciosamente
Kassia Santos e Thalia Costa (Organizadoras)
Brecci Books
Organização: Janaína Bellé
PRAZO DE INSCRIÇÃO: Entre 15/01/2025 a 10/03/2025
DESBRAVADORES - Coletânea em homenagem aos 150 anos da imigração italiana vol. III
A obra literária DESBRAVADORES - Coletânea em homenagem aos 150 anos da imigração italiana vol. III é uma proposta que dá sequência aos volumes I e II. A capa do volume I fez referência ao “velho mundo”, a saída da Itália: o sonho do imigrante, o adeus, as renúncias, histórias anônimas, o papel da mulher, a linguagem, o cooperativismo, o pioneirismo... A capa do volume II traz a chegada dos imigrantes com “suas bagagens” ao Brasil. Todo processo de imigração tem a sua própria característica e complexidade. Todos os povos que aqui chegaram contribuíram e contribuem com a construção do nosso imenso país, com seus valores, família, a força do trabalho, a sabedoria da agricultura, o comércio, o transporte, cultura e a fé inabalável. A proposta apresentada na capa do volume III traz a arte do Santuário Nossa Senhora de Caravaggio, o legado deixado pelos imigrantes italianos sonhado e construído nesses 150 anos e representa a solidez das construções, comércio, indústria, cidades, produtos... O início do processo da imigração italiana aconteceu oficialmente por volta de 1875. O foco desta obra literária está na temática relacionada a imigração italiana. Poderão ser abordados os seguintes aspectos: trabalho, arquitetura, documentos, religiosidade, filó, vestuário, culinária, crenças, língua, o papel de homens e mulheres imigrantes, formação de pólos econômicos, festas, crenças e cultura em geral. O presente volume tem como objetivo principal homenagear os 150 anos da imigração italiana por meio dos seguintes gêneros textuais: contos, crônicas, memórias e poesias. Nossa admiração, respeito e gratidão aos imigrantes e seus descendentes que transformaram dificuldades em riquezas.
Atenciosamente
Janaína Bellé (Organizadora)
Brecci Books
Organização: Elis Schwanka
PRAZO DE INSCRIÇÃO: Entre 27/01/2025 e 20/03/2025
ANTOLOGIA
ODE - Uma homenagem poética ao lugar onde vivemos.
Tudo é vivo e tudo fala, em redor de nós, embora com vida e voz que não são humanas, mas que podemos apreender e escutar, porque muitas vezes essa linguagem secreta ajuda a esclarecer o nosso próprio mistério” (Rosania Morales Morron).
O lugar onde vivemos, remete a lugares de memórias e um espaço de memória é mais do que um simples local geográfico ou uma construção física, é um repositório de histórias, emoções e experiências que transcendem o tempo. Ao passo que caminhamos por esses espaços, somos transportados para momentos passados, revivendo eventos, sentimentos e memórias coletivas que moldaram o curso da história e da cultura. Lugar de memórias podem ser históricos, conceituais, simbólicos ou funcionais, isso pode incluir tudo, desde monumentos, memoriais, museus, e paisagens até celebrações, rituais e até mesmo textos ou palavras. Lugares de memórias materiais é onde a memória social se ancora e pode ser apreendida pelos sentidos; são lugares funcionais porque têm ou adquiriram a função de alicerçar memórias coletivas; e são lugares simbólicos onde essa memória coletiva se expressa e se revela. Lugares de memória são marcos em nossa jornada cultural e histórica, conectando passado e presente. Quando conversamos com alguém sobre nossa casa, escola, espaço de brincar ou até mesmo do nosso trabalho, estamos nos referindo ao nosso lugar, ou seja, o lugar onde vivemos. Trata-se de memórias afetivas, de uma lembrança ou recordação que está associada a uma emoção específica e, portanto, tem um impacto profundo na vida das pessoas. Essas lembranças são desencadeadas quando o indivíduo tem contato com algum cheiro, cor, gosto ou outro sentido que remete ao acontecimento. Assim, uma lembrança é despertada quando ouvimos uma música, sentimos um cheiro, vemos uma fotografia ou tocamos um objeto, por exemplo. Todas essas situações são capazes de ativar memórias afetivas que foram cultivadas ao longo da vida. Inclusive, muitas delas costumam ser obtidas durante a infância. Neste contexto, busca-se ao longo desta Antologia ODE: Uma homenagem poética ao lugar onde vivemos, transpor em poesia memórias acerca do lugar onde vivemos, afim de tocar nossas almas, despertar nossas emoções mais profundas e nos fazer refletir sobre a importância desse lugar que nos constituiu, lugar de memórias e histórias sobre quem somos.
Atenciosamente
Elis Schwanka (Organiadora)
Brecci Books