Patrono da Escola
PEI - EE BRASÍLIO MACHADO(Vila Mariana)
PEI - EE BRASÍLIO MACHADO(Vila Mariana)
Professores participantes: ALEXANDRE ( História)
ESTEVAM (Sala De Leitura)
SILVANA ( Língua Portuguesa)
TÂNIA ( Geografia)
Realizado pelos alunos do 3° ano A (2022)
A escravidão é a negação de Deus, a apostasia do Direito, a heresia da razão, a traição do patriotismo, o delito da lei, a imoralidade na família, a vergonha suprema da pátria”. Brasílio Machado
Dr. Brasílio Augusto Machado de Oliveira.
Retrato em grafite feito pelo Professor de Ciências desta escola, Geraldo Meirelles Filho (1959)
.
PROJETO PATRONO
Quando se pensa na Escola Brasílio Machado é preciso revisitar o ano de1848. Neste ano nasce Brasílio Augusto Machado de Oliveira. Nosso patrono.
Um olhar mais atento sobre sua história mostra uma pluralidade ímpar: cultura, genialidade, talento, integridade moral, fé e o respeito que sua história impunha.
Por meio de uma construção impressionista, formada por diferentes abordagens, esta pesquisa permite a cada um construir a imagem do que foi e
do que significou Brasílio Machado para o nosso país.
Apaixonado pelas belezas naturais e extasiado diante do espetáculo da vida, escreveu seus primeiros versos em homenagem à cidade de Piracicaba, sem se esquecer de São Paulo.
Nas aulas do Largo de São Francisco caminhou ao lado de Ruy Barbosa e Castro Alves, carregando destes a eloquência e a luta abolicionista. Dono de um discurso solene, eloquente e cheio de beleza literária.
A palavra saía fácil, as frases, articuladas, o vocabulário, farto e escolhido com delicadeza, citações francesas, latinas, frequentes referências a grandes autores clássicos ou modernos... assim era Brasílio Machado.
Seu nome é o da nossa escola e nas carteiras sentam-se diferentes personalidades, visões divergentes de um mesmo ponto, conflitos, união,
empatia, solidariedade, diversas crenças, episódios interessantes e inesquecíveis, cenário de muitas histórias, muitos sonhos, razão, coração,
sensibilidade, criatividade, diversidade... aqui nascem ideias que apontam olhares múltiplos que não lembram os de outrora, mas que apontam a direção, mostram o futuro. Aqui, sr. Brasílio sonhos são projetados, a geração não é de
saudosistas, mas é saudosa, curiosa e diversa.... Que todos possam reconhecer que ter seu nome cedido a nossa escola é uma mostra do que o senhor fez e, sobretudo, o quanto pretendia fazer pela educação brasileira.
Assim, enquanto jornalista ou professor, jurista ou político, administrador ou defensor dos direitos do povo, foi um homem da Nação, mas também um homem de Deus.
Os sonhos não são os mesmos, mas o objetivo sim: é preciso fazer diferente, é preciso ser diferente, é preciso olhar diferente, é preciso recomeçar
e isso, para nós da EE Brasílio Machado, hã sempre a certeza de que novos tempos são sempre bem-vindos.
Gratidão, respeito e recordações a sua história dr. Brasílio Machado que sempre haja lembranças do que vivemos com eles e por eles, nossos alunos!
Texto orientado e revisado pela Profa.Silvana ( Língua Portuguesa)
https://saladeleiturabm.blogspot.com/2010/04/biografia-dr-brasilio-machado.html acessado em 02/09/2022
Biografia - Pesquisa dos alunos - Fonte: Acervo histórico da Sala De Leitura
Brasílio Augusto de Machado Oliveira nasceu em São Paulo em 4 de setembro de 1848, filho do brigadeiro José Joaquim Machado de Oliveira. Em São Paulo realiza todos os estudos, iniciando-os em 1857. Em 1859 entra para o Seminário Episcopal e em 1868 inicia a Faculdade de Direito de São Paulo, onde se bacharelou em ciências jurídicas e sociais, em 6 de novembro de 1872.
Em 1873 foi indicado para promotor público na cidade de Piracicaba, cargo este que exerceu por três anos. Em 1879 é o novo inspetor do Tesouro Providencial Paulista, porém, por poucos meses, pois neste mesmo ano obtém nova indicação, agora para o cargo de secretário do Tribunal da Relação de São Paulo.
Além dos cargos exercidos na administração do estado, Dr. Brasílio ganhou concurso para professor substituto da Faculdade de Direito, a mesma em que foi aluno distinto, em 1883, ficando nesta ocupação até sua transferência para a província do Paraná. Em 05 de junho 1884 assume a presidência da província do Paraná pelo partido Liberal, onde ocupou o cargo até 21 de agosto de 1885. Retoma sua vida acadêmica em 1890 como professor de filosofia do direito e em 1891 na cadeira de direito comercial. Em 1895 torna-se membro do Conselho de Instrução Pública de São Paulo e em 1911 assume a presidência do Conselho Superior de Ensino da República, ficando neste cargo até 1919.
Seguindo os passos do seu pai, além de presidente de província, pois seu genitor também assumiu as províncias do Pará, Alagoas, Santa Catarina e do Espírito Santo, Dr. Machado de Oliveira foi membro de institutos culturais e academias, sendo um dos fundadores da Academia Paulista de Letras, do Instituto Histórico de São Paulo e da Federação Católica. Pela sua dedicação e fé religiosa, o papa Leão XIII o distinguiu com a cruz Pro Ecclesia et Pontifice e Pio X concedeu o título de Barão.
No início de 1919 o Dr. Brasílio ocupava a presidência do Conselho Superior de Ensino, na capital do país, quando pede afastamento e retornar a São Paulo para tratamento médico. Brasílio Machado faleceu na manhã da quarta-feira de cinzas, dia 5 de março de 1919, em sua cidade natal, aos 70 anos e 6 meses, deixando filhos, entre estes, José de Alcântara Machado de Oliveira, que também se dedicou a política e as letras, sendo o biógrafo do pai.
Pela sua dedicação ao ensino público são várias as homenagens ao Dr. Brasílio, como escolas em São Paulo, uma situada na Vila Mariana(Ensino Médio) e outra na Vila Madalena(Ensino Fundamental) e na cidade de Antonina, Paraná, bem como, a Rua Dr. Brasílio Machado, na capital paulista.
Fonte
https://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/brasilio-augusto-machado-de-oliveira-neto acessado 02/09/2022
Genealogia - Brasílio Machado
Fonte:
https://www.geni.com/people/Bras%C3%ADlio-Augusto-Machado-de-Oliveira/6000000016380165919 acessado em 02/09/22
Vídeo : Patrono da escola
Fotos escola 2 0 2 5
Gestão 2025
REVISTAS PRODUZIDAS NA ESCOLA
Fachada da escola do período de 1948 - 2022 ( acervo histórico da escola)
Ex-alunos.
Passeios ( acervo histórico da escola)
Formaturas/Bailes (acervo histórico da escola)
Professores ( acervo histórico da escola)
Documentos Diversos (acervo histórico da Escola)
Fotos dos participantes do Projeto e Gestão escolar
SALA
DE
LEITURA do B.M.
Agradecimento a todos que participaram com dedicação a este Projeto. 😀
Projeto Patrono da Escola ( Diretoria Regional de Ensino Centro-Sul) realizado entre Junho-Setembro de 2022