biblio WEB construtor

Presença digital de Redes de Bibliotecas

MOSTRAR. DIVULGAR. CRIAR.

Considerações sobre presença digital para redes de bibliotecas

Criar uma presença digital para redes de bibliotecas com produtos funcionais, eficientes e simples.

E gratuitos!

A presença web das Redes Concelhias de Bibliotecas assenta num sítio de conteúdos e por um sistema para consulta do catálogo (OPAC) que pode ou não estar integrado.

Mais um SÍTIO?

Centralizar a existência digital da Rede de Bibliotecas de um concelho

"Está tudo na net"... o problema é encontrar o que se quer, especialmente passado um ano. Qual é o endereço do novo blogue da biblioteca da Escola XPTO? E onde encontro o powerpoint da apresentação ao encontro de bibliotecas do ano passado? Como é que vejo as fotos do último evento? Se eu quiser uma imagem do logótipo a quem é que a peço? Cheguei agora à biblioteca, onde está o manual de procedimentos... e qual é a versão atual?


Duplicação de notícias com outros blogues?

Apresentar só as notícias que são de atividades conjuntas. Preferir artigos que mostrem "Como se fez" e não os do tipo "Vai acontecer/Aconteceu". Para tudo o resto existe uma ligação aos sítios/blogues/facebook/ de cada biblioteca. Dividir o trabalho.

Sem tempo para atualizar?

Trabalhar para o intemporal. Criar um armazém central de recursos sem necessidade de atualizações. Que seja um ponto de partida para os materiais que existem na Web. Um porto de entrada das pesquisas e partida de hiperligações.


Sem técnicos de apoio?

Escolher uma solução Webware*, sem instalação e gratuita. Criar um sítio simples e sem exigências técnicas. Não criar coisas que não se possam manter no futuro. Não criar produtos que dependam apenas da boa vontade de uma pessoa.

*Sítios Webware não têm instalação (exemplos: Blogger, Google Sites, Webnode, Wix)

Em projetos web escolha o simples e o funcional. Prefira soluções de baixa tecnologia.

Um projeto deve ser planeado no final de um ano escolar, não no início

Assimilar com cautela: o que aqui é dito não são leis, são ideias que resultam da experiência pessoal acumulada. Pode fazer tudo ao contrário e mesmo assim criar uma presença digital de sucesso, tudo depende das suas capacidades e das condições que rodeiam o seu projeto.