Sessão Solene
de apresentação da exposição itinerante "Livros proibidos durante o Estado Novo"
As Bibliotecas Escolares do 1.º Ciclo fizeram-se representar, no dia 27 de novembro, pela Professora Bibliotecária, na apresentação pública da Exposição “Livros proibidos durante o Estado Novo”, concebida pela Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC), em resposta a um desafio do Plano Nacional das Artes e da Rede de Bibliotecas Escolares da Região Centro, apresentação essa que teve lugar na BGUC. Trata-se de uma exposição itinerante de livros fac-similados que integra as programações oficiais dos 50 Anos do 25 de Abril da Universidade de Coimbra e da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril e que circulará pelas Escolas através das Bibliotecas Escolares.
Foi dada prioridade às Escolas Secundárias, numa primeira fase.
Estes livros que integram a exposição encontram-se no sítio digital da BGUC, criado para o efeito: https://www.uc.pt/bguc/atividades/livros-proibidos-durante-o-estado-novo/
'Voar pelo mundo do sonho'
10.º aniversário da Recortar Palavras
A Recortar Palavras - Associação Artística, Literária, Educacional e Lúdica, para comemorar os seus 10 anos de existência, realizou um espetáculo no dia 2 de dezembro e convidou, através das respetivas Bibliotecas Escolares e Coordenadoras de Estabelecimento, três escolas do 1.º ciclo de Coimbra, entre as quais a Escola Básica da Solum e o Centro Escolar Solum Sul, para participarem. A Escola Básica da Solum fez-se representar por 12 alunos (do 4.⁰ B e 4.º C) e o Centro Escolar Solum Sul por 10 alunos (do 4.⁰ A e C), cujos Pais/Encarregados de Educação aderiram. Os professores de música das AEC José Alves e Cristiano Machado ensaiaram os alunos e este último orientou os alunos no dia do espetáculo. A Professora Joana Biscaia ensaiou um dos poemas em Língua Gestual Portuguesa. Sendo a um sábado, contámos com os pais para levarem os seus educandos ao espetáculo. A Recortar Palavras ofereceu um bilhete a cada aluno e a um seu familiar. Estiveram presentes a Professora Bibliotecária das Escolas do 1.º Ciclo, Nazarete Catré, e a Coordenadora de Estabelecimento do Centro Escolar Solum Sul, Ângela Rodrigues, recebendo e orientando pais e alunos.
Desafio concelhio "Vamos viver o Natal"
Participaram neste Desafio concelhio das Bibliotecas de Coimbra (Biblioteca Municipal e Bibliotecas Escolares do Concelho de Coimbra) os alunos da Escola Básica do Dianteiro, as crianças das três Salas do Jardim de Infância (2 do JI da Solum Sul e 1 do JI da Solum), os alunos das três turmas do 1.º ano e os alunos do segundo ano de escolaridade inscritos na Disciplina de E.M.R.C. do Centro Escolar Solum Sul.
Este desafio consiste na realização de Postais de Natal a partir da leitura de uma obra.
Fase Escola
O Júri constituído pelos docentes Ângela Rodrigues, Ana Margarida Silva e António Craveiro selecionou os postais ao nível da fase escola. Foram escolhidos 3 postais do Jardim de Infância (um de cada uma das Salas), 1 de uma aluna da Escola Básica do Dianteiro, 1 de uma aluna do 1.º C do Centro Escolar Solum Sul e 1 de uma aluna de EMRC.
PARABÉNS aos vencedores.
Trabalho coletivo - Sala 1 do JI Solum Sul
Trabalho coletivo - Sala 2 do JI Solum Sul
Trabalho coletivo - Sala 3 [ JI da Solum]
Maria Constança Silva
EB Dianteiro
Maria Inês Venâncio
1.º C do Centro Escolar Solum Sul
Ana Carolina Seco
EMRC
Fase concelhia
O Júri da fase concelhia selecionou os 16 postais que integrariam a coleção deste ano, a disponibilizar aos utilizadores da Biblioteca Municipal de Coimbra, os quais viriam depois a ser publicitados nas redes sociais da Câmara Municipal de Coimbra. De entre esses postais consta o da Sala 1 do Jardim de Infância Solum Sul.
PARABÉNS ao vencedor.
Desafio concelhio de Leitura
O aluno Francisco Morais Costa Vale da Silva do 4.º A da Escola Básica de Solum Sul irá representar o Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro na fase concelhia do Desafio de Leitura, a par com as duas alunas apuradas para essa fase, ao nível do 2.º e 3.º Ciclo da Escola Básica Eugénio de Castro, respetivamente.
'Encontro com António Sala e Associação Pedrinhas'
na nossa Biblioteca, notícia no Diário de Coimbra
Clica na imagem que se segue para acederes à notícia e à entrevista realizada.
Desafio concelhio "Há poesia na escola"
Foram duas as alunas, do nosso Agrupamento, que foram premiadas na 15.ª edição do desafio “Há Poesia na Escola”, promovido pela Rede Concelhia de Bibliotecas de Coimbra, o qual teve como mote “Ser livre, pensar abril” porque foi integrado nas comemorações do cinquentenário do 25 de abril:
No 1.º escalão, a aluna Luiza Alves Becker, do 4.º C da EB da Solum ficou em 3.º lugar com o poema: “Ser livre, pensar abril”
No 3.º escalão, a aluna Laura Ribeiro, do 9.ºE da Escola Básica Eugénio de Castro, ficou em 1.º lugar, com o poema: “A história da liberdade”.
Parabéns às duas alunas e a todos os participantes neste Desafio!
O poema foi, depois, apresentado em vídeo, o qual foi projetado durante a Exposição Concelhia "Cravos & Cartazes de abril" e foi um dos vídeos selecionados pelo i5 Festival de Vídeo Escolar de Coimbra "Expressões de Liberdade", tendo sido exibido na Casa de Cinema de Coimbra, no decurso desse Festival e no encerramento da Exposição do Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro, na Casa da Esquina.
Na Casa de Cinema de Coimbra
Na Casa da Esquina
II Encontro Formativo Interconcelhio
Aprender - Pensar. Partilhar. Praticar - (com) as Bibliotecas
Este encontro decorreu, na parte da manhã, na Casa Museu Miguel Torga e, na parte da tarde, na Feira do Livro de Coimbra e, ainda, no Café "A Brasileira", onde concluímos o dia com a performance dos alunos da Escola Secundária Avelar Brotero com o projeto dramático "Esta é a madrugada que eu esperava".
Este encontro contou com a presença da Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, Drª Manuela Pargana.
Olimpíadas da Cultura Clássica 2023-24
Entre os mais de 2000 jovens concorrentes às “Olimpíadas da Cultura Clássica”, os alunos do 4.º C da Escola Básica da Solum, Camila Santos, Maria Mar Rodrigues, Guilherme Tiago, Margarida Dias e Zahara Miguel estão de PARABÉNS pois venceram o 1.º prémio das Olimpíadas da Cultura Clássica 2022-23, na modalidade de videoarte, no 1.º escalão [4.º, 5.º e 6.º ano].
Consulta o sítio digital da RBE, onde se encontram os resultados.
Também podes clicar na imagem que se segue.
Este foi um trabalho realizado em parceria entre a Professora Titular de Turma [Manuela Álvaro], e a Biblioteca Escolar/Professora Bibliotecária [Nazarete Catré].
Visualiza o vídeo vencedor, intitulado "A Caixa de Pandora".
Cerimónia de entrega de prémios
Os alunos foram a Lisboa receber o prémio, no passado dia 24 de junho, acompanhados pela sua Professora Titular de Turma, Manuela Álvaro, e pelas Professoras Bibliotecárias do Agrupamento, Nazarete Catré e Leonor Custódio, esta última na qualidade de Coordenadora das Bibliotecas Escolares do Agrupamento.
Esteve presente também a Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares, Helena Duque.
Os alunos foram convidados a apresentar o seu trabalho, com leitura ao vivo, no palco do auditório da Faculdade de Letras de Lisboa, onde decorreu a cerimónia.
Selo Escola Amiga da Criança
6ª edição
A Biblioteca Escolar apresentou projetos à Candidatura "Escola Amiga da Criança", no ano 2022-2023, pelas Escolas Básicas do 1.º Ciclo do Agrupamento:
pela Escola Básica do Dianteiro - 1 projeto próprio e outro em parceria com o Projeto Cultural de Escola/Plano Nacional das Artes;
pela Escola Básica da Solum - 2 projetos próprios, 1 em parceria com a Educação Especial e 2 em parceria com o Projeto Cultural de Escola/Plano Nacional das Artes;
pelo Centro Escolar Solum Sul - 2 projetos próprios, 1 em parceria com a Educação Especial e 2 em parceria com o Projeto Cultural de Escola/Plano Nacional das Artes.
Todos os projetos submetidos foram distinguidos com o Selo “Escola Amiga da Criança”, na sua 6.ª edição.
Consulte os projetos aqui.