“É a primeira vez que a UNESCO toma uma decisão destas em relação a uma língua que não é uma das línguas oficiais da UNESCO. Por unanimidade, as pessoas reverem-se na ideia de que é importante um dia mundial da língua portuguesa é muito importante”, afirmou António Sampaio da Nóvoa em declarações à agência Lusa. A decisão foi tomada (...) na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em Paris, na reunião do seu conselho executivo.
Todos os países lusófonos se uniram para introduzir esta proposta, mas receberam o apoio de países como Argentina, Chile, Geórgia, Luxemburgo ou Uruguai, e a proposta foi aprovada por unanimidade. Na proposta apresentada ao conselho executivo, os países lusófonos argumentaram que a língua portuguesa é a mais falada do hemisfério Sul e que foi também a língua da primeira vaga de globalização, deixando palavras e marcas noutras línguas no mundo.”
Retirado de:
Mapa: Instituto Camões
Porque é a "data em que é anualmente comemorada desde a sua instituição por resolução do Conselho de Ministros da organização, reunido na Cidade da Praia, Cabo Verde, em 2009, fundado no facto de o português constituir «um vínculo histórico e um património comum resultantes de uma convivência multissecular que deve ser valorizada» entre os povos da comunidade."
Retirado de: https://www.instituto-camoes.pt/sobre/comunicacao/dia-da-lingua-2019
Clica nas palavras sublinhadas ou na imagem que se segue.
Clica em cima das palavras sublinhadas ou da imagem que se segue.
Clica em cima das palavras sublinhadas ou da imagem que se segue.
Clica em cima das palavras sublinhadas ou da imagem que se segue.