"A Organização Internacional do Trabalho (OIT) criou o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil em 2002 para concentrar a atenção na extensão global do trabalho infantil e nas ações e esforços necessários para eliminá-lo. A cada ano, no dia 12 de junho, o Dia Mundial congrega governos, empregadores e organizações de trabalhadores, sociedade civil e milhões de pessoas de todo o mundo para chamar a atenção para a situação das crianças que trabalham e o que pode ser feito para ajudá-las."
(Retirado de https://www.un.org/en/events/childlabourday/)
Descobre, no vídeo que se segue.
História da Sara
"Sara é uma menina de 8 anos que vivia numa cidade pequena. Na noite anterior deitou-se tarde e, quando de manhã ouviu que o pai já se tinha levantado, abriu os olhos e pensou:
“- Que sono! Oh, em breve virão acordar-me para ir para a escola e não quero ir, quero continuar a dormir! -” e fechou os olhos.
Mas uns minutos depois o irmão mais velho foi acordá-la para vestir-se e ir a correr tomar o pequeno almoço para não chegar tarde. “O que eu dava para não ter de ir à escola e poder dormir todos os dias até ao meio-dia”- suspirou a Sara enquanto se vestia.
Depois de se vestir, tomar o pequeno-almoço e lavar os dentes, a Sara foi para a escola com o irmão.
Ao aproximar-se da escola um grande alvoroço chamou a sua atenção. Em frente à entrada da escola, crianças e pais olhavam para a porta de cor verde que permanecia fechada. Sobre ela um grande cartaz anunciava: “A PARTIR DE HOJE É PROIBIDO IR À ESCOLA E APRENDER”.
(Retirado de https://fgs.org.pt/wp-content/uploads/2014/05/GUIAS-ESTUDANTES-PT.pdf)
Se utilizares frases que não são tuas, deves colocar sempre entre aspas e o sítio de onde retiraste a informação.
Para mais pormenores, acede ao separador da BIBLIOtecLAR dedicado ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual, para veres como deves proceder, designadamente ao tutorial "Aprendiz de Investigador" ou em Outros Sítios, ao separador "Aprendiz de Investigador".
Aí ficas a saber como devemos fazer, sempre que realizamos um trabalho, para respeitar os Direitos de Autor e como referenciar os sítios que pesquisamos.
Se utilizares imagens ou fotos no teu trabalho, deves fazê-lo com a autorização do seu autor ou então procurar as mesmas em sítios que as disponibilizam gratuitamente.