***

Dia 4 de junho

Dia Internacional das Crianças Inocentes Vítimas de Agressão

***

Porque assinalamos este dia de forma especial?

"No dia 19 de agosto de 1982, na sua sessão especial de emergência sobre a questão da Palestina, a Assembléia Geral, "chocada com o grande número de crianças palestinas e libanesas inocentes vítimas dos atos de agressão de Israel", decidiu comemorar o dia 4 de junho de cada ano como o Dia Internacional das Crianças Inocentes Vítimas de Agressão (resolução ES-7/8).

O objetivo do dia é reconhecer a dor sofrida por crianças em todo o mundo que são vítimas de abuso físico, mental e emocional. Este dia afirma o compromisso da ONU de proteger os direitos das crianças. Seu trabalho é guiado pela Convenção sobre os Direitos da Criança, o tratado internacional de direitos humanos mais rápido e amplamente ratificado na história."

(Retirado de https://www.un.org/en/events/childvictimday/)

***

Descobre nos vídeos que se seguem algumas situações que colocam em causa os Direitos das Crianças, pondo em risco o seu bem-estar e crescimento saudável ou a sua vida...

***

Descobre as Instituições que ajudam as Crianças em situações como as que foram apresentadas nos vídeos que viste anteriormente...

*

A nível Mundial

[com Delegação em Portugal]

A UNICEF um organismo da ONU [Organização das Nações Unidas] especializado no assuntos das crianças.

[com Delegação em Portugal]

*

A nível Nacional

O Instituto de Apoio à Criança tem disponível contactos só para as Crianças apresentarem os seus problemas: a linha SOS Criança, que ultimamente tem recebido muitas chamadas de crianças por causa desta situação em que vivemos que tem agravado os conflitos em família, conforme nos noticia a RTP e o Jornal Público.

LINHA SOS CRIANÇA: 116 111 e WhatsApp através do número 91 306 94 04

E-mail: soscriança@iacriança.pt

*

Uma preocupação atual!

Corona vírus #Covid-19:

Como lidar com...

Situações vulneráveis para crianças e jovens

A Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ) alerta para a questão do abuso de crianças em tempo de confinamento...

CoronaVírus Proteção Crianças.pdf

***

Podes ainda consultar o sítio da Direção Geral de Saúde sobre esta problemática, o qual te indica outras instituições que se preocupam e/ou dedicam à mesma...

***

NÃO TENHAS MEDO DE DENUNCIAR!

Mesmo que te peçam "segredo"!

Há "segredos" que existem apenas para proteger os adultos e não as crianças!

Sempre que vivas ou saibas de outra criança que viva alguma situação que coloque em causa os Direitos das Crianças, deves entrar em contacto imediatamente com uma das Instituições acima indicadas!

***

Desafio

Envolve-te!

Participa!

Contribui para alertar para a problemática das crianças vítimas de abuso físico, mental e emocional e dar a conhecer a todas as das pessoas, de forma particular às crianças os meios de que dispõem para defenderem os seus direitos!

Usa a tua imaginação e cria um marcador, um infográfico, um cartaz, um vídeo, com frases criativas, ou cria qualquer outro recurso que julgues oportuno, que esclareça as pessoas, em particular as crianças!

ATENÇÃO: utiliza apenas os teus desenhos ou então desenhos, imagens e músicas gratuitas, i.e., autorizadas pelo seu autor ou disponíveis em sítios da Internet com a indicação de que os mesmos são gratuitos.

Se utilizares frases que não são tuas, deves colocar sempre entre aspas e o sítio de onde retiraste a informação.

Para mais pormenores, acede ao separador da BIBLIOtecLAR dedicado ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual, para veres como deves proceder, designadamente ao tutorial "Aprendiz de Investigador" ou em Outros Sítios, ao separador "Aprendiz de Investigador".

Aí ficas a saber como devemos fazer, sempre que realizamos um trabalho, para respeitar os Direitos de Autor e como referenciar os sítios que pesquisamos.

Se utilizares imagens ou fotos no teu trabalho, deves fazê-lo com a autorização do seu autor ou então procurar as mesmas em sítios que as disponibilizam gratuitamente.