Dia de Todos os Santos

Qual a origem da celebração deste dia em especial, feriado nacional em Portugal?

"No Ocidente, foi o Papa Bonifácio IV a introduzir uma celebração semelhante em 13 de maio de 610, quando dedicou à Santíssima Virgem e a todos os mártires o Panteão de Roma, dedicação que passou a ser comemorada todos os anos.

A partir destes antecedentes, as diversas Igrejas começaram a solenizar em datas diferentes celebrações com conteúdo idêntico.

A data de 1 de novembro foi adotada em primeiro lugar na Inglaterra do século VIII acabando por se generalizar progressivamente no império de Carlos Magno, tornando-se obrigatória no reino dos Francos no tempo de Luís, o Pio (835), provavelmente a pedido do Papa Gregório IV (790-844).

Segundo a tradição, em Portugal, no dia de Todos os Santos, as crianças saíam à rua e juntavam-se em pequenos grupos para pedir o ‘Pão por Deus’ de porta em porta: recitavam versos e recebiam como oferenda pão, broas, bolos, romãs e frutos secos, nozes, amêndoas ou castanhas, que colocavam dentro dos seus sacos de pano; nalgumas aldeias chama-se a este dia o ‘Dia dos Bolinhos’."

Retirado de: https://agencia.ecclesia.pt/portal/1-de-novembro-igreja-catolica-evoca-todos-os-santos/

"A santidade não significa fazer coisas extraordinárias, mas fazer as coisas ordinárias com amor e fé." [Papa Francisco]

Queres ser Feliz?

"Talvez não faça sentido fazer esta pergunta. É evidente a sua resposta. Todas as pessoas querem ser felizes. É impressionante entrar numa livraria e descobrir inúmeros livros sobre felicidade e sobre auto-ajuda para a alcançar. É já há uma profissão o coatching (treinador), uma espécie de PT (personal trainer) para ajudar as pessoas a serem felizes e a descobrir um sentido para a vida, a libertar-se dos fardos pesados que carregam desnecessariamente. O que é a Felicidade? Está nas coisas, no ter ou no ser? Está nos outros ou em nós? Está na imagem, na moda ou na fama? É uma meta a alcançar ou é já o caminho? É para alguns, para todos, ou é também para ti?

A Igreja celebra a Festa de Todos os Santos no dia 1 de novembro. No Evangelho, Jesus vai dizer-nos: Felizes os misericordiosos; felizes os puros de coração; felizes os humildes; etc. Jesus insiste na Felicidade. É interessante que, quando lemos o Evangelho, sublinhamos muito a segunda parte de cada frase: os pobres, os puros, os que choram… Mas esquecemos desta primeira palavra: Felizes. Falar de felicidade, para os cristãos, é falar de santidade, é falar da vontade de Deus para nós, que quer que sejamos todos felizes. É esta a definição de felicidade para os cristãos. Ser feliz é ser santo, é viver com Jesus e olhar para a vida através do Seu olhar. É um caminho de intimidade, de amizade, de amor com Deus e d’Ele com os outros e integrados na realidade onde estamos e vivemos. É esta a felicidade que a Igreja anuncia e que Deus nos oferece como dom do Seu amor. Esta Felicidade é para todos. No Evangelho da Festa de todos os Santos, Jesus fala para uma multidão, incluindo toda a gente sem excepção (...) No dia 1 de novembro a Igreja celebra a Solenidade de Todos os Santos. Todos aqueles que brilham como estrelas no firmamento. Todos aqueles que partiram antes de nós e já fazem parte da imensidão do Céu, da vida plena em Deus. Eles não são um grupo pequeno de escolhidos, de eleitos, de heróis, mas uma incalculável multidão formada por todos aqueles que abraçaram o amor de Deus e os que se deixaram abraçar por Ele."

Retirado de: https://www.jornaldamadeira.com/2017/11/01/comentario-a-liturgia-da-solenidade-de-todos-os-santos/

Santos, pessoas como nós...

Deixamos-te aqui alguns vídeos para que conheças a vida de algumas das pessoas que foram consideradas Santas, pela Igreja Católica.

Podes, ainda, conhecer melhor estes e outros Santos, acedendo aos sítios digitais que aqui te deixamos...

Clica em cima das imagens, para acederes aos vários sítios.

Propostas de atividades...

Ser Mais! Dia de Todos os Santos

Santos para colorir...

E tu, que gestos praticas no teu dia a dia que te tornam feliz e te conduzem à santidade de que fala o Papa Francisco?

Dá cor ao mundo com os teus gestos de bondade, à semelhança de todos aqueles que foram considerados oficialmente Santos pela Igreja Católica!