***

Dia 10 de junho

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

***

Quando e como se passou a comemorar este Dia Especial?

"A primeira referência legal que declara "Dia de Festa Nacional e de Grande Gala" o 10 de junho data de 27 de abril de 1880. É um decreto das Cortes Reais em que o rei D. Luís I acedeu a que se assinalassem os 300 anos da data apontada pelos historiadores para a morte de Luís de Camões, 10 de junho de 1580.

Após a queda da Monarquia e a implantação da República, em 1919, na primeira lista de feriados nacionais elaborada pelo Governo, não aparece ainda o 10 de Junho, mas o decreto 17.171, de 29 de agosto de 1919, consagrava-o como feriado.

Depois do golpe do 28 de maio de 1926, as celebrações passam a ter especial ênfase como Dia da Raça. (...) só em 1977, por decreto de 04 de março, foi consagrado o novo significado ao 10 de Junho como "representação do Dia de Portugal, como harmoniosa síntese da Nação Portuguesa, das comunidades lusitanas espalhadas pelo Mundo e da emblemática figura do épico genial".

Ficava, assim, batizado o "Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas".»

(Retirado de https://www.dn.pt/portugal/10-de-junho-primeiras-comemoracoes-foram-em-1880-8553575.html)

***

SOBRE PORTUGAL

***

Datas importantes a fixares!

*

1143

Certamente já ouviste alguém dizer "1143, quem não sabe esta data não é bom Português". Que data tão importante é esta?

Descobre nos vídeos que seguem.

*

1640

Restauração da Independência

*

1910

Implantação da República

*

Pode ler-se no artº 1º da nossa Constituição que "Portugal é uma República soberana, baseada na dignidade da pessoa humana e na vontade popular e empenhada na construção de uma sociedade livre, justa e solidária" e no artº 2º que "A República Portuguesa é um Estado de direito democrático, baseado na soberania popular, no pluralismo de expressão e organização política democráticas, no respeito e na garantia de efectivação dos direitos e liberdades fundamentais e na separação e interdependência de poderes, visando a realização da democracia económica, social e cultural e o aprofundamento da democracia participativa." [Constituição da República Portuguesa]

***

A Democracia em Portugal

No sítio da ASSEMBLEIA da REPÚBLICA, no ESPAÇO JOVEM podes ficar a saber mais...

Clica nas palavras sublinhadas ou na imagem que se segue.

***

Os Símbolos Nacionais

A Bandeira Nacional, símbolo da soberania da República, da independência, unidade e integridade de Portugal, é a adoptada pela República instaurada pela Revolução de 5 de Outubro de 1910.

O Hino Nacional é A Portuguesa.

[Artº 11º da Constituição da República Portuguesa]

***

A nossa moeda: o EURO

euroleafletpt.pdf

***

Uma Língua Oficial ou Três Línguas Oficiais Portuguesas?

Descobre...

*

A Língua Portuguesa

*

O Mirandês

Com a Lei n.º 7/99 de 29 de Janeiro, a Assembleia da República reconheceu ao Mirandês "o direito a cultivar e promover a língua mirandesa, enquanto património cultural, instrumento de comunicação e de reforço de identidade da terra de Miranda." (artº 2º)

Fica a saber onde fica Miranda do Douro e um pouco mais da sua história e outras curiosidades, no sítio da respetiva Câmara Municipal.

Podes ir até Miranda conhecer os pauliteiros e o Mirandês, a segunda Língua Oficial de Portugal, com os vídeos que seguem, respetivamente.

Acede, na tua BIBLIOtecLAR, ao Dicionário de Mirandês, para descobrires as palavras nesta Língua.

ESTANTE VIRTUAL

CLASSE 0. OBRAS de REFERÊNCIA

Subclasse:

Fica a saber como se saúda em Mirandês, com o vídeo que se segue.

*

A Língua Gestual Portuguesa

Determina o artº 74º nº 2 al h) da Constituição da República Portuguesa que incumbe ao Estado "Proteger e valorizar a língua gestual portuguesa, enquanto expressão cultural e instrumento de acesso à educação e da igualdade de oportunidades" [Constituição da República Portuguesa].

Acede, na tua BIBLIOtecLAR, ao espaço que dedicámos à Língua Gestual Portuguesa, para descobrires mais sobre esta Língua.

ESTANTE VIRTUAL

CLASSE 8. LÍNGUAS.LINGUÍSTICA

Descobre mais nos vídeos que se seguem...

Podes aprender mais palavras e conteúdos da Língua Gestual Portuguesa no Canal do Youtube da Raquel Lapa, clicando em cima da imagem que se segue.

***

SOBRE CAMÕES

Quem foi Luís Vaz de Camões?

"Poeta português, filho de Simão Vaz de Camões e de Ana de Sá e Macedo, Luís Vaz de Camões terá nascido por volta de 1524/1525, não se sabe exatamente onde, e morreu a 10 de junho de 1580, em Lisboa. Pensa-se que estudou Literatura e Filosofia em Coimbra (...) Atribuem-se-lhe vários desterros, sendo um para Ceuta, onde se bateu como soldado e em combate perdeu o olho direito - perda referida na Canção Lembrança da Longa Saudade - e outro para Constância, entre 1547 e 1550, obrigado, diz-se, por ofensas a uma certa dama da corte (...) Se a escassez de documentos e os registos autobiográficos da sua obra ajudaram a construir uma imagem lendária de poeta miserável, exilado e infeliz no amor, que foi exaltada pelos românticos (Camões, o poeta maldito, vítima do destino, incompreendido, abandonado pelo amor e solitário), uma outra faceta ressalta da sua vida. Camões terá sido de facto um homem determinado, humanista, pensador, viajado, aventureiro, experiente, que se deslumbrou com a descoberta de novos mundos e de "Outro ser civilizacional".

(Retirado de https://www.infopedia.pt/$luis-de-camoes)

Descobre mais sobre este Poeta Português e a sua obra na INFOPÉDIA.

Clica na palavra sublinhada ou na imagem.

Imagem: Infopédia

Fica a conhecer, em e com a tua família, a obra pela qual o poeta ficou conhecido: "Os Lusíadas".

Podes descarregar gratuitamente o livro, a partir do Centro Virtual do Instituto Camões.

Clica nas palavras sublinhadas ou na imagem que segue.

***

SOBRE AS COMUNIDADES PORTUGUESAS

"As comunidades portuguesas no mundo são um dos mais importantes ativos estratégicos da política externa do Estado português e são a mais forte manifestação do Portugal global. Constituem a porta de entrada de Portugal no mundo globalizado e, simultaneamente, a introdução do mundo nos territórios locais e regionais (...) A emigração portuguesa não apenas permanece uma constante da nossa identidade, porque continua a marcar o nosso imaginário coletivo e a nossa sociedade, mas constitui também, pela sua dimensão, pela sua diversidade e pela sua dispersão geográfica, um inestimável acervo cultural, político e económico que é nosso dever valorizar e preservar."

(Retirado de https://www.portaldiplomatico.mne.gov.pt/politica-externa/comunidades-portuguesas)

ARTIGO 14.º

(Portugueses no estrangeiro)

Os cidadãos portugueses que se encontrem ou residam no estrangeiro gozam da protecção do Estado para o exercício dos direitos e estão sujeitos aos deveres que não sejam incompatíveis com a ausência do país.

Por isso, Portugal dispõe de uma Rede Consular. Podes consultar no Portal das Comunidades Portuguesas do Ministério dos Negócios Estrangeiros onde Portugal está presente para ajudar e proteger todas os Portugueses que se encontram espalhados pelo Mundo.

Clica nas palavras sublinhadas ou na imagem para acederes ao sítio.

Portugal proporciona ainda outros mecanismos de apoio como...

Descobre nesses Portais onde se encontram as Comunidades Portuguesas espalhadas pelo Mundo!

*

Podes ainda ficar a saber mais na Revista de Portugal e das Comunidades "PORT.COM".

Clica nas palavras sublinhadas ou na imagem que se segue.

***

Mesmo em casa, podemos apreciar as maravilhas do nosso país...


...e "LER Portugal", como nos aconselha o Turismo de Portugal...

*

Podes ficar a saber mais sobre Portugal no sítio

Clica nas palavras sublinhadas ou na imagem que se segue.

*

(Re)Descobre os Contos Tradicionais Portugueses, no sítio do Lápis Mágico...

*

Descobre como são os trajes tradicionais de Portugal no sítio Folclore de Portugal

Clica nas palavras sublinhadas ou na imagem que se segue.

***

Com a PORDATA Kids fica a conhecer Portugal em números...

Clica nas palavras sublinhadas ou na imagem que se segue.

***

Agora que aprofundaste os teus conhecimentos sobre Portugal...

...elabora um BI [Bilhete de Identidade], numa folha A4, com os aspetos mais importantes sobre o nosso País. Ilustra esse BI para ficar mais bonito.

...imagina que encontras um turista que nunca veio a Portugal e que queres que ele fique a conhecer bem o nosso País. O que lhe dirias?