Eugénio a Ler Camões
No Dia 23 de janeiro assinalou-se o dia de nascimento de Luís Vaz de Camões.
As Bibliotecas Escolares e as Associações de Pais/Encarregados de Educação do nosso Agrupamento associam-se ao projeto da Rede das Bibliotecas "Camões, Engenho e Arte I Ler Camões" com a atividade "Eugénio a Ler Camões". Neste sentido, apelámos a toda a comunidade educativa que, durante o dia 23 de janeiro de 2025, dedicasse um momento para ler e/ou dar a conhecer a obra deste poeta.
Todos, no Agrupamento Eugénio de Castro lemos e festejámos Camões!
Ao longo do dia, a Rede de Bibliotecas Escolares divulga leituras da obra de Camões através de vídeos curtos, preparados pelas escolas, nos quais é possível apreciar leituras feitas por alunos e outros elementos da comunidade educativa; vídeos curtos, preparados por dirigentes do Ministério de Educação, Ciência e Inovação e outras personalidades de diferentes áreas.
Clica na imagem para acederes a alguns dos vídeos.
Visualiza o vídeo com a participação do nosso Agrupamento.
Visualiza o poema de Luís Vaz de Camões "Verdes são os Campos" cantado por Cuca Roseta e dito em Língua Gestual Portuguesa pelos alunos surdos da EB de Capuchos do Agrupamento de Escolas D. Dinis de Leiria.
Podes aceder ao Portal da Literatura e ler os poemas de Luís Vaz de Camões. Para iso, clica em cima da imagem que se segue.
Descobre mais sobre este poeta no sítio digital da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra [BGUC], clicando em cima da imagem que se segue, e desafia os teus pais e/ou um grupo de amigos para visitar a Exposição "Camões 500" nessa mesma Biblioteca.
Um poeta que tem encantado gerações...
Quem foi Luís Vaz de Camões?
"Poeta português, filho de Simão Vaz de Camões e de Ana de Sá e Macedo, Luís Vaz de Camões terá nascido por volta de 1524/1525, não se sabe exatamente onde, e morreu a 10 de junho de 1580, em Lisboa. Pensa-se que estudou Literatura e Filosofia em Coimbra (...) Atribuem-se-lhe vários desterros, sendo um para Ceuta, onde se bateu como soldado e em combate perdeu o olho direito - perda referida na Canção Lembrança da Longa Saudade - e outro para Constância, entre 1547 e 1550, obrigado, diz-se, por ofensas a uma certa dama da corte (...) Se a escassez de documentos e os registos autobiográficos da sua obra ajudaram a construir uma imagem lendária de poeta miserável, exilado e infeliz no amor, que foi exaltada pelos românticos (Camões, o poeta maldito, vítima do destino, incompreendido, abandonado pelo amor e solitário), uma outra faceta ressalta da sua vida. Camões terá sido de facto um homem determinado, humanista, pensador, viajado, aventureiro, experiente, que se deslumbrou com a descoberta de novos mundos e de "Outro ser civilizacional".
(Retirado de https://www.infopedia.pt/$luis-de-camoes)
Descobre com a RTP Ensina, clicando em cima da imagem que se segue.
É muito importante conhecer essa época para entendermos melhor a vida e obra de Luís Vaz de Camões.
Descobre as principais caraterísticas do grande movimento que existiu nessa altura.
Visualiza os vídeos que a RTP Ensina disponibiliza.
Clica em cima da imagem que se segue para acederes aos vídeos.
"Os Lusíadas" é o poema épico de Portugal, escrito por Luís Vaz de Camões.
Trata-se de um poema que conta a viagem de Vasco da Gama à Índia e a aventura dos portugueses desde a fundação da nação.
Ainda no sítio digital da RTP acede à "interpretação dos 10 cantos por 10 atrizes em 10 locais distintos (...) palavras, durante tantos séculos cristalizadas num só sentido, ditas em relação com a nossa atualidade. A finalidade é confrontar o texto com 500 anos com o tempo presente e perceber que reverberação estas mesmas palavras terão nos dias de hoje, num Portugal 2024. Consoante o conteúdo de cada Canto, uma atriz interpreta-o num local que retrate a nossa sociedade moderna e, de alguma forma, o nosso País." [Retirado de: https://www.rtp.pt/play/palco/p14060/e806944/os-lusiadas]
Visualiza o excerto do filme onde a personagem Camões lê as últimas estrofes do poema épico "Os Lusíadas" a D. Sebastião. Filme: Camões [1946]
Camões e o seu poema “Os Lusíadas” falam-nos da História de Portugal, Transformam factos históricos numa epopeia onde a História do nosso povo anda de mãos dadas com os desígnios e a vontade dos deuses.
para ouvir e saborear as palavras do poeta...
"Dizer um poema é um prazer sem regras. Não é preciso ser ator ou ter um timbre de voz especial; é dizer, sentindo cada palavra."
[Retirado de https://ensina.rtp.pt/artigo/mudam-se-os-tempos-mudam-se-as-vontades-de-luis-de-camoes/]
Visualiza os vídeos que se seguem e descobre diferentes formas de dizer os mesmos poema de Luís Vaz de Camões.
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades
Erros meus, má fortuna
Clica em cima da imagem para acederes aos poemas de Camões cantados e visualiza outros vídeos que aqui te deixamos.
Camões, uma inspiração para outros poetas
Sabes onde está o túmulo dedicado a Luís Vaz de Camões?
Descobre onde e como é o túmulo de Camões, visualizando o vídeo que se segue.
Ou acede ao Google Arts & Culture.