Ano letivo 2023/2024

1.º Período letivo

Na receção aos alunos do 1.º ano de escolaridade, a Biblioteca Escolar da Escola Básica da Solum e do Centro Escolar Solum Sul acolheram alunos e Encarregados de Educação.

Estando aquela receção agendada, para as duas escolas, para o mesmo dia e hora, contámos com a colaboração da D. Gina Almeida, Assistente Operacional do Centro Escolar Solum Sul para aí contar uma história aos mais pequenos.

Num ano de transição da Pré para o 1.º Ciclo, selecionámos a obra "As preocupações de Billy" de Anthony Browne, num momento motivacional para a partilha de medos e preocupações nesta nova etapa.

Outubro 2023 

Dia Mundial da Saúde Mental

nas Bibliotecas Escolares da Solum e da Solum Sul 

O Dia Mundial da Saúde Mental foi assinalado em todos os estabelecimentos de educação e ensino do Agrupamento de Escolas. Esta foi uma iniciativa dos Serviços de Psicologia e Orientação Escolar [S.P.O] que contou com a parceria da Biblioteca Escolar, sendo inserida na Comemoração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Foi enviado um documento sobre a importância da Saúde Mental a todos os agentes educativos (pais, professores, educadoras e assistentes operacionais), pela Psicóloga Escolar.

Na Biblioteca Escolar de Solum Sul, os alunos do 1.º ano ouviram a história “O Monstro das cores” de Anna LLennas, contada pela Professora Bibliotecária e na Biblioteca Escolar da Solum essa história foi contada pela Psicóloga Escolar. 

As crianças do Jardim de Infância ouviram a mesma história, contada pelas educadoras.

Os alunos puderam refletir sobre a importância das emoções e de como geri-las. Neste âmbito, foi realizado um exercício de respiração como ferramenta para acalmar a mente e para melhor lidar com as emoções sentidas.

No final, foram desafiados a identificarem e ligarem as várias emoções, de acordo com a história.

Os alunos do 2.º e 3.º ano, por seu turno, viram o vídeo “A Saúde Mental explicada às crianças” da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e refletiram sobre a temática. Participaram na realização de exercício de respiração e na dinamização de um jogo sobre a identificação e expressão de sentimentos.

Quanto aos alunos do 4.º ano a temática foi abordada pela Psicóloga Escolar no âmbito do Programa “Devagar se vai ao longe” cujas sessões decorrem semanalmente, nas duas Bibliotecas Escolares.

Foram entregues a todas as turmas um infográfico, para afixar na Sala de Aula, com Dicas para gerirem melhor as emoções menos positivas, e ainda marcadores de livros, onde os alunos puderam relembrar e registar (escrevendo e/ou desenhando) atividades que contribuíam para o seu bem-estar, materiais esses fornecidos pela Biblioteca Escolar.

Na Escola Básica da Solum, Os professores e as Assistentes Operacionais foram convidadas a marcar presença na Biblioteca Escolar, no intervalo das 10h 30min, a fim de usufruírem de uma pausa com bem-estar. 

Formação de Utilizadores - Leituras dramatizadas e desenhadas - Escritas inventadas


Inseridas na Comemoração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar, foram dinamizadas sessões, pela Professora Bibliotecária, com todas as turmas das Escolas Básicas da Solum, Solum Sul e Dianteiro, para dar a conhecer o modo de funcionamento das respetivas Bibliotecas Escolares e a forma como se encontram organizadas. Foi, também, apresentado este sítio digital - a BIBLIOtecLAR - como o mesmo se apresenta estruturado e quais os recursos educativos que, aqui, se encontram disponíveis.

Foi lida e dramatizada, pelos alunos, a história "A fada Palavrinha e o gigante das Bibliotecas" de Luísa Ducla Soares, fazendo-se a sua ligação à Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra e à Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra, mandadas construir pelo rei D. João V, no século XVIII, bibliotecas essas que se deram a conhecer, bem como a sua particularidade, a de terem agentes secretos noturnos, amigos do ambiente: os morcegos.

Os alunos do 1.º e 2.º ano foram desafiados a desenharem a parte da história que gostaram mais ou inventarem uma aventura dos dois amigos - a Fada Palavrinha e o gigante das Bibliotecas - na Biblioteca.

Aos alunos do 3.º e 4.º ano foi proposto lançarem dados com imagens e, a partir das palavras que lhe eram correspondentes, foi feito o desafio de escreverem um texto em grupo.

Formação de Utilizadores

Biblioteca Escolar Solum Sul 

Biblioteca Escolar da Solum

Escola Básica do Dianteiro

Leituras dramatizadas

e desenhadas

Biblioteca Escolar Solum Sul 

Educação Pré-escolar

1.º Ciclo

Biblioteca Escolar da Solum 

Escola Básica do Dianteiro

Escritas inventadas

Biblioteca Escolar Solum Sul 

Biblioteca Escolar da Solum

Escola Básica do Dianteiro

Dia Mundial de Combate ao Bullying 

A Biblioteca Escolar associou-se à iniciativa da Associação de Pais/EE da Escola Básica de Solum Sul, para assinalar este dia. Na BIBLIOtecLAR disponibilizou recursos educativos, que enviou aos Professores Titulares de Turma para abordarem a temática do Bullying.

As turmas realizaram trabalhos que afixaram no placar de cada Sala.

Livres e iguais

os direitos humanos na escola

com Diogo Carvalho

Realizaram-se duas sessões, uma na Biblioteca Escolar da Solum Sul e outra na Biblioteca Escolar Solum Sul, tendo como público-alvo os alunos do 4.º ano de escolaridade das Escolas Básicas de Solum Sul e da Solum, respetivamente.

Esta foi uma atividade proporcionada pela Câmara Municipal de Coimbra, no âmbito do Projeto "A Ler e a contar na Biblioteca Escolar" inscrita no Plano de Ação da Rede de Bibliotecas de Coimbra (RBC)., nas Escolas cuja Biblioteca Escolar se encontra inserida na Rede de Bibliotecas Escolares e na Comemoração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar.

A partir da leitura e dramatização da obra "Livres e iguais" de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, os alunos puderam refletir sobre os vários direitos contemplados na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Foi deixado o desafio de, em contexto turma, elaborarem cartazes alusivos a esses direitos. 

Biblioteca Escolar Solum Sul 

Biblioteca Escolar da Solum

Peter Pan

Uma iniciativa da Educação Pré-escolar na Biblioteca Escolar Solum Sul.

A Educação Pré-escolar promoveu, no passado dia 31 de outubro, uma ida ao teatro às crianças dos Jardins de Infância do nosso Agrupamento de Escolas. Esta ida ao teatro contou ainda com a presença das crianças da Creche Mondego – Associação de Intervenção Social, cujas Educadoras aderiram à atividade.

A peça de teatro apresentada foi “Peter Pan” da Companhia de Teatro ADN de Palco e decorreu na Biblioteca Escolar. As crianças puderam viajar pela Terra do Nunca, com a Wendy, o Peter Pan e a Sininho e, ainda, viver as peripécias das aventuras destes amigos com o Capitão Gancho e o seu fiel amigo Barrica.

Dia Mundial da Bondade

A Biblioteca Escolar associou-se à iniciativa das várias Associações de Pais/EE das Escolas do Agrupamento para assinalar este dia. Na BIBLIOtecLAR disponibilizou recursos educativos, que enviou aos Professores Titulares de Turma para sensibilizarem os alunos para a importância da Bondade e como motivação e/ou consolidação da proposta de atividade dos Pais/EE: escreverem mensagens em fitas a colocar no gradeamento e por outros locais da escola.

os direitos humanos na escola

com a Biblioteca Escolar na Escola Básica do Dianteiro

com a Disciplina de E.M.R.C. no Centro Escolar Solum Sul

Os trabalhos dos alunos integraram o vídeo "As cores de Outono" em articulação com o Projeto Cultural de Escola/Plano Nacional das Artes cujo tema, este ano letivo, é "Sob o céu de Coimbra, nos ventos da Liberdade", a par de outros da autoria dos alunos do 3.º A da Solum, alunos do 3.º Ciclo e do Estabelecimento Prisional de Coimbra.


Pode aceder ao vídeo feito pela Coordenadora desse Projeto, Inês Manta, clicando em cima da imagem que se segue.

Sessões de Educação Literária

Leitura Orientada na Escola Básica do Dianteiro

1.º e 2.º ano

3.º e 4.º ano

Dia da Floresta autóctone

uma iniciativa da Associação de Pais/EE na Biblioteca Escolar da Solum

Sessão Solene 

de apresentação da exposição itinerante "Livros proibidos durante o Estado Novo"


As Bibliotecas Escolares  do 1.º Ciclo fizeram-se representar, no dia 27 de novembro, pela Professora Bibliotecária, na apresentação pública da Exposição “Livros proibidos durante o Estado Novo”, concebida pela Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC), em resposta a um desafio do Plano Nacional das Artes e da Rede de Bibliotecas Escolares da Região Centro, apresentação essa que teve lugar na BGUC. Trata-se de uma exposição itinerante de livros fac-similados que integra as programações oficiais dos 50 Anos do 25 de Abril da Universidade de Coimbra e da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril e que circulará pelas Escolas através das Bibliotecas Escolares. Foi dada prioridade às Escolas Secundárias, numa primeira fase. 

Estes livros que integram a exposição encontram-se no sítio digital da BGUC, criado para o efeito: https://www.uc.pt/bguc/atividades/livros-proibidos-durante-o-estado-novo/

'Voar pelo mundo do sonho'

10.º aniversário da Recortar Palavras


A Recortar Palavras - Associação Artística, Literária, Educacional e Lúdica, para comemorar os seus 10 anos de existência, realizou um espetáculo no dia 2 de dezembro e convidou, através das respetivas Bibliotecas Escolares e Coordenadoras de Estabelecimento, três escolas do 1.º ciclo de Coimbra, entre as quais a Escola Básica da Solum e o Centro Escolar Solum Sul, para participarem. A Escola Básica da Solum fez-se representar por 12 alunos (do 4.⁰ B e 4.º C) e o Centro Escolar Solum Sul por 10 alunos (do 4.⁰ A e C), cujos Pais/Encarregados de Educação aderiram. Os professores de música das AEC José Alves e Cristiano Machado ensaiaram os alunos e este último orientou os alunos no dia do espetáculo. A Professora Joana Biscaia ensaiou um dos poemas em Língua Gestual Portuguesa. Sendo a um sábado, contámos com os pais para levarem  os seus educandos ao espetáculo. A Recortar Palavras ofereceu um bilhete a cada aluno e a um seu familiar. Estiveram presentes a Professora Bibliotecária das Escolas do 1.º Ciclo, Nazarete Catré, e a Coordenadora de Estabelecimento do Centro Escolar Solum Sul, Ângela Rodrigues, recebendo e orientando pais e alunos. 

A escritora Alice Cardoso passou pelas escolas no passado dia 14 de dezembro e, gentilmente, levou presentes de Natal a professores e alunos, como agradecimento pela sua participação neste espetáculo festivo.

Comemoração do Dia da Pessoa com Deficiência

Abordar a questão da Deficiência e a inclusão de todos(as) na escola, a propósito do Dia Nacional e do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi o que fizemos ao longo do mês de dezembro com sessões realizadas, na e com as Bibliotecas Escolares, nas Escolas Básicas do Dianteiro, da Solum e de Solum Sul, em parceria com os Docentes da Educação Especial das várias escolas. 

Foi feita uma reflexão sobre a diferença como algo que nos enriquece enquanto pessoas e sobre a existência das capacidades que todos(as) temos e que podem ser desenvolvidas, não só haja quem acredite nelas (os outros e nós próprios) mas também desde que seja proporcionada a oportunidade e sejam criadas as condições para que tal aconteça.  

Escola Básica do Dianteiro

1.º e 2.º ano

A reflexão foi feita em sessões desenvolvidas pela Professora Bibliotecária, Nazarete Catré, na Escola Básica do Dianteiro.

Com e pelos alunos do 1.º e 2.º ano, a análise das questões ligadas à diversidade foi feita a partir da história do Elmer, o elefante xadrez, de David Mckee. 

3.º e 4.º ano

Os alunos do 3.º e 4.º ano visualizaram o vídeo "O circo das Borboletas" e foram analisadas as diferenças de tratamento das pessoas com algum handicap, num caso e noutro, que aparecem retratados no vídeo. Foram ainda objeto de reflexão entre outros aspetos abordados no vídeo, a metáfora da borboleta e das etapas da sua metamorfose. No final, os alunos foram desafiados a desenharem uma borboleta com recurso à simetria e a escreverem, num dos lados da mesma, o que aprenderam com a história apresentada. 

Escola Básica da Solum

1.º ano

A reflexão foi feita em sessões desenvolvidas para as duas turmas pela Professora Bibliotecária com a colaboração dos Docentes de Educação Especial, Ana Paula Ferreira, Filomena Rosendo e Emanuel Borrega, a partir da história do Elmer, o elefante xadrez, de David Mckee.  

2.º e 3ano

A Professora de Educação Especial, Ana Paula Ferreira, promoveu sessões sobre a deficiência visual, na Biblioteca Escolar, convidando para o efeito a Professora Ana Matos da Escola Silva Gaio [do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro], que se fez acompanhar dos mais diversos materiais utilizados por crianças e jovens cegos na escola onde leciona. 

Os alunos do 2.º e 3.º ano puderam vivenciar a leitura em Braille e outros recursos que facultam às pessoas cegas acederem ao que os rodeia, designadamente a jogos. Estiveram igualmente presentes os docentes de Educação Especial Filomena Rosendo e Emanuel Borrega.

4.º ano e 3.º B

A sessão para as quatro turmas realizou-se no auditório da ESEC, requisitado para o efeito. Foi visualizado o vídeo "O Circo das Borboletas" e analisado o mesmo, fazendo-se uma reflexão sobre os múltiplos aspetos que o mesmo aborda, a partir de questões que foram sendo colocadas aos alunos pela Professora Bibliotecária, Nazarete Catré. 

A introdução da Sessão foi feita pelas Professoras de Educação Especial, Ana Paula Ferreira e Filomena Rosendo.

A finalizar a sessão, e reforçando a ideia de que todos temos capacidades e podemos deixar voar a borboleta que há em nós, seja qual for a condição que tenhamos, foi apresentada uma dança pelas alunas do 3.º B, uma das quais com Síndrome de Down. O ensaio das alunas foi feito ao longo de várias semanas, decorrendo sob orientação da respetiva Professora de Educação Especial, Ana Paula Ferreira, na Biblioteca Escolar.

Centro Escolar Solum Sul

1.º e 2.º ano

A Professora de Educação Especial, Bernardette Pereira, endereçou o convite à Professora Joana Biscaia, que aceitou, no sentido de serem proporcionadas sessões para as seis turmas (1.º e 2.º ano) sobre noções básicas da Língua Gestual Portuguesa (animais e cores).

As sessões decorreram na Biblioteca Escolar.

4.º ano

As sessões para as três turmas do 4.º ano realizaram-se na Biblioteca Escolar. Foi visualizado o vídeo "O Circo das Borboletas" e analisado o mesmo, fazendo-se uma reflexão sobre os múltiplos aspetos que o mesmo aborda, a partir de questões que foram sendo colocadas aos alunos pela Professora Bibliotecária, Nazarete Catré, e pela Professora de Educação Especial, Bernardette Pereira.

No final, os alunos foram desafiados a desenharem uma borboleta com recurso à simetria e a escreverem num dos lados da mesma o que aprenderam com a história apresentada. 

As borboletas foram, depois, colocadas nos vidros e portas de entrada da Biblioteca Escolar. 

Desafio concelhio "Vamos viver o Natal"

Participaram neste Desafio concelhio das Bibliotecas de Coimbra (Biblioteca Municipal e Bibliotecas Escolares do Concelho de Coimbra) os alunos da Escola Básica do Dianteiro, as crianças das três Salas do Jardim de Infância (2 do JI da Solum Sul e 1 do JI da Solum), os alunos das três turmas do 1.º ano e os alunos do segundo ano de escolaridade inscritos na Disciplina de E.M.R.C. do Centro Escolar Solum Sul.

Este desafio consiste na realização de Postais de Natal a partir da leitura de uma obra.

Fase Escola

O Júri constituído pelos docentes Ângela Rodrigues, Ana Margarida Silva e António Craveiro selecionou os postais ao nível da fase escola. Foram escolhidos 3 postais do Jardim de Infância (um de cada uma das Salas), 1 de uma aluna da Escola Básica do Dianteiro, 1 de uma aluna do 1.º C do Centro Escolar Solum Sul e 1 de uma aluna de EMRC. 

PARABÉNS aos vencedores!

Trabalho coletivo - Sala 1 do JI Solum Sul

Trabalho coletivo - Sala 2  do JI Solum Sul

Trabalho coletivo - Sala 3 [ JI da Solum]

Maria Constança Silva

EB Dianteiro

Maria Inês Venâncio

1.º C do Centro Escolar Solum Sul

Ana Carolina Seco

EMRC

Fase concelhia

O Júri da fase concelhia selecionou os 16 postais que integrariam a coleção deste ano, a disponibilizar aos utilizadores da Biblioteca Municipal de Coimbra, os quais viriam depois a ser publicitados nas redes sociais da Câmara Municipal de Coimbra. De entre esses postais consta o da Sala 1 do Jardim de Infância Solum Sul.  

PARABÉNS ao vencedor.

Trabalho coletivo - Sala 1 do JI Solum Sul

2.º Período letivo

Desafio concelhio de Leitura

Biblioteca Escolar da Solum

Biblioteca Escolar de Solum Sul

O aluno Francisco Morais Costa Vale da Silva do 4.º A da Escola Básica de Solum Sul irá representar o Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro na fase concelhia do Desafio de Leitura, a par com as duas alunas apuradas para essa fase, ao nível do 2.º e 3.º Ciclo da Escola Básica Eugénio de Castro, respetivamente. 

A Neurociência vai à Escola

"A Neurociência vai à escola", uma iniciativa das Associações de Pais/EE da Escola Básica da Solum e da Escola de Solum Sul, na respetiva Biblioteca Escolar.


Na Biblioteca Escolar da Solum, a sessão com os alunos do 1.º A, B e C esteve a cargo da Comunicadora de Ciência, Mariana Coimbra, e da Neurocientista Ema Leitão e na Biblioteca Escolar de Solum Sul, além de Mariana Coimbra dinamizou a Sessão o Neurocientista Diâner Felipe Queiroz, da Proaction Lab da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação de Coimbra.

Biblioteca Escolar da Solum

Biblioteca Escolar de Solum Sul

Sessões de Educação Literária

/

Leitura orientada

"Vamos contar um segredo e outra história"

Sessões com as turmas do 1.º ano da EB Solum e da EB de Solum Sul sobre a obra "Vamos contar um segredo e outra história" de António Torrado. 

Uma articulação com as Professoras Titulares de Turma. 

Biblioteca Escolar da Solum

Biblioteca Escolar de Solum Sul

"O Coelhinho Branco" 

Sessões com as turmas dos Jardins de Infância da Solum e da Solum Sul sobre a obra "O Coelhinho Branco" contado por António Torrado, na Biblioteca Escolar Solum Sul

Uma articulação com as Educadoras de Infância.

"Elmer, o elefante xadrez"

Sessões com as crianças da Educação Pré-escolar dos Jardins de Infância da Solum e da Solum Sul sobre a obra "Elmer, o elefante xadrez" de David Mckee contado por António Torrado, na Biblioteca Escolar Solum Sul. 

Foi abordado o direito, o respeito pela diferença e o enriquecimento que a mesma nos dá!

Uma articulação com as Educadoras de Infância.

Alguns dos trabalhos feitos após as sessões e que ficaram expostos nas várias Salas do Jardim de Infância...

"Ou isto ou aquilo"

Sessões com os alunos do 2.º ano das Escolas Básicas do Dianteiro, da Solum e da Solum Sul (na Escola Básica do Dianteiro, em turma mista, também com o 1.º ano) sobre a obra de Cecília Meireles, uma oportunidade para conhecer a sua biografia e a sua linda poesia e para trabalhar as opções diárias que temos que fazer todos os dias, numa responsabilidade por si próprio, pelos outros, pelo planeta...

Os alunos do 1.º ano da EB do Dianteiro foram desafiados a ilustrar o poema que mais gostaram e os alunos do 2.º ano a criarem o seu próprio poema com as opções que têm que fazer no seu dia a dia.

Uma articulação com os Professores Titulares de Turma.

Escola Básica do Dianteiro

Biblioteca Escolar da Solum

Biblioteca Escolar da Solum Sul

«Corre, corre cabacinha»

Escola Básica do Dianteiro

À descoberta do texto poético

e dos seus recursos expressivos

Escola Básica do Dianteiro

Tradição dos Lenços dos Namorados

com a D. Gina Almeida


Uma iniciativa das Bibliotecas Escolares inserida no Projeto Cultural de Escola/Plano Nacional das Artes: a D. Gina fez um périplo por Escolas do Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro com os seus trabalhos inspirados nos Lenços dos Namorados, explicando aos mais novos a origem desta tradição e qual o processo de elaboração dos mesmos.

Partilha de saberes! Valorização dos recursos humanos do Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro.

A propósito desta tradição, uma abordagem às conquistas do 25 de abril de 1974, que democratizou a escolarização, combatendo o analfabetismo em Portugal.

Escola Segura

na 

Biblioteca Escolar da Solum

Encontro com José Fanha

uma iniciativa da Associação de Pais dos Jardins de Infância da Solum e Solum Sul

na 

Biblioteca Escolar de Solum Sul

A Mitologia Grega

Sessão de preparação para a participação nos 

"Clássicos em Rede" - 4.º C 

Biblioteca Escolar da Solum

O Teatro veio à Biblioteca

"Exercícios de ser criança e outros aprendimentos" a partir de textos de Manoel de Barros, com o Teatrão

uma iniciativa das Educadoras de Infância

Visita dos JI à Escola Sede

uma articulação entre as Bibliotecas Escolares e as Educadoras do Agrupamento

"Miúdos a votos"

na Escola Básica de Solum Sul

A Campanha Eleitoral

'O lápis mágico de Malala' de Malala Yousafzai

Alunas do 3.º A, 4.º A e C

'O Monstro das Cores' de Anna Llenas

2.º C

As eleições

Dia Mundial do Sono

Sessão para Pais/EE, Professores e Asssistentes Operacionais

Uma iniciativa da Coordenação de Estabelecimento/Associação de Pais

na

Biblioteca Escolar Solum Sul

Primeiros socorros

com o Centro de Saúde de Celas

[atividade realizada no âmbito do PESES - Promoção e Educação para a Saúde e Educação Sexual]

na Biblioteca Escolar da Solum

Semana das Leituras

Leitura tradicional 

Conto tradicional português "Corre, corre cabacinha" 

Biblioteca Escolar da Solum

Biblioteca Escolar Solum Sul

Leitura Solidária

Encontro com António Sala I Associação Pedrinhas

"Histórias fora do nosso controlo" de António Sala e Maria da Luz Pedroso

na Biblioteca Escolar Solum Sul

O encontro foi notícia no Diário de Coimbra

Clica na imagem que se segue para acederes à notícia e à entrevista realizada. 

Leitura inclusiva

Dia Mundial da Síndrome de Down

Biblioteca Escolar da Solum

Escola Básica do Dianteiro

Escola Básica de Solum Sul

3.º Período letivo

Exposição itinerante pelas Bibliotecas Escolares

"Livros proibidos durante o Estado Novo"

Sessão na Escola Básica do Dianteiro

No âmbito da Exposição itinerante da BGUC "Livros proibidos durante o Estado Novo", numa parceria com o Plano Nacional das Artes e a Rede de Bibliotecas Escolares, e que percorre as Bibliotecas Escolares do nosso Agrupamento, a Professora Bibliotecária dinamizou uma sessão na Escola Básica do Dianteiro, ajudando os alunos a refletir sobre as proibições de Salazar e a importância do 25 de abril, com recurso à obra "Um tesouro" de Manuel António Pina e ainda de alguns vídeos disponíveis aqui na BIBLIOtecLAR.

Testemunhos

No âmbito da Exposição itinerante da BGUC "Livros proibidos durante o Estado Novo", numa parceria com o Plano Nacional das Artes e a Rede de Bibliotecas Escolares, e que percorre as Bibliotecas Escolares do nosso Agrupamento, levámos a efeito várias Sessões com familiares de alunos do nosso Agrupamento de Escolas, após o desafio lançado, para o efeito, às várias Associações de Pais/Encarregados de Educação. 

A nossa eterna gratidão por ajudarem a Biblioteca Escolar a cumprir o seu dever de memória! 

Sessões com o Dr. Luís Figueiredo

nas Bibliotecas Escolares da Solum e Solum Sul

Testemunho de vida de um preso político durante o Estado Novo, um amigo de Aquilino Ribeiro, Dr. Luís Figueiredo, dado pelo seu filho, homónimo do pai, na Biblioteca  Escolar do Centro Escolar Solum Sul. 


O Dr. Luís Figueiredo (filho) cativou a atenção de pequenos e adultos, do princípio ao fim, dando a conhecer as leis e as proibições inusitadas de Salazar, incluindo a censura aos livros, recordando a miséria em que o povo vivia e contando ainda as múltiplas prisões a que o pai foi sujeito por fazer frente a um regime opressor assim como as peripécias das suas fugas a essas prisões.

Recorda e/ou descobre aqui aspetos da vida do pai do Dr. Luís Figueiredo...

Clica em cima de cada uma das imagens para acederes.

Sessões com Rita Lopes

nas Bibliotecas Escolares da Solum e Solum Sul 

e na Escoa Básica do Dianteiro


Testemunho da sobrinha neta de Alves Redol, Dra Rita Lopes, que deu a conhecer as leis e as proibições inusitadas de Salazar, incluindo a censura aos livros, em particular as que foram feitas ao seu tio avô, as perseguições que este sofreu e outras consequências que advieram para a sua família, designadamente para a sua avó pelo simples facto de ser irmã do escritor. 

Atividades ao longo do ano letivo


S.P.O.

[Serviços de Psicologia e Orientação]

"Devagar se vai ao longe"

[um programa de competências socioemocionais] 

Biblioteca Escolar da Solum

Biblioteca Escolar de Solum Sul


Apoio Educativo

Biblioteca Escolar da Solum



Conselhos Eco-escolas


A Biblioteca Escolar continua a fazer parte do Conselho Eco-escolas do Centro Escolar Solum Sul, dando o seu contributo de forma pró ativa para a susetentabilidade do nosso planeta.

1.ª reunião


Neste ano letivo, a 1.ª reunião decorreu na Biblioteca Escolar, presidida pelos Docentes Ana Margarida Silva e António Craveiro, onde foi apresentada a Bandeira Verde/Galardão alcançada no ano letivo transato. Realce-se o facto de, tendo recebido o testemunho com algumas anotações de melhoria para atribuição de uma futura da Bandeira Verde/Galardão no ano 2021-2022 (ano em que a Professora Bibliotecária iniciou funções como Coordenadora do Programa Eco-escolas, durante o período de dois anos em que exerceu funções (ano letivo 2021-22 e ano letivo 2022-2023), a Bandeira Verde/Galardão foi alcançada sem um único reparo por parte da então ABAE, o que nos deixa muito orgulhosas pelo nosso contributo no caminho percorrido. 

2.ª reunião


rubrica

O saber ocupa lugar


na BIBLIOtecLAR

Halloween, Pão por Deus e Dia dos Mortos

S. Martinho

Dia Mundial da Bondade

Dia Internacional dos Direitos das Crianças

Dia da Floresta Autóctone

Dia da Imaculada Conceição