Banda Filarmónica de Pínzio

Fica a conhecer-nos melhor

Somos uma Banda Filarmónica sediada na belíssima Aldeia de Pínzio, no concelho de Pinhel, distrito da Guarda.

A nossa fundação, datada de 21 de novembro de 1888, pode ser comprovada pela escritura existente.

Devido ao grande fluxo emigratório ocorrido por volta de 1950, sofremos um interregno de 30 anos, aproximadamente.

Em 1984 a nossa Banda foi reerguida por iniciativa do benemérito Sr. Luís Pires Gonçalves, que contou com o contributo do maestro Manuel Niné.

Foi a partir desse momento que ficámos integrados na Associação Cultural de Pínzio, atualmente Associação Social, Cultural, Recreativa e Desportiva de Pínzio.

Atualmente a Banda é constituída por 40 elementos de ambos os sexos, e que na sua maioria são jovens formados na nossa Escola de Música.

A Escola de Música funciona ao fim de semana e o ensino é gratuito.

Durante o ano participamos nas festas religiosas, concertos e intercâmbios com outras bandas.

Possuímos um repertório diversificado para agradar públicos distintos.

O presidente da direção é o Sr. Ricardo Custódio, também músico da nossa Banda, e o nosso diretor musical e o maestro, o professor Carlos Ferreira.

Acontecimentos relevantes

135º Aniversário

Dia 19 de novembro de 2023 decorrem as comemorações do nosso 135º aniversário.

O evento compreende um desfile entre a nossa sede e a Igreja Matriz de Pínzio para abrilhantarmos a missa dominical, que será dedicada à alma dos nossos músicos, dirigentes e associados falecidos.

Colmatamos este dia com um almoço de confraternização entre músicos, dirigentes e algumas entidades honrosas com a nossa coletividade.

Durante o almoço serão entregues os prémios da temporada musical 2022-23, nomeadamente o prémio revelação masculina, prémio revelação feminina, prémio de reconhecimento e prémio gratidão.

Presidente e músico

A 20 de abril de 2019 toma posse o atual Presidente da nossa Associação, o Ricardo Custódio, antigo músico da nossa Banda. Foi na iminência de não se apresentarem a sufrágio quaisquer listas para os órgãos sociais que um grupo de músicos e sócios se mobilizou e avançou com uma lista.

Na 20ª edição do Jornal DIA20, de agosto de 2019, o Presidente referiu que havia necessidade de uma direção sólida, pois o maestro e os músicos precisavam de suporte e estímulo. Havia saído o antigo maestro e avizinhava-se a saída dos diretores, num curto intervalo de apenas quatro meses.

Leia a entrevista na integra: 20ª Edição - Jornal DIA20 - Agosto 2019

Passagem da Batuta

Foi no dia 18 de novembro de 2018 que o maestro Luís Mário Gonçalves passou a Batuta ao seu sucessor, o maestro Carlos Manuel Silva Ferreira.

Um dia de emoções fortes, no concerto do 130º aniversário da nossa Banda.

Ao nosso eterno amigo Luís Mário, desejamos as maiores felicidades e agradecemos toda a sua dedicação ao longo dos mais de 26 anos.

"Para sempre um de nós, a família BFPínzio."

Ao novo "Homem do Leme", Carlos Ferreira, desejamos um bom trabalho e lhe entregamos a chave da nossa casa e coração. Bem vindo mestre!