Visão geral
A Biblioteca Infantil Carlos Alberto (BICA) foi criada em 1950 pelo casal Wilson Oacyl Bodstein e Maria Carolina Bodstein em homenagem ao seu filho Carlos Alberto, falecido com apenas 1 ano e 5 meses de idade. Eles a instituíram em uma casa clara com um grande quintal que haviam comprado para criar o recém-chegado neném. Com sua criação, a capital da República, na época, passou a ter a sua primeira biblioteca exclusivamente infantil.
Seus primeiros livros foram os adquiridos para Carlos Alberto, somados a doações de parentes, amigos e da comunidade em geral. Depois, os jornais da cidade se interessaram pela iniciativa e lhe deram grande divulgação, resultando em maiores doações que foram engrandecendo seu acervo.
Em 3 de maio de 1952, a biblioteca foi reconhecida como de utilidade pública e obteve seu registro junto ao Instituto Nacional do Livro. Em 1957, a BICA organizou a 1ª Exposição Internacional do Livro Infantil no Rio de Janeiro, com cerca de 4 mil livros de 39 países.
Com tamanha projeção que a iniciativa tomou, o casal Bodstein acabou por doar, em 1968, a BICA ao Governo Federal, incluindo seu espaço físico. Posteriormente, em 1976, foi autorizada a cessão da BICA ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, recém-criado a partir da fusão dos antigos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro.
Com a criação do CACIJ, passaram a ser oferecidas, no espaço que ainda engloba a BICA, oficinas culturais para desenvolvimento de outras linguagens afins ao trabalho da biblioteca. Também instalou-se um cineclube e o espaço foi aberto para apresentações amadoras de teatro e shows de MPM, no auditório.
Em 2009 o Governo do Estado deu cessão a Prefeitura do Município, onde houve a fusão das bibliotecas Carlos Alberto e Lima Barreto e foi incorporada à Secretaria Municipal de Cultura (SMC). Em 2011 passou ao controle da Secretaria Municipal de Educação (SME) como biblioteca escolar, recebendo o nome de Biblioteca Escolar Municipal do Méier.
Atualmente a biblioteca presta atendimento à população do bairro do Méier, onde está localizada, oferecendo cursos gratuitos e oficinas de arte-educação. A BICA também ampliou o seu acervo e seu público. Hoje, não é mais uma biblioteca exclusivamente infanto-juvenil, incorporando obras de referência e de literatura nacional e estrangeira, com o objetivo de atender também à população adulta.
Acervo adulto (literatura clássica): Aproximadamente 11.000 títulos
Acervo infantojuvenil: Aproximadamente 4.000 títulos
Acervo acadêmico/didático/pedagógico: Aproximadamente 2.000 títulos
Consulte os títulos disponíveis já cadastrados digitalmente (em permanente atualização)
Salão infantojuvenil - Além de comportar o acervo infantojuvenil, conta com espaço de recreação e brinquedoteca, além de mesas e cadeiras infantis para leitura e/ou atividades recreativas. Ambiente climatizado.
Sala de leitura/estudos - Além de comportar o acervo acadêmico/didático/pedagógico, dispõe de mesas e cadeiras para o público em geral.
Salão adulto - Além de comportar o acervo adulto, dispõe de uma mesa grande e cadeiras para leitura local.
Auditório - Amplo espaço com palco e cadeiras para eventos artísticos, literários e educativos.
A biblioteca também possui bebedouro, banheiro e acesso para pessoas com mobilidade reduzida.
Oferecemos diversos cursos e atividades gratuitos à comunidade, como aulas de violão, aulas de teclado, aulas de reforço escolar, artesanato e ioga. Além dessas atividades regulares, eventualmente ocorrem apresentações com contadores de histórias, lançamentos de livros, palestras, entre outras.
Rua Rio Grande do Sul, 83A - Méier
Telefone: (21) 3822-0683
Horário de funcionamento: Seg-Sex / 9 às 17h
(Recebemos doações de livros até às 16:30h)
Atividades e cursos gratuitos (inscrições são tratadas direta e presencialmente com os respectivos instrutores)
Teclado (somente infantojuvenil) - 3ª - 9:15 às 17h e 5ª - 9:15 às 12h (Ana Maria Gonzalez)
Ioga - 6ª - 9:30h (Penha)