Parece que tens de criar uma banda desenhada. Não te preocupes! É fácil e divertido.
Deixamos-te algumas dicas que te poderão ajudar. Bom trabalho!
Tudo começa com uma ideia! Ou melhor, com várias ideias...
Escreve numa folha as várias questões a que precisas responder:
O que é que eu quero narrar? [ qual o tema ]
De que personagens/adereços preciso? [ o elenco ]
Em que local acontece? [ o(s) cenário(s) ]
O que irá acontecer? [ a ação ]
Quantos quadrinhos (ou vinhetas) preciso? [ a composição ]
Cor ou preto e branco? [ a técnica/estilo ]
etc...
O guião é o "texto que contém a ação, os diálogos e as instruções para a realização de um filme, de um programa de rádio ou televisão, etc." (retirado de Infopédia - Guião). E, claro, também se aplica à banda desenhada.
Não te esqueças que a banda desenhada é um estilo literário em que as histórias são contadas numa sequência de imagens, privilegiando a interação entre personagens.
Assim, a estrutura do seu texto deve ser simples, utilizando pequenas legendas narrativas e, sobretudo, muito diálogo.
Além do texto do guião, elabora uma lista de todos os elementos gráficos que precisarás de criar ou recolher:
Personagens;
Adereços;
Fundos;
Etc.
As personagens são quem dá vida à BD, através das suas ações e interações. Não têm de ser exclusivamente humanas, podendo ser animais, plantas, objetos ou outros elementos. Nestes casos, e para que funcionem em banda desenhada, acrescentam-se características humanas, nomeadamente traços faciais (ex.: olhos e boca).
Para cada personagem devem ser pensadas várias representações, conforme a ação que estão a realizar, recorrendo a diferentes posições corporais, gestos e expressões faciais (ex.: triste; contente; etc,).
Além das personagens, poderás precisar de outros elementos gráficos, os adereços, que te permitirão enriquecer a história visualmente.
O cenário onde decorrem as ações ajudam a situar o local e tempo da história. São representados graficamente como fundo, e podem assumir diferentes estilos gráficos. Alguns autores de banda desenhada preferem fundos neutros, com uma ou poucas cores e, por vezes, mesmo sem nada. Outros optam por utilizar desenhos mais elaborados e coloridos, com maior ou menor realismo.
No entanto, é fundamental garantir que existe o contraste adequado entre fundo e personagens, para que estas sejam legíveis. Para tal, a maioria das ilustrações utiliza cores planas e contornos a preto bem definidos.
A interação entre as personagens depende muito do diálogo entre elas. Esse texto surge em balões de texto, que podem ter aspetos muito variados com diferentes significados.
A narrativa pode igualmente apresentar descrições/informações adicionais em caixas de texto (ou legendas).
Para intensificar a ação são utilizadas as onomatopeias, que são uma forma gráfica de representar sons através da escrita. São também desenhados símbolos adicionais para representar ou acentuar gestos e ações.
A banda desenhada tem uma composição própria, em que cada folha (prancha), é dividida em vários tiras ou quadradinhos (vinhetas). Essa composição pode variar, de acordo com os momentos de ação a apresentar em cada página, bem como com o formato e estilo gráfico utilizado.
No trabalho que vais realizar, deve constar o título da banda desenhada na parte superior da prancha .
Antes de passar à criação da prancha final, devemos planear o que vamos fazer. A este projeto, feito normalmente a lápis e com um registo gráfico rápido e simples, em esboço, dá-se o nome de storyboard.
Deverás desenhar a estrutura que achas adequada aos momentos de ação que definiste para contar a tua história. Utiliza o número de tiras e/ou vinhetas que achares adequado. Podem ter tamanhos e formas diferentes, mas tem em atenção que, por vezes, menos é mais...
O storyboard é também muito utilizado no cinema para dar a conhecer de forma simples, rápida e visual as ações a filmar.
Modelo de storyboard utilizado para a realização de filmes
Ao desenhares as personagens e elementos nas vinhetas, tenta ser criativo e evita a repetição. Utiliza diferentes ângulos e planos para dar maior dinamismo à ação e salientar verdadeiramente o que interessa.
Que estilo gráfico devo escolher?
O mais importante é escolheres o método e estilo que melhor serve o teu objetivo.
Existem muitas técnicas gráficas diferentes, a cores ou simplesmente a preto e branco, mais ou menos realistas. Deves refletir sobre as tuas capacidades de desenho e o tempo que tens para realizar a tarefa.
O mais importante é que a mensagem seja transmitida de forma clara e, claro, visualmente apelativa.
No papel ou no computador?
Ao contrário do que possas pensar, o método mais fácil e rápido é desenhar no papel. Não precisas de ser um grande desenhador para criar bandas desenhadas interessantes e originais. E, claro, podes e deves ir à Internet para ver muitas imagens que te poderão ajudar a desenhar as tuas personagens e a criar a tua prancha de banda desenhada.
Trabalhar no computador permite-te utilizar facilmente imagens já criadas por alguém e, sobretudo, organizar e criar a estrutura da prancha, adicionar elementos gráficos e textos, e, por fim, colorir todos esses elementos. Existem vários programas e aplicações que poderás utilizar, mas nem todos são fáceis de utilizar ou gratuitos.
Atualmente, a maioria dos criadores de banda desenhada utiliza o computador para desenhar, mas é na parte da coloração e montagem dos textos que esta ferramenta é particularmente preciosa.
Brevemente...
Onde encontrar imagens?
De acordo com a lista de elementos gráficos (personagens; adereços; fundos) que definiste aquando da realização do guião, vai agora à procura de inspiração para os desenhar, ou seja, pesquisa na Internet o que precisas.
Tenta ser original, mas se não o conseguires, utiliza as imagens que recolheste para realizar o trabalho. Claro que é sempre boa prática referenciar o seu autor e/ou fonte. Aproveita as seguintes dicas:
Podes pesquisar no Google Imagens ou, preferencialmente, utilizar bancos de imagens gratuitos.
Pesquisa em português e em inglês e adiciona termos que ajudem a encontrar o que precisas (ex.: baleia+cartoon)
Deves escolher imagens com boa resolução e qualidade gráfica, sobretudo para os fundos das vinhetas.
Para as personagens e adereços procura imagens com fundos transparentes ou lisos (para mais fácil remoção). Para tal, acrescenta aos termos de pesquisa o tipo de ficheiro e características (ex.: baleia+cartoon png fundo transparente).
Posso desenhar em papel e finalizar no computador?
Sim. Podes desenhar as vinhetas individualmente ou até a prancha toda e depois digitalizar e finalizar acrescentando o texto. No entanto, terás de realizar este processo com muito cuidado e grande qualidade para que o trabalho final fique bem e, acredita, não é nada fácil.
Aconselhamos-te uma alternativa. Desenha as personagens individualmente em papel e apenas com o seu contorno a preto e branco. Depois, digitaliza as imagens. Até podes utilizar o telemóvel, mas fotografa sem distorcer o desenho e com muita luz, preferencialmente natural, para que o fundo fique branco.
Depois, podes editar as imagens no computador, retirar o fundo e colori-las. Por fim, faz a montagem da tua prancha de banda desenhada, utilizando as aplicações aconselhadas mais abaixo, ou outras que conheças.
E se preferir desenhar no computador?
Claro que o podes fazer. E há muitas opções para desenhar no computador. Mais uma vez, podes desenhar as vinhetas individualmente, ou até a prancha inteira. Em alternativa, podes desenhar individualmente as personagens, guardá-las em ficheiros separados com o fundo transparente, e depois fazer a montagem final noutra aplicação, como o Canva.
A nossa sugestão de aplicação a utilizar para desenhar é o Sketch IO (https://sketch.io/), pois permite guardar os ficheiros em formato PNG, com o fundo transparente.
Como retirar um fundo a uma imagem tornando-o transparente?
Se precisas muito de uma imagem, mas tem um fundo que não queres, podes editá-la para retirar o fundo e depois gravá-la no formato PNG (que mantém o fundo transparente).
Para alterar as imagens (ex.: remover fundo, colorir, recortar, etc.) aconselhamos a utilização do software online de edição de imagem Pixlr X (https://pixlr.com/pt/).
Existem outras ferramentas que também o fazem, como o Adobe Express (https://www.adobe.com/br/express/feature/image/remove-background), mas tens de estar registado. Deixamos igualmente outras aplicações, mas que nem sempre cumprem a tarefa se o fundo for muito complexo.
Que aplicações posso utilizar para fazer uma BD?
Existem vários programas e aplicações para o efeito, mas nem todas são gratuitas ou dão-te a liberdade de utilizares as tuas próprias imagens. Deixamos-te algumas opções e uma breve descrição.
Canva (https://www.canva.com/pt_pt/)
Aplicação online que te permite criar muitos formatos gráficos. Possui modelos (templates) preparados para criar banda desenhada, mas tens de compor manualmente todos os elementos. Tens de te registar para tirares maior partido das suas possibilidades.
Toonytool (https://www.toonytool.com)
Aplicação online que te permite criar vinhetas de banda desenhada e depois efetuar a sua transferência como imagens. Podes fazer o upload de imagens o que te permite criar conteúdos mais personalizados. Não necessita de registo ou abertura de sessão.
Make beliefs comix (https://makebeliefscomix.com/Comix/)
Aplicação online que não necessita de registo para criar, mas sim para gravar os trabalhos realizados. Simples de utilizar mas limitada apenas aos recursos/imagens que integra.
Pixton (https://www.pixton.com/)
Aplicação online especializada para a criação de banda desenhada. Tens de estar registado e é paga. Na sua versão gratuita é muito limitada, não sendo adequada à realização deste trabalho.
BOM TRABALHO!