Colligere Educacional
Educação Transformando Vidas
Direitos Humanos
Aurora Institute - TRANSFORMAR
Projetos Sociais
Educação transformando vidas: a arma mais poderosa para transformar vidas é a educação. Só a educação de qualidade é capaz de combater a miséria e erradicar a fome.
A educação molda caráter, forma personalidades, constrói cidadãos éticos, patriotas, produtivos, empreendedores e prósperos.
Educação transformando vidas tem como base a grade educacional norueguesa, um currículo pautado em éticas, educação cristã, biodiversidade e Direitos Humanos.
Recomendamos que os projetos sejam aplicados através do PRONAC e que sejam elaborados planos piloto por município, clique acima do botão inscrições.
I. VIVA A CRIANÇA:
Programa Direitos da Criança : trabalho dirigido a crianças e adolescentes de rua (de 6 a 17 anos). Direitos Humanos da Criança. Acesso à educação e saúde, direito de ter uma família, direito de viver em paz (direito a uma vida não-violenta).
Metas: reintegrar crianças à sociedade, e propiciar bem-estar e proteção garantindo os Direitos da Criança. Proporcionar um lar para as crianças desabrigadas. Retirar as crianças das ruas, oferecer educação de qualidade e promover a garantia de direitos humanos.
II. NUNCA É TARDE PARA APRENDER:
Programa Educação de Adultos: trabalho dirigido a adultos não alfabetizados ou que não concluíram a educação escolar. Combate ao analfabetismo. Direitos Humanos. Direito e acesso à Educação.
III. ACOLHIMENTO RESPONSÁVEL:
Programa Imigrantes: trabalho dirigido a imigrantes recém-chegados, não falantes da língua portuguesa, desempregados e com situação irregular. Inclui refugiados e asilados. Direitos Humanos dos migrantes. Educação para a cooperação internacional e a paz.
IV. INTEGRAÇÃO CIDADÃ:
Sistema carcerário. Reinserção social de detentos. Trabalho dirigido aos presidiários por meio de educação. Direitos Humanos dos presos.
Capacitação e treinamentos
Informações:
A base legal para a construção dos projetos infantis é composta pelos seguintes documentos:
- Declaração dos Direitos da Criança.
- Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança.
- Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (2008), Estratégia de Proteção à Criança do UNICEF, E / ICEF / 2008/5 / Rev.1, par. 12-13.
- Recomendação R (84) 4 sobre Responsabilidades Parentais do Conselho da Europa.
- Convenções 138 e 182 da Organização Internacional do Trabalho.
- Children Act 1989
- Manual de proteção infantil - Unicef *
- Lei norueguesa de Bem-Estar Infantil (1992)
- Convenção de Haia (1996)**
- Constituição do Reino da Noruega
Leia!
Convenção dos Direitos da Criança
Declaração Universal dos Direitos Humanos
“Reconhecendo que a criança, para o desenvolvimento pleno e harmonioso da sua personalidade, deve crescer num ambiente familiar, numa atmosfera de felicidade, amor e compreensão (...) Deve ser concedido o direito à sobrevivência; desenvolver ao máximo; à proteção contra influências prejudiciais, abuso e exploração; e participar plenamente da vida familiar, cultural e social”.
(Declaração Universal dos Direitos Humanos).