OBJETIVOS:
Criar a tua segunda aplicação simples para Android:
Adicionar Screens a uma aplicação.
Alternar entre Screens.
Dispôr componentes num screen com os componentes OrganizaçãoHorizontal e OrganizaçãoVertical.
1. Acede ao APP INVENTOR ➡️ https://appinventor.mit.edu/explore/ai2/tutorials
2. Clica em Create Apps!
Screen1
Screen2
3. Cria a tua segunda aplicação: PlaySound
O PlaySound é uma aplicação com dois Screens (ecrãns), muito simples que podes criar rapidamente.
No primeiro Screen tens uma imagem de fundo e dois botões: botão PLAY para abrir o segundo Screen e o botão CLOSE para fechar a aplicação.
No segundo Screen tens oito botões, seis destes com imagens. O objetivo é fazer com que seis botões reproduzam um som quando tocados, um botão volte ao primeiro Screen e outro botão feche a aplicação.
Antes de começares, transfere para o teu computador:
seis efeitos sonoros para os botões que irão reproduzir som (podes encontrar aqui pixabay.com/pt/sound-effects);
seis imagens para os botões. As imagens têm de ter a mesma dimensão, ou seja, têm de ter o mesmo tamanho. Podes redimensionar as imagens para que todas tenham a mesma dimensão através do site www.iloveimg.com
uma imagem para o fundo do primeiro Screen
uma imagem para o fundo do segundo Screen
NOTAS:
Podes recriar a aplicação que serve de exemplo ou criar uma original ao teu gosto, desde que sigas as instruções dadas acima.
A dimensão padrão do Screen é 320 x 650
Para a posição dos botões utiliza os componentes OrganizaçãoHorizontal e OrganizaçãoVertical. Encontra-os na área Organização.
Os componentes OrganizaçãoVertical e OrganizaçãoHorizontal servem para organizar os elementos no ecrã de forma simples e automática. A OrganizaçãoVertical coloca os componentes uns por baixo dos outros, como se fosse uma lista, enquanto a OrganizaçãoHorizontal os coloca lado a lado, como se estivessem numa fila. Estes componentes funcionam como caixas organizadoras: primeiro colocamos a organização no ecrã e depois arrastamos para dentro dela os botões, imagens, textos ou outros elementos que queremos usar. Ao definir a largura como “Preencher principal...”, garantimos que ocupam o espaço disponível e que os elementos ficam bem alinhados em qualquer telemóvel.
Bom Trabalho!