I Encontro Comemorativo do Dia do Atuário

18 anos do Curso da UFMG

O Curso de Ciências Atuariais da UFMG foi criado em 2000, a partir de uma iniciativa conjunta dos departamentos de Estatística e de Demografia. A primeira turma ingressou na UFMG em 2001 e a primeira turma concluiu o curso em 2004. Em 2019, estamos comemorando 18 anos do curso na UFMG! No dia 5 de abril, sexta-feira, estamos realizando um seminário para celebrar o dia do Atuário e o aniversário do curso na UFMG.

Os resultados desses 18 anos são muito positivos: egressos tem inserção em grandes empresas do setor público e privado, são professores em cursos de Ciências Atuariais de diversas universidades brasileiras e ingressam em programas de pós-graduação no Brasil e exterior. Anualmente, os formandos em Ciências Atuariais se apresentam para o exame do Instituto Brasileiro de Atuários e tem apresentado alto índice de aprovação, por diversos anos o maior do Brasil.

A motivação para a criação do curso de graduação em Ciências Atuariais está ancorada em duas grandes mudanças ocorridas na sociedade brasileira. A primeira delas é o envelhecimento populacional, decorrente do declínio da fecundidade e da redução da mortalidade. A importância do fenômeno no Brasil deve-se, principalmente, à velocidade com que vem ocorrendo. A população de 60 anos ou mais aumentou de 5,1%, em 1970, para 8,6%, em 2000 e 10,8% em 2010 (IBGE, 2011), e deve chegar a mais de 25% em 2050. Aliado a esse processo, que se iniciou na década de 70, com a introdução do Plano Real, foram observadas mudanças importantes no mercado econômico e financeiro que modificaram o comportamento e as aspirações do consumidor. É sabido que em período de inflação crescente não há razão nem ambiente favorável para investir no longo prazo.

De natureza multidisciplinar, o curso de graduação em Ciências Atuariais foi criado para preencher uma lacuna que se evidenciou nesse novo cenário. A proposta do curso é formar um profissional moderno, preparado para o mercado de trabalho ampliado e flexível do século XXI. O curso tem como base o estudo de técnicas atuariais de cálculo de riscos, métodos probabilísticos, métodos demográficos, administração geral e financeira, aspectos legais e aspectos contábeis.

Inscrições (gratuitas) no formulário: