O ATLAS BRASILEIRO DA VIOLA DE ARAME


Navegue pelo Atlas com música. Clique no player acima!



A ilustração de parte da imensa diversidade músico-regional da Viola de Arame através de composições livres inspiradas em diferentes Paisagens Culturais brasileiras consiste no objetivo dessa plataforma. Aqui, a Viola tornou-se ferramenta irresistível na busca em associar meu processo criativo musical à algumas permanências culturais expressas através de toques, simbolismos e territorialidades presentes no Brasil.

Assim, disponibilizar uma versão resumida de minha dissertação de mestrado intitulada O Atlas Brasileiro da Viola de Arame: Um Atlas a Ser Tocado! consiste em desafio e oportunidade única para um, autodenominado, “Geógrafo-Violeiro".


AVISO AO NAVEGANTE:

Num primeiro momento, apresento o mapa dos diferentes tipos de Viola pelo mundo e suas características. Tal conteúdo é apresentado de forma interativa e permite navegar pelas características das Violas Açorianas, De Cocho, Dinâmica, de Queluz, e por onde os bons ventos te levar! Para tanto, espere alguns poucos segundos para que o cartograma carregue e utilize o menu à esquerda do mesmo.

Em seguida, passo ao Brasil, e detalho as regiões e Paisagens Culturais que foram cenário para cada composição realizada.

Boa viagem!

Daniel Miranda.



IMPORTANTE: Todas as respectivas referências bibliográficas, citações, e os devidos créditos estão disponibilizados no final de cada página desse site no botão 'Referências'.

SOBRE O AUTOR

Daniel Miranda é Mestre em Música pela UFRJ e Bacharel em Geografia pela mesma universidade. O 'Geógrafo-Violeiro' sempre fez da diversidade músico-regional brasileira o cenário para concertos didáticos em diversos países. Na Europa, onde viveu por 11 anos, foi reconhecido como concertista pelo programa de incentivo e subsídio à difusão artístico-cultural do Estado Belga (ART ET VIE).

Em sua discografia, destacam-se o disco com trio de câmara RIO TRIO , junto ao bandolinista Paulo Sá e o violoncelista Henrique Drach, e seu primeiro disco solo, intitulado BIENVENUE, produzido pela gravadora Belga IGLOO. Destaca-se ainda a compilação do programa de World Music "Le Monde Est Um Village" produzida pela gravadora EMI. Além de seu último disco solo MARIONETTES, ainda lançado em terras europeias, grava em 2020 o disco de seu atual projeto em conjunto com o bandolinista Paulo Sá, o Duo BARROQUEANDO.


Referências:

Composição: Título: Serra de São José. Autor: Daniel Miranda.

Execução: Daniel Miranda- Viola de Arame, Paulo Sá- Bandolim, Laura Ronái- Flauta Barroca e Gabriel Ferrante- Flauta Barroca

Imagem: LCADAVAL, Desenho sobre aquarela. "Violeiro ganhando o Mundo". LCADAVAL todos direitos reservados e cedidos para este site.