Astro e ciência

MÓDULO 00 - CURSO DE ASTRONOMIA BÁSICA RECOASTRO

A astronomia e eu

Meu primeiro contato com a astronomia, foi no primeiro período do curso de Licenciatura em Física, no qual um amigo me apresentou o software Stellarium. Fiquei maravilhada com as possibilidades de visualização de astros que eu nem reconhecia olhando para o céu. Desde então, fiz vários cursos na área, leio muitos livros de astronomia, astrofísica, cosmologia, mas sempre há o que aprender. Aprendi até aqui a reconhecer os astros e sua dinâmica no universo, mas acima de tudo, aprendi que é inimaginável e questionável o fim, e assim é o estudo nessa área. A cada novo curso, sempre encontro novidades e meu principal intuito é aprender um pouco mais.

MÓDULO 01 - CURSO DE ASTRONOMIA BÁSICA RECOASTRO

MINHA LOCALIZAÇÃO

MÓDULO 02 - CURSO DE ASTRONOMIA BÁSICA RECOASTRO

A SOMBRA NO CORREDOR DE CASA

sombra no final da manhã

No início do ano, especialmente a partir do mês de março, o corredor do meu apartamento apresenta sobra pela manhã, mas o sol aparece no final da manhã e faz esse percurso mostrado das duas imagens. Em seguida, fica todo na sombra novamente.

sombra no início da tarde

No final do ano, entretanto, e janeiro e fevereiro aproximadamente, o sol aparece menos, inclusive não entra dentro do AP, como mostra na primeira imagem. Após dois anos morando aqui, percebo a modificação da posição do Sol, nem tanto pela sombra, mas pela luz que entra no apartamento e faz muita falta em alguns períodos!

MÓDULO 03 - CURSO DE ASTRONOMIA BÁSICA RECOASTRO

AS FESTAS JUNINAS E A ASTRONOMIA

Esse mês de junho é marcado especialmente pelas comemorações do "São João", na verdade, um mês de festividades que homenageiam três santos, sendo eles: Santo Antônio, São João e São Pedro.

Essas festividades têm origens pagãs, realizadas na Europa, no período do Solstício de verão, em comemoração à passagem da primavera para o Verão, período que acontece exatamente no mês de junho.

Interessante saber a origens dessas festas tão populares no Brasil e importante reconhecer, como elas foram inseridas no calendário cristão, das festividades da Igreja Católica e se tornou um dos grandes eventos culturais do Nordeste, principalmente.

MÓDULO 04 - CURSO DE ASTRONOMIA BÁSICA RECOASTRO

poesia sobre a lua

Essa poesia de Saulo Pessato, apresenta corretamente a proveniência da luz da Lua. De fato, a luz da Lua é proveniente do Sol, ou seja, a Lua não tem luz própria, é uma fonte de luz secundária, sendo o Sol a fonte primária.

Esse fato infelizmente é desconhecido por muitos, entretanto, a própria luz na Lua, que estabelece as suas fases, fazem parte de um jogo de Luzes e sombras entre Sol e Lua, onde a Terra determina a periodicidade ao permanecer entre a estrela e o satélite.

MÓDULO 05 - CURSO DE ASTRONOMIA BÁSICA RECOASTRO

OS ASTROS ERRANTES

Destaco para esse módulo e atividade em específico, um fato, hoje já refutado, mas que já foi tido como verdadeiro em algum momento no passado para explicar o movimento dos planetas. A imagem acima representa o movimento errante do astro, para explicá-lo Ptolomeu aperfeiçoou o modelo de Hiparco que acrescentou uma combinação de círculos.

O pequeno círculo ao longo do qual o planeta se move é o epiciclo, esse círculo menor se move em torno de um círculo maior, o deferente. A diferença é o acréscimo do Equante "um ponto ao lado do centro do deferente oposto em relação à Terra, em relação ao qual o centro do epiciclo se move a uma taxa uniforme, e que tinha o objetivo de dar conta do movimento não uniforme dos planetas".


Mas a lenda que vou registrar aqui é sobre o nome desses planetas, que ficaram conhecidos inicialmente como astros errantes.

Conta-se que os povos sumérios identificaram as cinco estrelas "astros errantes" e achavam que elas eram na verdade, divindades, por conta do seu movimento no céu enquanto as outras estrelas ficavam paradas. Assim os nomes atribuídos a elas, eram nomes de deuses em que essa civilização acreditava: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno

Mercúrio: mensageiro dos deuses

Vênus: Deusa romana da beleza e do amor

Marte: Deus romano da guerra

Júpiter: rei dos deuses romanos

Saturno: Deus romano do tempo

ATIVIDADE REFLEXIVA

As aprendizagens do curso:

Grandes aprendizagens foram retiradas do Curso de Astronomia Básica. Os cursos da RecoAstro que tive a oportunidade de participar são completos, no que tange a síntese dos tópicos de astronomia abordados, o apoio dado pelo professor nas Lives e nas orientações de cada módulo e ainda nas aulas de Física!

O curso trouxe em específico, uma abordagem bastante interessante sobre localizações, onde o material complementar foi de grande ajuda no desenvolvimento da atividade sugerida. Aprender sobre localização em Astronomia considero de grande valia e foi uma ótima escolha para o módulo 1. Os módulos seguintes, tiveram como ênfase o movimento dos astros, é um tema espetacular, tendo em vista que daí decorre a maior parte dos erros em relação à astronomia, a percepção nossa daqui da Terra foge do movimento real dos astros, devido a pouca observação ao céu.

Considero o curso bastante proveitoso em toda a sua proposta e fica aqui meu agradecimento ao Professor Leandro Moraes pelo compartilhamento de saberes.