A seguir, vamos explicar o que significa cada uma dessas categorias e dar alguns exemplos de seres vivos que pertencem a elas.
Reino
O reino é a categoria taxonômica mais abrangente e que reúne filos. Atualmente, existem seis reinos reconhecidos: Animalia (animais), Plantae (plantas), Fungi (fungos), Protista (protistas), Archaea (arqueias) e Bacteria (bactérias). Esses reinos são baseados em critérios como a estrutura celular, o tipo de nutrição e a presença ou ausência de núcleo.
Filo
O filo é a categoria inferior ao reino e que reúne classes. Cada reino possui vários filos, que agrupam os seres vivos que possuem características morfológicas e fisiológicas semelhantes. Por exemplo, no reino Animalia, existem cerca de 35 filos reconhecidos, entre eles: Chordata (cordados), Arthropoda (artrópodes), Mollusca (moluscos) e Cnidaria (cnidários).
Classe
A classe é a categoria inferior ao filo e que reúne ordens. Cada filo possui várias classes, que agrupam os seres vivos que possuem características mais específicas em comum. Por exemplo, no filo Chordata, existem cerca de 50 classes reconhecidas, entre elas: Mammalia (mamíferos), Aves (aves), Reptilia (répteis) e Amphibia (anfíbios).
Ordem
A ordem é a categoria inferior à classe e que reúne famílias. Cada classe possui várias ordens, que agrupam os seres vivos que possuem características ainda mais particulares em comum. Por exemplo, na classe Mammalia, existem cerca de 30 ordens reconhecidas, entre elas: Primates (primatas), Carnivora (carnívoros), Rodentia (roedores) e Cetacea (cetáceos).
Família
A família é a categoria inferior à ordem e que reúne gêneros. Cada ordem possui várias famílias, que agrupam os seres vivos que possuem características muito próximas em comum. Por exemplo, na ordem Primates, existem cerca de 16 famílias reconhecidas, entre elas: Hominidae (hominídeos), Cercopithecidae (macacos do Velho Mundo), Atelidae (macacos do Novo Mundo) e Lemuridae (lêmures).
Gênero
O gênero é a categoria inferior à família e que reúne espécies. Cada família possui vários gêneros, que agrupam os seres vivos que possuem características muito semelhantes entre si. Por exemplo, na família Hominidae, existem cerca de 8 gêneros reconhecidos, entre eles: Homo (humanos), Pan (chimpanzés), Gorilla (gorilas) e Pongo (orangotangos).
Espécie
A espécie é a categoria taxonômica mais restrita e que reúne indivíduos. Cada gênero possui várias espécies, que agrupam os seres vivos que possuem características idênticas entre si e que podem se reproduzir e gerar descendentes férteis. Por exemplo, no gênero Homo, existem cerca de 9 espécies reconhecidas, entre elas: Homo sapiens (humanos modernos), Homo neanderthalensis (neandertais) e Homo erectus (humanos primitivos).
Para nomear as espécies, usa-se o sistema binomial de nomenclatura, proposto por Lineu no século XVIII. Esse sistema consiste em usar o nome do gênero seguido do nome específico da espécie, ambos em latim e em itálico. Por exemplo, o nome científico da espécie humana é Homo sapiens.
Referências
[Como funciona o sistema de classificação dos seres vivos - UOL Educação]
[Como está organizada a classificação por meio das categorias taxonômicas Hierarquicas?]
[O que é taxonomia e como é feita a classificação biológica]
[Hierarquia das categorias taxonômicas - escolamz.com]
[(UFGO) As categorias sistemáticas,ou taxas,colocadas ordenadamente,em graus hierárquicos,são:]
a7a7d27f09