Estudo científico da distribuição de aranhas Argiope usando ciência cidadã

Qual é o nosso objetivo?


Queremos conhecer a distribuição das três espécies de aranhas-tigre (Argiope) e duas espécies de Araneus presentes na Península Ibérica graças à ajuda de cidadãos como você, que fornecem valiosas observações para melhor compreender a biodiversidade que nos rodeia.

SOBRE O PROJETO ARGIOPEOPLE

Se vive na Península Ibérica, certamente já teve a oportunidade de ver em mais de uma ocasião uma grande aranha, com cores malhadas, pendurada de cabeça para baixo no centro de uma extensa teia radial e resistente. Ou talvez outra aranha laranja arredondada com uma cruz branca conspícua na parte de trás do corpo. São as aranhas-tigre ou vespa (Argiope bruennichi, A. lobata e A. trifasciata) e as aranhas de jardim ou cruz (Araneus diadematus e A. pallidus), respectivamente.

Apesar de serem aranhas comuns e relativamente fáceis de ver, atualmente apenas dados incompletos estão disponíveis sobre a sua localização na Península Ibérica. Seus mapas de distribuição estão claramente subestimados.

O projeto ARGIOPEOPLE nasceu com o objetivo de melhorar o conhecimento sobre a distribuição destas cinco espécies emblemáticas da região mediterrânica, mas para isso a ARGIOPEOPLE precisa da sua colaboração! Atreva-se a participar e faça da ARGIOPEOPLE um grande projeto de Ciência Cidadã! Colaborar é muito simples. Da próxima vez que você vir uma aranha-tigre, tire uma foto dela que mostre claramente a coloração em suas costas. Se for uma aranha de jardim, tire duas fotos, uma de costas e outra de barriga. Envie-nos as suas fotos para argiopeople@gmail.com com a data e local onde foram tiradas. Teremos o maior prazer em receber suas observações. Este grão de areia será muito valioso para alargar o conhecimento geral das aranhas da Península Ibérica. Colaborar no progresso científico nunca foi tão fácil e tão acessível a todos.



A sua ajuda é crucial! Envie as suas observações para

Participar é muito simples! Se vir alguma das espécies em estudo, muito fácil de identificar e que pode consultar na galeria seguinte, envie-nos um email com a sua observação, incluindo fotografia, localização GPS e data.

Argiope trifasciata

Vista dorsal mostrando faixas horizontais bem definidas no abdómen de um espécime adulto

Argiope lobata

Vista dorsal de um espécime adulto mostrando a aparência lobulada do abdômen, típica da espécie

Argiope bruennichi

Espécime adulto em vista dorsal onde se observa a faixa tigrada no abdómen, com faixas horizontais mais difusas em suas bordas

Araneus diadematus y pallidus

Vista dorsal mostrando a característica cruz branca no abdômen de um espécime adulto. Como ambas as espécies são muito semelhantes, é necessário tirar uma fotografia da zona dorsal e da zona ventral para as identificar.

Figura das aranhas argiope ibéricas, cortesia do Dr. José Ramón Castelló

O QUE SABEMOS ATÉ AGORA

Estes são os dados disponíveis até o momento para cada espécie na península. Expanda para ver onde cada espécie é encontrada ou onde pode encontrar mais de uma por local (legenda). Vê-las em seu redor ano após ano? Ajude-nos a colocar a sua cidade no mapa!

REFERÊNCIA: Peña-Aguilera, P., Burguillo-Madrid, L., Barve, V., Aragón, P., & Jiménez-Valverde, A. (2019). Niche segregation in Iberian Argiope species. The Journal of Arachnology, 47(1), 37-44.

A equipa

Fer Cortés-Fossati

Grupo Ecología Evolutiva, Área de Biodiversidad y Conservación. Universidad Rey Juan Carlos. Madrid

José Manuel Vidal-Cordero

Departamento de Etología y Conservación de la Biodiversidad. Estación Biológica de Doñana EBD- CSIC. Sevilla

Marcos Méndez Iglesias

Grupo Ecología Evolutiva, Área de Biodiversidad y Conservación. Universidad Rey Juan Carlos. Madrid


ENTIDADES COLABORATIVAS

Nosso projeto colabora ou usa dados de entidades e plataformas como iNaturalist, Observation.org e Biodiversidad Virtual. Quer juntar-se a nós? Escreva-nos!

Nosso projeto em Observation

Desafios em Obsidentify

Se você tem uma conta em outras plataformas e quer participar delas, não se preocupe!

Também participaram ou participam com seus bancos de dados:

Biodiversidad Virtual: www.biodiversidadvirtual.org

iNaturalist: www.inaturalist.org