Em 1806, durante o seu Império, Napoleão ordenou que todos os países europeus fechassem os seus portos marítimos aos navios ingleses - isto ficou conhecido como "Bloqueio Continental" - um golpe importante contra o seu maior inimigo.
Portugal, por ser um velho aliado da Inglaterra (lembras-te do Tratado de Windsor, por exemplo?) não aceitou o Bloqueio Continenal... Bem, na realidade, D. João VI, rei de Portugal disse "nim" pois nem aceitou, nem recusou. Apenas não tomou nenhuma decisão.
Por Portugal não ter aderido ao Bloqueio Continental, Napoleão ordenou a invasão de Portugal. Ao todo, a França de Napoleão invadiu Portugal 3 vezes!
Mapa do Bloqueio Continental. A linha tracejada cor-de-rosa é a linha do bloqueio que Napoleão queria impor aos países europeus.
Mapa das três invasões francesas.
A 1.ª Invasão, entre 1807 e 1808, foi comandada pelo General Junot. Na sequência desta invasão, o rei português, D. João IV e a Família Real fugiram para o Brasil.
A 2.ª Invasão, em 1809, foi comandada pelo Marechal Soult.
Nesta invasão, os franceses tentaram invadir o Porto. As tropas francesas entraram de forma inesperada no Porto. A população, assustada, procurando fugir aos invasores, atravessou a Ponte das Barcas, que existia na época sobre o Rio Douro, em direção a Gaia, provocando o seu colapso - este acontecimento ficou conhecido como o Desastre da Ponte das Barcas.
A 3.ª Invasão, entre 1810 e 1811, foi dirigida pelo Marechal Massena.
Depois das invsões, Portugal ficou numa situação frágil:
o Rei e a Família Real continuavam no Brasil;
os ingleses, que tinham vindo ajudar as tropas portuguesas contra os franceses, ficaram a governar Portugal;
a população vivia na miséria - grande parte dos campos agrícolas foram destruídos.
Esta situação levaria, mais tarde, à Revolução Liberal em Portugal - um pouco semelhante ao que acontecera na França, em 1789.
QUESTÕES
Explica o que foi o "Bloqueio Continental".
Identifica a causa que levou D. João VI a não aderir ao Bloqueio.
Explica por que razão decidiu Napoleão invadir Portugal.
Quantas vezes Portugal foi invadido pelo exército napoleónico? Na tua resposta deves: idendentificar o número de vezes, os anos e quem comandou as invasões!
Qual foi a atitude de D. João VI e da Família Real durante a 1.ª Invasão?
Caracteriza a situação social, política e económica de Portugal após as Invasões Francesas.