O projeto é finalista do 11º PRÊMIO AÇÃO DESTAQUE - SEFE/2021, na Categoria 1- Educação Infantil.
Esse PORTFÓLIO ON LINE, é fruto do projeto realizado em parceria com as famílias e alunos do Pré II-turma "C", no ano de 2.021. É também, uma devolutiva para as famílias como forma de gratidão pelo esforço, empenho e dedicação, proporcionados durante a realização das atividades que compõe esse projeto.
Aqui consta todos os registros de atividades desenvolvidas durante o projeto: Família e Escola: Um Elo Necessário Para a Interação e Construção da Aprendizagem Através das Relações Afetivas.
Muito obrigada!!!!!
TODAS AS IMAGENS CONTIDAS NESSE PORTFÓLIO TEM AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGENS, QUE PODEM SER ACESSADOS ATRAVÉS DESSE LINK: https://drive.google.com/file/d/14JNiES-JW1wMH-VPDWpZnp2xNBfNV2_t/view?usp=sharing
Sequência Didática: NOME E SIGNIFICADOS.
A primeira atividade sobre o nome próprio, a professora gravou um vídeo com fotos das crianças e a música “ Todo mundo tem um nome” de Marco e Lu Hailer, onde iniciou falando seu nome, sua idade e o que gosta de fazer. No decorrer da música a professora fazia pequenos intervalos, citava os nomes das crianças, uma a uma, e solicitava que fizessem uma pequena apresentação de si mesma.
Vídeo da professora Márcia realizando a apresentação das crianças da turma do pré II-"C".
Nesse link as famílias poderão acessar as fotos e vídeos das atividades referente á sequência didática: nome e significados.
A proposta da atividade era abordar o significado do nome, de quem herdou, quem escolheu. E também a importância do sobrenome de cada pessoa.
Vídeo da apresentação do aluno Miguel Porto
Vídeo produzido pela professora Márcia; O Significado do nome.
Sequência Didática-site editora opet: Minha Família e a Nossa História.
Leitura do livro: “As Famílias do Mundinhos”? de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen;
Com a ajuda da família, representar através de árvore genealógica ou Linha do tempo os membros da sua família; e para as crianças que não tivesse fotos, representar a família através de desenhos;
Cada família tem um jeito: Apresentar no vídeo de interação, os diversos tipos de famílias; solicitar as famílias que auxiliem as crianças na receita de massinha de modelar; Após a receita pronta, pedir para as crianças representar a sua família, utilizando a massa de modelar;
Através desse link as famílias terão acesso a mais fotos e vídeos da Sequência Didática: Minha Família e a Nossa História.
Vídeo da professora Márcia, explicando as crianças e famílias a receita da massinha de modelar.
Vídeo do aluno Miguel Porto, fazendo a apresentação da família.
A proposta da sequência nossa casa, nossa história para que as crianças compreendam que a casa não é somente um espaço, mas que é um lugar de afetos e lembranças. Identificar os vários tipos de construções;(Sequência didática-site editora opet);
Leitura da história Os Três Porquinhos; Observar as diferenças das casas construídas pelos porquinhos; Representar através de desenhos os tipos de casas mencionadas na história; Socialização sobre os tipos de moradias ( Entrelinhas, 2017,pág. 51);
Aluno João Miguel apresentando as casas dos porquinhos
Aluno Miguel apresentando as casas dos porquinhos
Construção das casas com dobraduras.
Momentos de interação e brincadeiras com a família:
Caça tesouro.
Buscando garantir o direito de BRINCAR, foi proposto às famílias a realização da brincadeira caça ao tesouro. Onde as famílias deveriam organizar o espaço, definir qual o tesouro a ser procurado, a trilha e a recompensa.
Vídeo da professora explicando às famílias e às crianças sobre a brincadeira: Caça ao Tesouro.
Video do aluno Miguel Porto, na brincadeira: Caça ao tesouro.
Percebemos que as famílias no momento da filmagem estavam felizes e dando pistas às crianças, torcendo para que elas encontrassem o objeto e no final houve comemoração conjunta.
Desafio de encher uma garrafa pet de água.
Observamos que as crianças se divertiram com as brincadeiras e com a participação de sua família e que estas por sua vez tiveram a oportunidade de estar mais próximas da vida escolar, participando como mediadores da formação humana de seus filhos, bem como valorizando cada etapa desse percurso.
Vídeo dos alunos no desafio de encher a garrafa pet.
Pintura das mãos com tinta guache e carimbo das mãos.
A proposta da atividade consistia em representar cada membro da família com o carimbo de uma mão.
Aluno Miguel
Aluno Matheus
Aluno João Miguel
Aluno Paulo Henrique
Festa Junina On Line
Neste ano 2021 como estamos no momento atípico, não foi possível realizar festas juninas de forma presencial, que é um momento muito esperado pelas crianças. Diante dessa situação a professora elaborou propostas de desafios juninos. O Arraiá da Saudade, de forma remota para que as crianças não perdessem o vínculo das tradições de festas juninas que também trazem uma aprendizagem significativa.
Buscando garantir a participação das famílias e das crianças em festas tradicionais, foi proporcionado às crianças a Festa Junina On Line, momento este em que contamos com a participação integral dos pais, desde a escolha das atividades a serem desenvolvidas, como na realização das mesmas juntamente com as crianças. Organizamos “os desafios juninos”, onde a professora através dos vídeos encaminhados no grupo da família orientava as atividades/desafios a serem realizados.
Dentre os desafios realizados tivemos:
a confecção de bandeirinhas para decorar um canto da casa,
pescaria na bacia com tampa de garrafa pet,
escolha de receita de comida típica,
tiro ao alvo,
barraca do beijo
vídeo chamada para preparar a receita mais votada pelas crianças.
Confecção de bandeirinhas para decorar um canto da casa.
A proposta da atividade foi encaminhada às família através de um vídeo gravado pela professora, que consistia em confeccionar bandeirinhas com materiais recicláveis e enfeitar um canto da casa. Como devolutiva, mandar fotos ou gravar um vídeo mostrando um cantinho da casa enfeitado e enviar no grupo da casa. Tivemos bandeirinhas de vários tipos de papéis, pescaria com objetos inusitados.
Aluna Maria Emanuelly
Aluno João Miguel
Aluna Luana
Aluno Luiz Miguel
Pescaria de peneira com tampinhas de garrafa pet.
A professora propôs o desafio através de uma gravação de vídeo explicando a atividade a ser desenvolvida pelas crianças, que consistia em uma pescaria diferente, com uma bacia com água, tampinhas de garrafa pet e uma peneira adaptada com um cabo amarrado para servir como anzol. Os materiais utilizados foram diversos.
Algumas famílias aproveitaram o momento para propiciar à criança uma pescaria das letras do nome, outros optaram por pedir para os filhos a realização da contagem dos números, para cada tampinha tirada da bacia, entre outros.
No link abaixo poderá visualizar todos os vídeos gravados e encaminhados pelas famílias sobre a realização da atividade: Pescaria na bacia.
Vídeo do aluno Paulo Henrique, caracterizado para a atividade julina: Pescaria na bacia.
Escolha da receita de comida típica (pipoca)
No desafio da comida típica a professora encaminhou no aplicativo do WhatsApp sugestões de comida típica para votação, sendo escolhida a pipoca. A professora fez a chamada de vídeo no WhatsApp em grupos e horários diferentes com consentimentos da família para fazer a receita culinária, enfeitou um canto da sua casa com os nomes das crianças dentro de uma moldura de festa junina e uma mesa posta com os ingredientes e um fogão. O resultado da participação das crianças, foi maravilhoso!
Cantinho da casa enfeitado para realização da receita, através da chamada de vídeo.
Imagens das crianças nas chamadas de vídeo durante a realização da receita culinária.
Através do link poderá visualizar a todas as fotos da atividade realizada.
Tiro ao alvo
A professora gravou um vídeo explicativo e encaminhou para as crianças sobre o desafio julino, tiro ao alvo, que consistia em acertar um alvo com uma argola, gravar um vídeo, ou foto e encaminhar no grupo da sala.
Vídeo da professora explicando o desafio: Tiro ao Alvo.
Vídeo da aluna Maria Heloysa no desafio: Tiro ao alvo.
Vídeo do aluno: João Miguel no desafio: Tiro ao alvo.
Barraca do Beijo.
A atividade faz parte de uma Sequência Didática de desafios julinos. Na atividade proposta as crianças gravaram vídeo mandando beijos.
No link abaixo poderá visualizar a todos os vídeos encaminhados com a atividade: Barraca do beijo.
Link: https://photos.app.goo.gl/qCdpXMzZVXLdQQtN6
Vídeo gravado pela professora Márcia Moreira, convidando os alunos para gravar um vídeo sobre a atividade atividade: A Barraca do Beijo.
Vídeo com a aluna Maria Emanuelly
Vídeo organizado com as crianças da Barraca do Beijo.
Desafio: jogo de encontrar os pares dos elementos de festa junina através do aplicativo "Worddwal online".
A professora enviou o link no aplicativo através do grupo de WhatsApp para que as crianças pudessem jogar, tendo o auxílio das famílias. A atividade foi desenvolvida com muita facilidade pelas crianças, demonstrando o quanto dominam o uso das tecnologias, uma das competências a serem desenvolvidas de acordo com a Base Nacional Comum Curricular-BNCC.
Como retorno foram encaminhados prints do jogo realizados pelas crianças.
Através desse jogo foi possível perceber a partir dos relatos das famílias o quanto as crianças gostaram do jogo e que também estão familiarizadas quanto ao uso das tecnologias, e os jogos proporcionam nas crianças maior interesse.
SEGUNDA ETAPA:
Na segunda etapa foi dado maior ênfase à atividades que evidenciasse os sentimentos que as crianças e famílias estavam sentindo com a possibilidade de retorno as aulas presenciais/hibrídas. Nesse momento atípico que estamos vivenciando, observamos que muitas crianças estão com saudade da escola. Não é possível falar de aprendizagem sem construir um ambiente de segurança emocional, sem criar laços e vínculos, presencial ou remoto.
A professora desenvolveu a Sequência Didática "O Monstro das Cores", iniciando pelo reconto da história, e em seguida, disponibilizou no grupo de whatsApp para as crianças e famílias. Como proposta de atividade foi proposto que as crianças gravassem um vídeo falando dos seus sentimentos relacionados com a volta as aulas presenciais.
Vídeo da gravação do reconto O Monstro da Cores, de Roseana Murray.
A professora gravou um vídeo da aula que deu início a segunda etapa do projeto: "FAMÍLIA E ESCOLA: UM ELO NECESSÁRIO PARA INTERAÇÃO E CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DAS RELAÇÕES AFETIVAS".
Na gravação a professora compartilhou com às crianças e famílias à alegria em estarem classificados para a etapa final do projeto. Bem como falou sobre as atividades que seriam desenvolvidas na segunda etapa, ou seja, na finalização do projeto.
O vídeo com a gravação da aula da professora Márcia poderá ser acessado no link abaixo.
O Emociômetro para medir sentimentos
O emociômetro foi construído pela professora Márcia e encaminhado às crianças para que utilizassem na gravação do vídeo. Cada cor era designada a um sentimento.
No link abaixo poderá acessar a todos os vídeos das crianças descrevendo seus sentimentos atribuindo a uma cor no emociômetro para medir os sentimentos.
Vídeo da aluna Luana apresentando o seu sentimento no emociômetro dos sentimentos.
Vídeo do aluno Paulo Henrique apresentando o seu sentimento no emociômetro dos sentimentos.
A professora Márcia solicitou que às famílias auxiliassem as crianças a falarem sobre seus sentimentos em relação ao retorno às aulas presenciais, e gravassem um vídeo e encaminhassem através do grupo de whatssApp da turma.
No link a baixo poderá assistir a todos os vídeos com os depoimentos das crianças.
Vídeo do aluno Luís Miguel falando sobre seus sentimentos no retorno às aulas presenciais.
Participação das famílias
Participação das famílias dando seus depoimentos através de gravação de vídeo, expondo seus sentimentos em relação a pandemia do coronavírus e ao retorno das aulas presenciais e o período remoto, suas preocupações e anseios com a volta das crianças para a escola, bem como as famílias que ainda não se sentem seguras para o retorno presencial.
ALGUNS DEPOIMENTOS:
Através desse LINK poderá acessar a todos os vídeos com depoimentos das famílias sobre o retorno ou não retorno às aulas presenciais.
Vídeo da Srª Kátia (mãe do aluno Luís Miguel)
Pintura do Monstro das Cores, simbolizando as emoções das crianças.
A cor verde que representa a calma e a cor amarela que representa a alegria, esteve entre as prioridades na pintura realizada pelas crianças.
No link abaixo mais fotos e vídeos da atividade de pintura do Monstro das Cores.
Atividade de recorte e colagem de bolinhas para serem colocadas no pote dos sentimentos.
Assim como na história do monstro das cores, ele precisou organizar suas emoções, as crianças também organizaram suas emoções no pote dos sentimentos. Para que sempre haja controle das nossas emoções. O objetivo da proposta foi de dialogar com as crianças que todos nós temos vários sentimentos e que precisamos saber controlar cada um.
No link a baixo, poderá acessar as fotos sobre a atividade do pote dos sentimentos.
Aluna Maria Heloysa apresentando a atividade do pote das emoções.
Aluno João Miguel realizando a atividade do pote das emoções.
Desenho e colagem dos olhinhos móveis no mostro das cores.
Como você está se sentindo hoje? Represente por meio de desenhos o monstro das cores, de acordo com seu sentimento. Cole os olhinhos móveis.
No link abaixo poderá acessar a todas as fotos e vídeos das crianças na realização das atividades.
Aluna Maria Emanuelly realizando a atividade do monstro das cores.
Aluno Ygor Júnior apresentando a atividade do monstro das cores,
O retorno presencial/híbrido para as crianças da educação infantil Pré II, no C.M.E.I Jusaia Maia da Silva teve início no dia 27/09/2021. De acordo com O Plano de Retorno da Secretaria de Educação de Corumbiara-RO, cumprindo com as organizações de biossegurança propostos no referido plano, de acordo com as normativas vigentes.
Vídeo de apresentação da sala de aula organizada para o retorno presencial.
A professora gravou um vídeo apresentando a sala de aula e a organização para o retorno das crianças às aulas presenciais e encaminhou através do grupo de whatsApp da turma.
Diante dos relatos das crianças e das famílias a professora vai proporcionar atividades que desperte sentimentos de alegria e motivação e afetividade pelo que está sendo proposto.
vídeo gravado pela professora da sala de aula, preparada para o retorno.
Vídeo da apresentação das regras da sala de aula, no retorno presencial das crianças.
A professora gravou o vídeo com as crianças que retornaram ao ensino presencial, com o intuito de apresentar algumas regras que pode e não pode, para garantir a nossa segurança e das pessoas que amamos.
Bem como, encaminhou para as crianças que estão no ensino remoto, cujas famílias optaram pelo não retorno, manifestando através de vídeos que foram encaminhados, não sentirem-se inseguras para retornarem devido a pandemia do coronavírus.
Vídeo sobre os cuidados que devemos ter para nos proteger do COVID-19.
Experiência: Explosão das Cores
A professora gravou dois vídeos com câmera do celular e depois fez no inschot. O primeiro foi passo a passo explicando a explosão de cores. A experiência consistiu em misturar alguns ingredientes como: leite, corante colorido (relacionadas as cores do monstro das cores), palito de churrasco, detergente de lavar louça.
O segundo vídeo apresentou como realizar a mistura das cores na realização da experiência: Explosão das Cores.
As crianças adoraram a experiência e gravaram vídeo durante a realização e as famílias encaminharam através do grupo de whatsApp da turma.
No link abaixo poderá acessar os vídeos gravados, onde as crianças realizam a experiência: Explosão das cores.
Vídeo do aluno João Pedro na realização da experiência: Explosão das cores.
Os vídeos que as famílias gravaram, demonstram a satisfação e alegria das crianças ao realizar a experiência. É a garantia do direito de participar.
Vamos organizar as nossas emoções? O que te deixa feliz, triste, alegre, com raiva, medo e assustado?
A proposta consiste em averiguar como as crianças representam seus sentimentos, representando por meio de desenhos, os quais seriam colados no palito de picolé e dispostos em uma caixa que se relaciona com a emoção que foi escolhida.
Através do Link, poderá visualizar a todos os vídeos encaminhados pelas famílias, sobre a atividade: Vamos organizar as nossas emoções nas caixinhas.
Vídeo do aluno Henrico, organizando suas emoções nas caixinhas.
ESCOLHA UMA MÚSICA OU UMA BRINCADEIRA QUE DEIXA VOCÊ FELIZ.
A proposta consistia na escolha de uma brincadeira que deixasse as crianças mais felizes.
Dentre as opções mais escolhidas, destacaram-se: pular corda, jogar bola, corrida do saco, brincar de boneca, dentre outras. A garantia do direito de brincar e participar está presente no planejamento e organização das atividades da educação infantil. Como devolutiva, a família gravou um vídeo e encaminhou no grupo da escola.
Vídeo da aluna Maria Heloysa realizando a sua brincadeira favorita: corrida do saco.
CONFECÇÃO DO MONSTRO DAS CORES COM PAPEL HIGIÊNICO.
A professora gravou vídeo instrucional sobre como as crianças deveriam desenvolver a atividade proposta, que consistia na construção de um monstro das cores, feito com rolo de papel higiênico, e colorido com tinta guache, pincel, canetinha e lápis de cor. As famílias tem participado ativamente de todas as propostas, e esse elo tem sido essencial para a garantia do desenvolvimento das atividades propostas.
No link abaixo poderá acessar a todas as fotos e vídeos da atividade de construção do monstro das cores com papel higiênico.
Aluno confeccionando e apresentando o seu monstro das cores.
Aluna confeccionando e apresentando o seu monstro das cores.
Aluna confeccionando e apresentando o seu monstro das cores.
Aluna apresentando o seu monstro das cores.
Aluna apresentando o monstro das cores.
Vídeo de construção do Monstro das cores com o aluno Ygor Júnior.
PINTURA DAS FORMAS GEOMÉTRICAS DE ACORDO COM AS CORES DO MONSTRO
A professora gravou a aula e disponibilizou no grupo com a proposta da atividade, que consistia em pintar as formas geométricas com as cores do monstro das cores e que as cores escolhidas se relacionassem com o sentimento que cada criança estava sentindo. Como registros as famílias enviaram fotos no grupo de whatsApp da turma.
Aluno Paulo Henrique
Aluno Luís Miguel
Aluno João Miguel
Aluno Miguel Porto
RECONTO DO POEMA RECEITA PARA ESPANTAR A TRISTEZA
A atividade teve dois momentos, um para as crianças que permanecem em casa no ensino remoto e as que retornaram para a escola no ensino presencial/hibrído.
Proposta para o ensino remoto;
A professora gravou vídeo do reconto do poema: Receita para espantar a tristeza, da autora Roseny Murray do livro da editora Opet (pág.22) e disponibilizou no grupo da turma. Como retorno as crianças iriam ouvir o reconto e em seguida com o auxílio da família iriam gravar um vídeo fazendo o reconto à sua maneira e enviar no grupo. E o resultado final foi encantador, em verificar o quanto às famílias se dedicam no auxílio das crianças na realização das atividades, bem como na organização/gravação dos vídeos para a devolutiva.
Vídeo gravado pela professora Márcia, apresentando o reconto do poema Receita de Espantar a Tristeza, de Roseny Murray, encaminhado através do grupo da turma, para os alunos do ensino remoto.
O vídeo poderá ser acessado no link abaixo.
Dramatização da Receita de Espantar a Tristeza com os alunos que estão no ensino remoto.
Vídeo da aluna Poliana recitando o poema: Receita para espantar a tristeza.
Vídeo do aluno João Miguel recitando o poema: Receita para espantar a tristeza.
Nesse link poderá acessar o vídeo gravado pelas crianças do reconto do poema Receita de Espantar a Tristeza e encaminhado através do grupo de whatsApp da turma.
RECONTO DO POEMA RECEITA PARA ESPANTAR A TRISTEZA
Proposta para o ensino presencial;
Para as crianças que retornaram ao ensino presencial a professora desenvolveu a rotina inicial em sala de aula, cuja é também feita através da gravação das aulas. Como atividade inicial as crianças receberam uma letra do alfabeto para enfeitar e montar a frase "BEM VINDOS", que ficaria exposta em sala. A professora recitou o poema "Receita de Espantar a Tristeza, da autora Roseny Murray do livro da editora Opet (pág.22), em seguida os alunos também realizaram a recitação, Houve apresentação com as crianças e professora devidamente caracterizadas no pátio da escola para as demais turmas e equipe escolar, com os devidos cuidados, mantendo o distanciamento. Mesmo as crianças usando máscaras, ficou nítido a alegria, podendo ser observada através do olhar.
Aluno Daniel
Aluno Emanuel
Aluno Paulo Henrique
Kauan Gabriel
Kauê Amilto
Desenho da Receita de Espantar a Tristeza, realizado pelos alunos na aula presencial.
RECITAÇÃO DO POEMA RECEITA DE ESPANTAR A TRISTEZA, DE Roseny Murray do livro da editora Opet (pág.22).
Vídeo do aluno Luís Miguel
Vídeo da professora Márcia fazendo a apresentação da Receita de Espantar a Tristeza, para as crianças do ensino presencial.
Dramatização da Receita de Espantar a Tristeza de Roseny Murray do livro da editora Opet (pág.22), para os alunos do ensino presencial.
Nesse link poderá acessar a todas as fotos e vídeo da apresentação do poema Receita de Espantar a Tristeza, de Roseny Murray do livro da editora Opet (pág.22).
As crianças construíram sua receita de felicidade, os ingredientes da receita foram expressados em forma de desenhos. No link abaixo poderá acessar aos vídeos com as crianças no ensino presencial falando sobre sua receita de felicidade, expressada através de desenhos e da construção do cartaz de forma coletiva.
Aluno Miguel fala o nome da sua receita.
Construção do Cartaz da Receita feita pelos alunos.
A atividade foi realizada com os alunos do ensino presencial e consistia em proporcionar as crianças a oportunidade de construírem um receita diferente. Primeiro escolheram o nome da recita: Receita de corações, desenharam os ingredientes e juntos confeccionaram um cartaz colocando os ingredientes, por fim no modo de fazer um aluno disse que deveriam misturar tudo e levar para o mundo dos corações. O cartaz depois de finalizado foi disposto na sala.
Através do link poderá ter visualizar a todas as fotos da atividade realizada com os alunos do ensino presencial.
Cartaz da receita de Corações, criada pelos alunos.
Receita da Felicidade
A professora deu continuidade a proposta de uma receita que leva sentimentos de alegria levando para as crianças a receita da felicidade, para que pudessem perceber que não existe só receita de comidas, mas que podemos fazer também receitas de sentimentos.
A proposta para os alunos é que criassem suas receitas através de desenhos.
Os alunos que estão no ensino remoto, encaminharam as fotos através do grupo de whatsApp.
Vídeo gravado pela professora Márcia, da receita da felicidade, e encaminhada através do grupo da turma, para os alunos do ensino remoto.
Aluna Luana
Aluna Maria Heloysa
Produção do gênero textual receita, pela aluna Maria Heloysa
Como estou me sentindo hoje?
A proposta da atividade consistia na representação do sentimento que cada criança estava sentindo no momento e representasse através de desenho no quadrado. Constatou-se que a maioria manifestou no desenho o sentimento de alegre, feliz.
A professora gravou um vídeo apresentando plaquinhas com emogis dos sentimentos, explorando cada plaquinha com as crianças do ensino presencial e também foi encaminhado para as crianças que estão em casa no ensino remoto.
Vídeo da professora apresentando as plaquinhas com emogis dos sentimentos.
Alunos do ensino presencial.
Alunos do ensino remoto.
No primeiro dia de aula presencial as crianças construíram um cartaz de BEM VINDOS, cada aluno recebeu uma letra para enfeitar e construir o cartaz para ser colocado na porta da sala.
Música: Cara de quê?
A música expressa momentos de alegria, além de proporcionar movimentos para nosso corpo, a professora procurou com a música cara de quê contemplar as crianças que estão no período remoto ou no presencial.
Para os alunos do ensino presencial, foi realizado a leitura da música, acompanhada pelas expressões faciais: triste, alegre, medo e apaixonado. Levou para a sala de aula a caixa de som para que os alunos pudessem ouvir a música e apendessem sua letra, além das plaquinhas de emogis representando cada sentimento, para que os alunos as utilizassem na coreografia a ser ensaiada e apresentada.
Para os alunos do ensino remoto , a professora gravou um vídeo explicando a proposta da atividade e encaminhou no grupo da sala.
Link do vídeo realizado pela professora com a coreografia da música: Cara de quê? E encaminhado através do grupo da turma, para os alunos do ensino remoto.
Vídeos encaminhados pelos alunos apresentando a coreografia da música Cara de quê?
No link abaixo poderá assistir a todos os vídeos.
Vídeo do aluno João Miguel apresentando a coreografia da música: Cara de quê?
Vídeo da aluna Júlia apresentando a coreografia da música: Cara de quê?
Vídeo da apresentação das crianças do ensino presencial com a coreografia da música: Cara de Quê?
LINK do vídeo: https://photos.app.goo.gl/wRoobfWUzZZ3QHKDA
Jogos e brincadeiras na Educação Infantil
Os jogos e a brincadeiras são de suma importância na Educação Infantil pois desperta emoção e afetividade. É na interação com os pares e com adultos que as crianças vão constituindo um modo próprio de agir, sentir e pensar e vão descobrindo que existem outros modos de vida, pessoas diferentes, com outros pontos de vista (BNCC).
Por meio dos jogos e das brincadeiras a criança desenvolve sua criatividade capacidade de tomar decisões e fazer suas próprias regras e melhorando sua autoestima e seu processo de aprendizagem será forma ampla.
Nos links abaixo poderá acessar as fotos e vídeos de diversos jogos que foram realizados com as crianças no ensino remoto e presencial.
Como: JOGOS OLINE DAS CRIANÇAS PRESENCIAL/REMOTO:JOGOS DAS EMOÇÕES,JOGOS DO QUEBRA-CABEÇA ENCONTRAR SEUS PARES,JOGOS DA ROLETA DO MONSTROS DAS CORES,JOGOS DA MEMÓRIA DO MONSTRO DAS CORES,E JOGOS NA SALA DE AULA COM COMPUTADOR.
Alguns registros de jogos on line, através da Plataforma Opet Inspira.
Jogo das formas geométrica na plataforma Opet Inspira.
Jogo das formas geométricas (Opet Inspira).
Jogo das formas geométricas (Opet Inspira).
Print dos resultados do jogo das formas geométricas na plataforma Opet Inspira
Print dos resultados do jogo das formas geométricas na plataforma Opet Inspira
Jogo das formas geométricas para os alunos do ensino remoto.
Jogo: O Monstro das Cores no computador
Jogo da memória o monstro das cores através do aplicativo WORDAWAL
Jogo da roleta O monstro das cores, para os alunos de ensino presencial e remoto e
Jogo da emoções para os alunos do ensino remoto.
Recorte do jogo da memória: O monstro das cores, e manuseio do jogo no pátio da escola, alunos do ensino presencial.
recortando o jogo da memória.
brincando com o jogo da memória.
Alunos do ensino presencial brincando com o jogo da memória no pátio da escola.
Brincando com o jogo de quebra cabeça: O monstro das cores (alunos do ensino remoto).
Momentos apresentados através de vídeos do jogo da memória o monstro das cores para os alunos do ensino remoto.
manuseio dos jogos em família.
manuseio dos jogo da memória.
Confecção do dado para o jogo da emoções
Nesse link consta as fotos e vídeos dos jogos.
Representando as emoções através dos círculos recortados e coloridos pelas crianças do ensino remoto.
Observando as expressões faciais no espelho para representar através de desenho. (alunos do ensino presencial).
Observando as expressões faciais no espelho para representar através de desenho (alunos do ensino remoto).
Gravação das vídeo aulas através da ferramenta power point, com as orientações sobre as atividades propostas no decorrer do projeto.
Imagem de pai e filho desenvolvendo o jogo da memória.
Através dessa imagem, agradeço à cada família, que durante o desenvolvimento desse projeto, se empenhou e dedicou seu tempo para auxiliar as crianças no desenvolvimento das atividades propostas, fazendo os registros, como fotos e vídeos para a devolutiva da professora.
Minha gratidão!!!!