65 euros
19 de Outubro - Sábado
9:30 H às 12:30 H e das 13:30 H às 17:30 H
Morada: Rua da CERCIAV - Colónia Agrícola da Gafanha da Nazaré
3830-025 Ílhavo
Professores e Educadores de Ensino Regular, Professores e Educadores de Educação Especial, Técnicos de Reabilitação, Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais, Responsáveis dos Centros de Recursos, Pais e Familiares, Médicos, Psicólogos, Enfermeiros, Engenheiros e Técnicos de Informática, Assistentes Operacionais e outros.
As pessoas com disfunção comunicativa apresentam na maior parte dos casos uma grande limitação na sua capacidade de expressão. Esta limitação, dramática para a própria pessoa, envolve não só os seus familiares mas também todos os técnicos que com ela lidam e todas as pessoas que fazem parte do seu contexto. Assim, estas pessoas necessitam de recursos de comunicação aumentativa que lhes permitam uma comunicação eficaz em todos os contextos da sua vida diária. É pois fundamental conceber e desenvolver materiais de comunicação adequados ás características e necessidades da pessoa com disfunção comunicativa de modo a permitir-lhe uma melhor inserção nas estruturas regulares de Ensino bem como uma mais adequada inclusão familiar e social.
O principal objetivo desta formação é capacitar os formandos a construir uma Tabela e um Caderno de Comunicação, recorrendo ao Software Boardmaker, de acordo com os requisitos e características abordadas.
As estratégias de intervenção que recorrem à utilização sistemática da Comunicação Aumentativa (Sistemas Gráficos com suporte a Tecnologias de Apoio) permitem a estas crianças uma participação ativa que será altamente influenciadora no processo de aquisição de novos conhecimentos, fundamentais no seu desenvolvimento global.
O objetivo principal desta Formação é consciencializar os formandos para a importância de adaptar, criar e organizar atividades educativas de modo a facilitar a participação ativa da criança com disfunção comunicativa e/ou disfunção neuromotora em todo o seu processo de ensino e aprendizagem, melhorando as expectativas que técnicos, pais e familiares têm em relação às suas capacidades de aprendizagem.
FORMADORA:
Especialista em Comunicação Aumentativa, com experiência de 36 anos na intervenção educativa com recurso à Comunicação Aumentativa, em crianças com disfunção neuromotora grave, como Educadora de Infância no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral de Lisboa. Pioneira na Criação e Adaptação de Atividades e Materiais Educativos baseados na Comunicação Aumentativa, nomeadamente Histórias Adaptadas.
Responsável da criação da UTAAC- Unidade de Técnicas Alternativas e Aumentativas de Comunicação, do CRPCCG, em 2003 onde exerceu as funções de coordenadora desta Unidade até Junho de 2016, data da sua aposentação. Na UTAAC foi responsável pela avaliação de casos com disfunção comunicativa com vista à utilização da comunicação aumentativa.
Ao longo da sua carreira foi responsável pela Formação Especializada na área da Comunicação Aumentativa e suas Aplicações, em Universidades Nacionais e Internacionais onde lecionou vários cursos a Profissionais de diversas áreas de intervenção, assim como a pais e familiares.
Tem participado comI investigadora em diversos Projetos de Investigação Científica a nível Nacional, Europeu e Ibero-americano na área da Comunicação Aumentativa (desenvolvimento e intervenção).