AMIGOS DO AEROCLUBE DE SOROCABA

Desde sempre


Fotos dos amigos do Aeroclube de Sorocaba

Aeroclube de Sorocaba em todos os tempos


               AEROCLUBE DE SOROCABA

 

               

 

         No mês de maio de 2022 o Aeroclube de Sorocaba completou 80 anos da sua fundação. Até hoje está lutando para sobreviver, ao descaso por parte das autoridades competentes, que tanto se beneficiaram com o prestigio que a entidade sempre teve, desde sua criação.

         O Aeroclube é e sempre foi uma entidade filantrópica, gerida por sócios diretores voluntários. Não foi criado para ter fins lucrativos e também nunca usou do dinheiro público, para se manter.

        Tudo que é tido como sobra, é revertido para as melhorias e as ampliações das instalações. Instalações estas que foram tomadas pelo poder público, ao meu ver injustamente. O clube está pagando um preço muito alto, por uma má administração anterior. No passado em várias ocasiões ocorreram situações parecidas, até com certa frequência, consideradas normais, para uma entidade que vive com recursos próprios, dependendo apenas de sócios contribuintes e alunos para sobreviver, mas nem por isso, houve qualquer intervenção dos órgãos públicos naqueles períodos. Que punam os culpados como sempre o fizeram e não a entidade, como estão fazendo agora, com despejo de todas as áreas e de sua sede principal, o hangar construído, com recursos doados pelos sócios, desde o início da fundação para sediar a escola de avião, como mostram as matérias a seguir.


     Manchetes do jornal cruzeiro do Sul no ano da fundação do Aeroclube de Sorocaba 

     23de abril de 1942  03 de maio de 1942   06de maio de 1942  07 de maio de 1942  08 de maio de 1942   09 de maio de 1942      

 

       E assim por alguns anos o aeroclube recebeu doações e associações de empresários e políticos com uma visão futurista, sabedores da importância daquele empreendimento para a o futuro da cidade, com isso consolidaram a ideia, de que não precisaria de um documento formal, para provar que as instalações do aeroclube como um todo, lhe pertencem por direito adquirido e pelas décadas de uso sem contestação.

      Nas décadas seguintes o aeroclube passou por diversas fases, algumas áureas outras nem tanto, na década de 50, houve um grande incêndio, que destruiu todo as aeronaves, mas o clube não demorou muito para conseguir aeronaves para voltar a voar, poucos anos depois voltou ter problemas e fechou as portas novamente, para vários meses depois voltar a funcionar, graças a alguns abnegados e apaixonados pelo avião.

    Em dezembro1983 um grande temporal destruiu o hangar, derrubando o seu teto, tesouras de vigas de madeira pesadas despencaram de sobre as aeronaves do aeroclube e mais algumas particulares, muitas das aeronaves ficaram totalmente destruídas, novamente o aeroclube quase fechou as portas, e mais uma vez, graças ao empenho dos sócios e empresários, em poucos meses o aeroclube voltou a funcionar, Inicialmente com um avião de instrução Cap4 paulistinha, depois um Citábria e assim por diante, aos poucos quase todos os aviões voltaram voar, e assim funcionou ano após ano.

     No biênio 1991 e 92 Aeroclube recebeu a faixa, do aeroclube que mais formou piloto no âmbito do SERAC 4 proporcionalmente a frota que tinha. Tinha no seu quadro mais de dezessete aeronaves, isso tudo prova que a aviação está ligada diretamente com a história de Sorocaba com seus altos e baixos, a tradição do tropeiríssimo e de conquistas pelos Sorocabanos se funde com a tradição das conquistas através do aeroclube pelos seus alunos que voam pelo mundo.

     O aeroclube sempre foi palco e janela para os interessados se projetar na política e na sociedade. O clube sempre foi usado, além dos alunos e pessoas simples, por pessoas importantes e influentes de Sorocaba. Sempre foi uma porta social de entrada e de saída da cidade. Políticos e empresários sócios, de todos os seguimentos utilizavam as aeronaves do clube, para o lazer e até mesmo para viagens de negócios, sendo sócios tinham esses direitos.

      Muitos deles possuíam aeronaves próprias e o custo das horas de voo, nas aeronaves do clube saiam mais em conta. Demonstrando assim a tradição do aeroclube em servir a população, vem de longe, além da grande importância, no emprego social. Sem mencionar o principal objetivo da criação do aeroclube, que nasceu para dar asas para o Brasil, formar cidadãos de bens dar-lhes uma disciplina diferenciada, que para um piloto é fundamental. A prova da importância e da capacitação dos pilotos formados nesse Clube, está nas companhias aéreas nacionais e internacionais, que tem em seus quadros centenas de excelentes comandantes de alto nível, formados pelo Aeroclube de Sorocaba.

 

Xico Pereira

16/04/2023

Diretoria Atual do Aeroclube de Srocaba e amigos junto com o prefeito

No dia 15 de maio de 2022 o prefeito da cidade de Sorocaba foi prestigiar um evento  realizado no Aeroclube de Srocaba, inclusive fazendo um voo panoramico em um dos aviões do Aeroclube

Aeroclube desde sempre fazendo história

 Da série amigos de longa data do Aeroclube de Sorocaba

Foto tirada em torno de 1980, não consegui identificar alguns dos integrantes. Da esquerda: em pé, com a mão no avião, Dlonisio Furlan, na frente João Botequia, o 3° de macacão, Alberto Bertelle, logo atrás dele, 4° Carlos Pedrina, na frente de óculos escuro 5° Vicente Florio F., 6° José Pascoal, 8° de Bigode, Afonso Canâdo ao lado na frente, 9° Antônio Orlando, 10°José Guariglia, 12° Paulo Fernandes da Silva instrutor, 14°Osmar Bueno de Oliveira, 16° Vergara. 

Abaixados adultos: 1° Vandir, 2° Nilton Pereira dos Reis, 3° Frederico Schleifer, 4° Florio (pai do Vicente) 5° Yolando, 6° Arnaldo Fracarolli, 7° Osmar Guimarães Junior, 8° Fábio Guimarães, 9°Jacksan Moreira, 10° Zig, 11° João Batista Domingues.  


Entre o ano de 1969 e 1970 na entrada do Aeroclube,  Em pé , da esquerda 3°  Dlonisio, 5° Odilon, 6° Canãdo, primeiro abaixado Jacksan Moreira.


Em pé apoiado no Avião: Ricardo Aprá, 2° José Guariglia, 3° Gimenes, 4° Afonso Canãdo, 5° Richiere, 6° Vail.  Abaixados:  Luis A .Vetorazzo 2° Jacksan Moreira, 3° Dorival Gouveia, 4°Toninho Vetorazzo.


Eu e o avião Bucker do Alberto Bertelle, quando esteve em visita me Sorocaba 29-11-1980

O início de tudo 1943 o hangar  havia sido recém construído

Hangar construido pelo  Aeroclube... hoje controlado pela VOA São Paulo

Aeroclube de Sorocaba atualmente

Socios e diretores do Aeroclube

Festa Aviatória no Aeroclube de Srorocaba em 1998

Festa aviatória no Aeroclube de Sorocaba em 2002

Fotos antigas do Aeroclube de Sorocaba  das decadas de 60, 70 e 80 ainda sendo organizadas


Fotos antigas do Aeroclube cedidas pelo Sr José Rubens

Fotos da decada de 70,  com a cerimonia de  recebimento de um avião Cesnna 172  e recebimento da benção do bispo Don José. foram cedidas por José Carrillo