" O 8 vai ao 7"
Um dos desafios do ensino continua a ser, ontem como hoje, motivar todos os alunos para realizarem as aprendizagens, de forma mais ativa e participada.
O uso das ferramentas digitais com fins pedagógicos pode ser um caminho eficaz para a criação de ambientes que favoreçam o envolvimento dos alunos em aprendizagens mais significativas e mais inclusivas. Isto é, contribuem para melhor conhecerem, melhor fazerem e melhor colaborarem. Contribuem para o desenvolvimento de competências digitais e de autonomia na aprendizagem, tornando os alunos mais decisores, mais críticos, mais criativos (PASEO).
Agora que grande parte dos alunos já tem consigo o computador, ferramenta de trabalho para ser usada em casa e na aula, que permite o acesso a conteúdos mais interativos, como fazer para os levar a envolverem-se, de modo mais dinâmico, com o material e entre si?
Pareceu-nos que uma estratégia amiga poderia ser a colaboração entre os pares. E se os alunos do 8º ano fossem às turmas do 7º ano partilhar as suas experiências com o uso do digital, no ano anterior? E assim aconteceu: o 8 foi ao 7.
O Alexandre, o André, o Xavier, a Constança e a Luana, do 8ºC, foram os “professores” nas aulas de Inglês e de Francês que motivaram, explicaram, exemplificaram e interagiram com os colegas do 7ºano, incentivando ao uso de aplicações digitais ao serviço das apresentações de trabalhos e da melhoria das aprendizagens: Wordart, Genially, Sopa de Letras / Palavras Cruzadas, Mindomo, Canva. E fizeram-no de forma exemplar: mensagem clara e objetiva, comunicação organizada e eficaz, souberam, muito bem, captar o interesse dos colegas e envolvê-los na atividade.
As vozes dos alunos do 7º ano: na avaliação da atividade, a quase totalidade dos alunos afirmou ter gostado muito, que as ferramentas digitais os vão ajudar na apresentação dos trabalhos e que ficaram com vontade de as usar e de explorar outras. Ainda chamados a registar outros aspetos afirmaram:
Gostei de terem sido muito simpáticos e de terem falado de forma clara.
Gostei da forma como apresentaram.
Gostei da forma como eles apresentaram as plataformas digitais. Devo dizer que compreendi e gostei muito. Ensinaram-nos como usar o site e algumas coisas que eu ainda não sabia como funcionavam.
Gostei muito eles terem apresentado todas as definições do site.
Gostei de como apresentaram detalhe por detalhe para entendermos sobre a plataforma digital.
Gostei da forma da forma como apresentaram e gostaria que viessem mais vezes aqui apresentar outras plataformas digitais.
Gostei muito, as meninas fizeram um trabalho excelente.
Achei as meninas que vieram apresentar muito simpáticas.
Gostei como apresentaram e como chamaram as pessoas a participar.
Eu gostei da colaboração connosco, pois todos fomos ao quadro.
Gostei da simpatia das pessoas que vieram apresentar o trabalho.
Gostei da forma como explicaram e apresentaram o trabalho.
Gostei de maneira como apresentaram e das aplicações que apresentaram que me vão ajudar com as minhas apresentações.
Na minha opinião, que penso ser a dos restantes colegas, a ida do Alexandre à nossa turma apresentar variadas ferramentas de trabalho foi muito benéfica e enriquecedora, pois com estas podemos aumentar o nosso desempenho nos trabalhos e apresentações orais.
O facto de o nosso colega ter demonstrado como utilizar estas plataformas até então desconhecidas por muitos de nós e ter apresentado alguns exemplos, tornou a nossa "iniciação" mais fácil e intuitiva.
Acho que deixou em nós uma vontade de explorar rapidamente estas ferramentas e que os próximos trabalhos da turma vão ser influenciados positivamente por esta experiência. (Marta Lopes, 7ºB)
As professoras: Corália Almeida, Isabel Amaro e Regina Gaspar
Papel do(s) professor(es)
Atua como orientador/moderador/tutor. Contextualiza a atividade e confere-lhe sentido na suas futuras aulas/atividades.
Papel dos alunos
Os alunos têm um papel ativo, estão no centro da sua aprendizagem. Explicam, com as suas palavras e contextualizam, explicando as ferramentas usadas no seu processo de aprendizagem, na sua forma de aprender, explicam os usos variados que lhe dão e as vantagens que lhe encontram.
Ferramentas e recursos
Com vista à concretização do cenário identificado, serão necessários: computador, smartboard, internet e as aplicações acima mencionadas com os links.
Pessoas e lugares
Esta atividade consiste na apresentação de várias ferramentas já conhecidas e usadas, em contexto aula/ na apresentação de trabalhos, por alunos do 8º ano, a alunos do 7º ano de escolaridade.
A atividade é realizada numa sala de aula. Também pode ser executada na modalidade online. Os alunos do 8º ano solicitam os seus colegas do 7º ano, a participar e a usar as ferramentas apresentadas.
São intervenientes o(s) professor(es), enquanto promotores da atividade. Os alunos desempenham um papel central no desenvolvimento da apresentação 1 (Constança e Luana - 8ºC) /apresentação 2 (Alexandre e André - 8ºC), em PowerPoint, produzem conteúdo e recursos educativos. Os alunos do 8º ano fazem também uma reflexão pessoal sobre a sua atuação.