APRESENTAÇÃO

Cara leitora, caro leitor,


É com imenso prazer que, nós, alunas e alunos dos segundos anos dos Cursos Técnicos Integrados em Informática, Meio Ambiente e Teatro, sob a orientação dos professores Elizabeth Gomes, Glayton Souza e Sulamita César entregamos a você, leitor, leitora, o nosso primeiro número do “Almanaque IF-DIAMAS”.

Antes que você inicie a leitura de nossos trabalhos, é importante esclarecer a sua história; sim, porque tudo e tod@s têm uma história. Então, vamos lá.

Nossa história começa no ano de 2020, mas, antes do isolamento social promovido pela COVID-19. Em fevereiro, os professores Beth, Glayton e Sula se reuniram e escreveram um projeto de Extensão: “A construção de jornais e revistas: práticas de escritas em sala de aula”. O objetivo era construir periódicos a partir dos trabalhos desenvolvidos em classe (presencial) e divulgar as nossas escritas, de modo a incentivar/ampliar essas práticas no interior do Campus Diamantina.

Entretanto, com o isolamento social, tivemos que fazer adaptações ao projeto inicial. Então, resolvemos fundir os ‘antigos’ jornal (‘Jornal do IF’) e a revista (Almanaque do Teatro) em um só – “Almanaque IF-DIAMAS” que não mais seria impresso, mas se apresentaria no formato online, e, no qual divulgaríamos as produções ocorridas nas disciplinas de Língua Portuguesa, Química e/ou Matemática.

Importante ressaltar que se inaugura, neste ‘espaço’, outro gênero de composição: aqui, você encontrará vídeos, entrevistas, textos de escrita criativa, cartas, adaptações de outros



vídeos, enfim, uma profusão de ‘textos’ em que são usadas as multimodalidades da linguagem - oralidade, imagens, desenhos, vídeos, e, óbvio, a fusão de todos esses gêneros e formas de comunicação.

Alguns ‘links’ são colocados para indicação de ‘leitura’ porque tais não caberiam neste espaço, por isso, pensamos que não se trata de uma revista, nem de um jornal online, outrossim, de um Almanaque, cuja organização pressupõe maior diversidade de gêneros comunicacionais. Foi isso que tentamos fazer: alcançar uma diversidade nas ‘escritas’ e nas formas de comunicação/divulgação. Reafirmamos que foi principalmente divertido produzir, escrever, refletir, entrevistar, desenhar... e, especialmente, brincar com as linguagens. Estamos aprendendo... Esperamos que você, leitor, leitora também se divirta lendo, ouvindo e assistindo às nossas produções. O resultado, depois de muito trabalho, idas e vindas, ‘sangue’ e suor é este que ora apresentamos aos leitores e leitoras, o nosso primeiro número do “Almanaque IF-DIAMAS”.

Um abraço carinhoso e boa leitura!








Equipe de organização do “Almanaque IF-DIAMAS” e professores orientadores do Projeto: ‘A construção de Jornais e Revistas: práticas de escritas em sala de aula’.


SUMÁRIO