Apresentamos agora a soma de dois números. A soma dos dois não ultrapassa o total de 10. Quando estamos trabalhando diretamente com os números tudo fica mais abstrato. É importante, pelo menos no início, associar o número com a quantidade de objetos em uma coleção. Como sempre, sugiro que trabalhemos com coleções de objetos reais. Laranja, limão, tomate, moedas, pedrinhas, brinquedos de plástico, etc.
Tudo isto é importante, pois ao apresentarmos apenas os números, a criança pode tranquilamente apresentar algum nível de dificuldade na compreensão. Isto é normal! Vamos usar de criatividade para ajudar a criança, ou o grupo de crianças com as quais estamos trabalhando, com paciência e criatividade a aprender esta operação de soma ou adição, ainda no seu nível básico.
Para treinar a soma de números até 10 o canal ABC123 Alfabeto Português apresenta no YouTube um valioso suporte para o nosso treinamento da soma de dois números. Vale a pena conferir: